EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Planilha de fluxo de caixa em Excel grátis: baixe e aprenda a usar!

2 Mins read

Para manter a saúde financeira da sua empresa, não deixe de usar esta ferramenta

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes para a saúde financeira e o bom funcionamento de qualquer empresa. É no fluxo de caixa que todas as receitas e gastos são compilados e catalogados, de forma que a empresa saiba exatamente por onde o dinheiro está entrando e para onde está indo.

Além de manter as finanças em ordem, isso proporciona uma visão analítica do negócio, que pode ajudar o empreendedor a traçar estratégias para reduzir as saídas e focar seus esforços nos produtos e serviços que mais geram lucro para a empresa.

A seguir, vamos conhecer a Planilha de Fluxo de Caixa Diário do UOL Meu Negócio e descobrir como você pode utilizar esse instrumento para organizar o seu caixa e garantir o bem-estar financeiro da sua empresa diariamente.

Conhecendo e utilizando a planilha

Depois de fazer o download gratuito da planilha, você verá que o arquivo é organizado em dias e tem seções de saldo inicial, entradas, saídas e saldo final.

No saldo inicial, você deve escrever o valor que o seu caixa tem no início do expediente, antes de qualquer venda ser feita ou conta ser paga.

Nas entradas, você vai adicionar os valores que recebeu por seus produtos e serviços durante o dia.

A planilha tem uma categoria para vendas realizadas na loja física e outra para loja virtual, mas se você tiver outras fontes de recebimento pode adicionar mais categorias. É interessante que você separe os caixas de pagamentos em categorias de entrada para medir em qual plataforma você vende mais.

No campo das saídas você vai registrar todos os pagamentos feitos e tudo o que sai do seu caixa por algum motivo. As categorias que já estão incluídas são Correios, material de limpeza, pró-labore e folha de pagamento.

Mas você deve adicionar todos os gastos que tem no seu negócio, como ingredientes, transportadora, embalagem, internet, luz, água, material de escritório etc. Essa divisão é muito importante para que você saiba para onde está indo o seu dinheiro e pense em formas de reduzir os custos.

A última linha é do saldo final do dia. Ao terminar o expediente, você deve ter o costume de contabilizar o valor que sobrou no caixa, como resultado do que recebeu durante o dia e o que gastou no período em que a loja estava aberta. Registre, diariamente, qual foi o saldo final.

Perceba que a tabela tem números de 1 a 31 para contemplar todos os dias de cada mês. Para que você use o fluxo de caixa durante o ano todo, basta duplicar a primeira aba e dar a cada uma das folhas o nome do mês vigente.

Preenchendo corretamente a planilha, você terá um retrato diário, mensal e anual da situação financeira da sua empresa e poderá, inclusive, identificar períodos de sazonalidade, quando o seu negócio tem um fluxo maior ou menor de vendas, e se preparar para essas datas.

O mais importante é que você use a Planilha de Fluxo de Caixa Diário do UOL Meu Negócio  não só como um registro financeiro, mas para planejar ações, tomar decisões e entender melhor ainda o seu negócio. Por isso, mesmo que você tenha um funcionário ou um departamento para cuidar das suas finanças, não deixe de analisar periodicamente o seu fluxo de caixa.

Com bastante disciplina para anotar, todos os dias, as saídas e entradas, e olhar analítico para estudar a situação do seu caixa, você não vai ter dificuldades para fazer seu fluxo de caixa e gerenciar melhor o dinheiro do seu negócio!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…