EmpreendedorismoPlanejamento de Negócio

Planilha de controle de estoque Excel: modelo grátis para download

5 Mins read

Procurando por uma planilha de controle de estoque para otimizar os processos no armazém da loja? Então você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos compartilhar o modelo ideal para a sua empresa e ainda explicar mais detalhes sobre o seu uso e importância. 

Vale reforçar que deixar de controlar o seu giro e suas demandas de armazenamento pode ser fatal para os negócios. Isso porque, uma gestão equivocada na área aumenta significativamente os custos e as perdas relacionadas às mercadorias.

Afinal, ninguém quer vender um produto sem ter ele disponível ou divulgar uma promoção e depois ter que dispensar clientes porque alguns itens faltaram, não é mesmo? Esses são apenas alguns problemas que você previne com uma boa planilha de estoque.

Para esclarecer porque esse cuidado é tão vital e lhe ajudar a facilitar os seus controles, preparamos este conteúdo completo sobre o tema. A seguir, você irá conferir:

  • Planilha de controle de estoque: o que é e porque seu negócio precisa dela;
  • Como usar a planilha de controle de estoque?
  • Sua empresa organizada com UOL Meu Negócio!

Muito além de saber como fazer uma planilha de controle de estoque, você precisa ter domínio sobre o assunto. Por isso, recomendamos a leitura deste artigo até o final. Vamos lá?

>> Antes de seguir para o restante do texto, já tenha a sua planilha de controle de estoque garantida. Baixe o modelo grátis do UOL Meu Negócio agora mesmo!

Planilha de controle de estoque: o que é e porque seu negócio precisa dela 

Entre os principais requisitos para que uma empresa consiga crescer de maneira sustentável, está a garantia de equilíbrio no estoque. Afinal, todo erro ligado ao excesso ou à falta de itens pode ser sinônimo de prejuízos e até de insatisfações junto aos clientes.

Nesse sentido, ter um modelo de planilha de estoque à sua disposição é fundamental, não só para garantir uma melhor organização desta área tão vital para os negócios, mas também para torná-la mais intuitiva, eficiente e estratégica. 

Tendo isso em mente, veja abaixo mais detalhes sobre a importância deste gerenciamento e os fundamentos para fazê-lo de maneira bem-sucedida. Depois, descubra como montar uma planilha de controle de estoque a partir do modelo disponibilizado pelo UOL Meu Negócio!

A importância de fazer um bom controle de estoque 

Podemos dizer que o principal objetivo de uma planilha de controle de estoque é garantir o perfeito equilíbrio dos processos de armazenamento e o volume ideal de produtos que giram no depósito. 

Esse é o caminho ideal para prevenir-se contra perdas financeiras, seja por questões de indisponibilidade de mercadorias, por danos gerados pela má armazenagem ou até mesmo pela falta de métodos de identificação contra roubos, entre outros fatores semelhantes. 

Outro ponto importante é que uma organização de estoque eficiente contribui para a precificação dos itens. Inclusive, isso impacta até a realização de promoções. Da mesma maneira, você entende os padrões das saídas e as demandas de vendas da sua empresa.

Isso significa que você pode se planejar melhor para as compras, pois sabe quais produtos vendem mais e menos, e ainda definir as melhores ações para se livrar de produtos encalhados com giro baixo ou que estão próximos de vencer. 

Independentemente das suas necessidades, é um bom controle de estoque que otimiza seus processos comerciais. Além disso, ele melhora a sua gestão interna, equilibra seus processos de vendas e evita prejuízos. 

Como montar o seu controle de estoque 

Antes de fazer o download grátis da sua planilha de controle de estoque no Excel, você precisa se ater a alguns fundamentos importantes da área. Ou seja, para iniciar a sua gestão no sistema, primeiro é imprescindível: 

  • Prezar pela boa organização de todo o ambiente físico do depósito
  • Categorizar as mercadorias (por tipo, tamanho, cor, etc.)
  • Criar regras de ordenamento, como posicionar itens com validade próxima mais à frente
  • Fazer o inventário, verificando o catálogo e analisando a rotatividade dos produtos
  • Checar o faturamento, se é crescente, estável ou se está caindo
  • Montar o calendário de encomendas, de acordo com a rotatividade do inventário

Essas são algumas ações básicas para manter uma boa gestão no armazém. Ao ter todas elas alinhadas, o próximo passo é otimizá-las com o apoio da planilha de controle de estoque. 

Veja como fazer isso com o modelo disponibilizado pelo UOL Meu Negócio! 

Como usar a planilha de controle de estoque? 

Como você verá depois de baixar nossa planilha e abri-la no seu Pacote Office, inserir as informações e acompanhar os controles é algo bastante intuitivo. Confira como os campos de preenchimento funcionam e como eles contribuem para a sua gestão: 

Cadastro de Produtos

Na aba “Cadastro de Produtos“, você insere as mercadorias da sua loja no sistema e pode consultar todas as informações relativas a elas. 

Nesse momento, você irá utilizar os dados que definiu na etapa de categorização. Isso inclui o cadastro do Código (único), Descrição, Unidade de Consumo, Estoque Mínimo, Estoque Atual, Custo e Valor de Venda.

Entrada

Já na aba “Entrada“, você realiza o cadastro do seu Estoque Inicial. Nele, inclui os itens que serão comercializados no dia a dia da empresa.

Para carregar o produto, basta digitar a data e o código do mesmo. Caso você não lembre desses dados, é só checar na aba de Cadastro. Nas informações, você também pode digitar o Fornecedor, quantidade e valor unitário de cada mercadoria, para ter um controle completo. 

Saída

Por fim, a aba de “Saída” controla todos os produtos vendidos. Nela, você digita a Data e o Código do Produto que foi comercializado. Como no caso anterior, ela também recebe dados do Fornecedor, quantidade e valor unitário de cada item. 

>> Viu como é fácil aprimorar a sua gestão com o apoio da nossa planilha de controle de estoque? Agora é só baixá-la e começar a usar. Clique aqui e faça o download grátis! 

Sua empresa organizada com UOL Meu Negócio!

Como você pôde conferir, uma gestão de estoque eficiente é imprescindível para manter o equilíbrio no abastecimento das mercadorias, prevenir-se contra eventuais perdas e até para manter uma boa relação com os consumidores.

A partir de um gerenciamento consolidado, com uma infraestrutura bem organizada, itens devidamente categorizados, regras definidas, inventário em dia, e assim por diante, nossa ferramenta certamente fará toda a diferença para otimizar suas rotinas internas!
Agora que você já baixou a sua planilha de controle de estoque, sabe como usá-la e quais benefícios esperar, aproveite para rodá-la com mais eficiência. O UOL Meu Negócio oferece planos do Pacote Office 365 alinhados às suas necessidades. Clique aqui e assine!

Related posts
EmpreendedorismoEmpreender na internetIdeias de negócio

Conheça alguns e-commerces brasileiros para se inspirar

6 Mins read
O e-commerce brasileiro vem se mostrando um território cada vez mais completo. É nesse comércio eletrônico que estão presentes as maiores redes…
Empreendedorismo

Como trabalhar o relacionamento com fornecedores?

5 Mins read
Os fornecedores têm papel fundamental para o bom funcionamento de um negócio. Eles são os parceiros que você pode contar para manter…
Planejamento de Negócio

Como priorizar tarefas do dia a dia utilizando a matriz de esforço e impacto?

5 Mins read
A cabeça do empreendedor brasileiro vive cercada de novas ideias, não é mesmo? Surgem estratégias para aumentar as receitas, aparecem planos para…