Se você precisa escrever para um colega de trabalho, um cliente, alguém da família ou até mesmo a um amigo, recorre ao e-mail? Mas, e quando você quer se comunicar com alguma marca, é ele que vem novamente à sua cabeça?

Se a resposta foi sim, você está com a maioria. Segundo estudo da e-Consultancy, 90% dos internautas utilizam essa forma de comunicação com as marcas. Mesmo com o surgimento das redes sociais, hoje tão badaladas, o e-mail continua tendo grande importância na comunicação online.

Mas não são só os clientes que gostam desse método. A via é de mão dupla, e as empresas também a utilizam para alcançar o consumidor. Um dos exemplos de utilização dessa ferramenta é o envio de e-mail de agradecimento.

Ele deve informar ao cliente que sua transação foi concluída com sucesso. Acima de tudo, essa mensagem precisa passar credibilidade e segurança ao destinatário, para que ele aguarde sua compra com tranquilidade.

Veja como usar essa técnica com eficiência:

Personalize e fique próximo

Como o nome da mensagem já diz, o e-mail enviado deve agradecer alguma ação do cliente em seu site. Você pode enviá-lo, por exemplo, quando uma compra for realizada ou um cadastro de newsletter for finalizado com sucesso.

É importante que a mensagem seja personalizada. Comece chamando o cliente pelo nome e inclua fotos dos produtos comprados, ou informações de outras ações realizadas.

Para se aproximar ainda mais, assine a mensagem com seu nome, e não somente com o logo da marca. E, se a linguagem de sua empresa permitir, troque o cordial “atenciosamente” por “beijos” ou “abraços”.


Avise os próximos passos

Aproveite a mensagem para contar ao usuário o que acontecerá em seguida. Ele receberá o material por e-mail? Com que periodicidade? Ele irá receber outra mensagem avisando quando o produto saiu da loja? O pagamento já foi aprovado? O que o cliente deve fazer agora, sentar e esperar?

Não deixe o cliente perdido, use a mensagem de agradecimento para mantê-lo informado sobre o que irá acontecer dali para frente na relação iniciada por vocês.

Mantenha-o conectado à sua loja

Você pode (e deve) aproveitar o e-mail de agradecimento para tentar fidelizar esse cliente.

Para isto, a mensagem pode convidar, por exemplo, o cliente a segui-lo nas mídias sociais ou acompanhar as novidades de seu blog. Se ainda não foi esse o caso, você pode também convocá-lo a assinar a newsletter.

Incentive novas compras

Sugira, junto com a mensagem de agradecimento, o que mais o usuário poderia adquirir em sua loja. Para fazer a seleção, use a última compra, ou o histórico do consumidor, como ponto de referência para oferecer produtos semelhantes e complementares.

Você pode, também, incluir na mensagem um cupom de desconto ou oferta exclusiva para incentivá-lo a comprar mais.

Peça feedback

Aproveite a mensagem para pedir a opinião do cliente sobre o produto comprado e sobre o serviço prestado por sua loja. Ele se sentirá importante e provavelmente criará um vínculo com a sua marca. Para você, essa será uma valiosa oportunidade de identificar possíveis melhorias.

 

E você, tem agradecido o seu cliente de maneira correta?

Com o E-mail Marketing UOL Meu Negócio, você terá acesso a um relatório diário de todos os seus disparos, facilitando assim, o acompanhamento de quantos destinatários abriram seus e-mails e quais links tiveram mais acessos. Além disso, a ferramenta disponibiliza uma variedade de templates responsivos, que ajudará na visualização mobile em seus disparos.

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