UOL Meu Negócio

Como melhorar a produtividade com o Excel?

Como melhorar a produtividade com o Excel?

Mesmo com a evolução constante da tecnologia e de inúmeras ferramentas de trabalho, o Microsoft Excel está presente no ambiente corporativo há quase quatro décadas. Mas o que faz com que ele seja um dos recursos mais utilizados por profissionais de diferentes áreas?

Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca usou o programa, seja para criar ou para consultar um arquivo. É ou não é verdade? Por isso, não basta só saber o que é o Excel sem compreender por que ele é um aliado poderoso. Entre seus principais atributos, estão:

Ou seja, trata-se de um recurso bem completo —  com automatizações que facilitam o dia a dia — e versátil. Mesmo pertencendo ao sistema operacional Microsoft Windows, o Office 365 possui planos que incluem versões compatíveis com o Mac. O programa também funciona em dispositivos móveis (como Windows Phone, iOS e Android). 

A função do Microsoft Excel é, portanto, otimizar o trabalho, organizar a gestão e colaborar com a visão estratégica nas tomadas de decisão. E se você quer saber como utilizá-lo da melhor forma, está no lugar certo! 

Aproveite dicas excelentes e aumente a performance da sua empresa com o programa!  

Microsoft Excel: 5 dicas para melhorar a produtividade

Preparamos algumas sugestões para que você saiba como melhorar o desempenho no Excel. São algumas práticas para elevar o nível das suas análises e torná-las ainda mais eficientes! Confira nos tópicos a seguir.  

1. Use tabelas dinâmicas

Se você precisa classificar dados ou apresentar um relatório, as tabelas dinâmicas representam um modo rápido e bem visual para cumprir essa tarefa. Para fazer isso, basta:

O Excel vai disponibilizar modelos de linha, pizza, coluna, entre outros. Escolha a opção que se enquadra melhor à sua necessidade, e pronto!    

2. Utilize o preenchimento automático

Você sabia que pode agilizar a digitação com o preenchimento automático? Essa é uma dica que também ajuda a reduzir possíveis erros na entrada de dados. 

É só selecionar uma célula, clicar no canto inferior direito dela e arrastar o cursor na direção que você quiser. Recorra a essa facilidade quando você tiver que aplicar a mesma formatação e cores às células, ou ainda quando houver valores iguais a serem preenchidos.

Esse truque também serve para sequências lógicas, como na ilustração a seguir:

3. Aplique a formatação condicional

A formatação condicional no Excel serve para destacar com cores diferentes padrões identificados, principalmente quando você lida com um grande volume de dados

Basta selecionar todo o espaço que deverá ser analisado e depois clicar no ícone de “Formatação Condicional” no menu de topo. O programa irá apresentar uma lista de regras possíveis e você poderá escolher a condição desejada. 

 4. Conheça os atalhos 

Você sabia que o Microsoft Excel possui uma média de 150 atalhos? É claro que você não precisa decorar todos de uma só vez, mas o uso constante do programa vai fazer com que isso ocorra naturalmente ao longo do tempo. 

Para conhecer alguns dos mais relevantes, continue a leitura! Vamos voltar a esse assunto em um tópico mais adiante. 

5. Use gráficos em cascata

Se você sabe como fazer gráficos no Excel e utiliza esse recurso com frequência, preste atenção nesta dica! Os gráficos em cascata (também chamados de gráficos de ponte) mostram variações de dados ao longo do tempo, e ajudam a visualização de totais parciais.

Para aplicá-lo, faça o seguinte:

Veja o exemplo abaixo:

A visualização fica muito melhor e colabora com análises comparativas, não é mesmo? E podemos avançar ainda mais em alguns macetes para elevarmos o desempenho com o Excel

Use todo o potencial do Excel ao seu favor

Vamos a mais dicas para saber como fazer uma performance no Excel de dar inveja? Então, confira algumas recomendações para obter mais velocidade durante o uso da ferramenta.

 Dicas de atalhos 

Para otimizar a produtividade, aposte nas combinações de teclas e economize seu tempo com atalhos! Alguns deles são:

Conforme já falamos anteriormente, há muitos atalhos no Excel, e você vai conseguir memorizá-los com a prática e a frequência de acesso!

Dicas de fórmulas 

Com conhecimento sobre algumas fórmulas do Microsoft Excel, você certamente fará um uso mais produtivo da ferramenta. Digite-as no campo de preenchimento que aparece logo acima da planilha ou diretamente em uma célula, conforme as demonstrações abaixo.

Os exemplos acima são apenas alguns dos que você pode aplicar. Existem outras fórmulas que você pode buscar de acordo com os objetivos das suas análises.

Dica de copie e cole

O famoso “Ctrl+C” e “Ctrl+V” também é válido para o programa, e o mais legal é que esse artifício cumpre a função de replicar junto as fórmulas das células selecionadas. O mesmo vale para tabelas inteiras, o que facilita muito o trabalho!

(h3) Dica de pincel de formatação

É possível copiar e colar apenas as configurações que você fez em uma ou mais células. Com o pincel de formatação, você não precisa gastar tempo novamente para repetir as fórmulas, cores se tiver que replicar as mesmas opções feitas anteriormente.

Com tudo o que mostramos até aqui, fica evidente o quanto seu empreendimento tem a ganhar com o uso do Microsoft Excel. Só poderia ficar melhor se você conseguisse modelos prontos de planilha, certo? Bom, veja o que preparamos para você na sequência!

Conheça alguns materiais da UOL Meu Negócio no Excel

Vamos colocar a mão na massa com modelos gratuitos de planilha? Olha só o que você pode encontrar por aqui:

Agora, sabendo de tudo que o Microsoft Excel tem a oferecer, que tal rodar planilhas com muito mais eficiência? Conheça os planos do Pacote Office 365 e contrate a melhor opção para sua empresa!