Marketing Digital

Conheça alguns dos erros mais comuns do WordPress e veja como resolvê-los!

5 Mins read

O WordPress é uma ferramenta de CMS, ou seja, Content Management System. Em tradução livre, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Ele é uma das várias opções de plataformas para quem deseja criar uma página na internet, uma loja online ou um blog como estratégia de marketing.

Assim como as ferramentas do UOL Host, o WordPress tem um importante papel na gestão e na presença digital de um negócio. Por isso, qualquer problema no seu funcionamento pode causar prejuízos na sua rotina

Pensando nisso, trouxemos alguns dos principais erros que podem ocorrer e como lidar com cada um deles.

Acompanhe agora mesmo!

Erro de tela branca

Ao acessar o site ou a área de gerenciamento (a página wp-admin), o usuário não enxerga nada, a não ser uma tela branca. Pode parecer desesperador, certo? Mas tem solução!

Como não sabemos a origem do erro, existem alguns procedimentos a serem feitos. Mas antes de tudo, lembre-se que, se você não consegue acessar a área de gerenciamento, deve usar a conexão via FTP para realizar os processos:

  • Desabilite plugins e temas do WordPress

Se o erro começou a acontecer após você instalar um determinado plugin ou tema, retire do seu site e veja se foi resolvido. Caso não solucione, vá desinstalando um a um dos últimos que você colocou.

  • Verifique os arquivos padrões do site

Uma das causas do erro do WordPress de tela branca é a falta de algum arquivo obrigatório. Neste caso, você pode acessar o painel das hospedagem que usa para restaurar a versão.

  • Limpe o cache do navegador

Essa é uma dica simples que funciona para muitos casos. O cache “memoriza” uma versão anterior daquele site que você está acessando. Portanto, é ideal limpar ele antes de testar novamente para saber se o problema foi resolvido.

Erro interno do servidor

Dar de cara com um erro de servidor no WordPress não é muito bom. Afinal de contas, neste processo, seu site está fora do ar e você pode acabar perdendo vendas!

Se, ao acessar o site, você enxerga a mensagem “Internal Server Error”, significa que algo que não devia estar ali, está. Deu para perceber que é um problema bastante genérico, certo?

Porém, temos uma boa notícia! O problema, normalmente, é causado por um plugin ou tema instalado no site. Ou seja, a solução para o erro interno do servidor começa aí! 

Mas essas não são as únicas origens:

  • Arquivos .htaccess corrompidos

Neste caso, acesse o site utilizando o FTP e procure pelo arquivo .htaccess. Assim que encontrar, renomeie para “.htaccess_old”. Dessa forma, será criado um novo arquivo em perfeitas condições. Atualize seu site e veja se foi resolvido.

  • Limite de memória PHP

Outra possibilidade é que você está usando o limite máximo da memória PHP do site. Neste caso, é preciso entrar em contato com a empresa de hospedagem para aumentar esse valor de memória e, então, o site volta ao ar.

  • Plugins e temas instalados

Como adiantamos, esse é um dos motivos mais comuns. Por isso, antes de tudo, acesse o site pelo FTP e retire plugins e temas recém-instalados. A cada modificação, atualize o site e verifique se o problema foi resolvido.

Problemas de conexão

O erro de WordPress relacionado à conexão com o banco de dados é bem comum. Na prática, isso significa que ele não está conseguindo acessar as informações que precisa para mostrar a página para o usuário.

É como se a porta do estoque estivesse fechada e o vendedor não conseguisse acessar para pegar o produto que o cliente pediu. Mas não se preocupe! É possível resolver o problema de conexão com o banco de dados no WordPress.

Como o problema está no banco de dados, onde ficam armazenadas as informações do seu site, a solução deve ser feita através do painel de controle da hospedagem:

  • Credenciais de login

Acesse os arquivos do seu site através do FTP ou painel de controle da hospedagem e verifique se as informações que estão em wp-config.php (nome do banco de dados, usuário, senha e host) são as mesmas que estão na área de Banco de Dados MySQL.

  • Reparação do Banco de Dados WordPress

O problema pode ter sido causado por algum erro no banco de dados e para resolver esse problema, você vai precisar adicionar uma linha de código no arquivo wp-config.php. 

Exatamente antes da mensagem “That’s all, stop editing! Happy blogging” cole a seguinte frase:

define(‘WP_ALLOW_REPAIR’, true);

Em seguida, acesse: http://www.seusite.com/wp-admin/maint/repair.php para verificar as opções de reparo.

  • Desabilite plugins e temas instalados

É isso mesmo! Plugins e temas instalados também podem contribuir para este problema. Para resolver, siga o mesmo caminho falado anteriormente: acesse via FTP e delete o plugin e tema recém instalado. Lembre-se de testar o site sempre que retirar um.

Perda de senha

Quem nunca esqueceu uma senha que atire a primeira pedra! É claro que perder a senha de administrador do WordPress acaba gerando um problema enorme! Afinal de contas, você não poderá acessar o painel e gerenciar o conteúdo do site.

Para recuperar o acesso, você pode usar um dos caminhos possíveis:

  • “Esqueceu sua senha”

Na página de acesso ao painel, www.seusite.com.br/wp-admin você pode usar o botão “Esqueceu sua senha” para recuperar o acesso. A única condição é ter acesso ao e-mail utilizado no cadastro de administrador. O processo será feito por ele.

  • Recuperar senha pelo FTP

Se, por acaso, você não tiver acesso ao e-mail cadastrado, pode usar o acesso por FTP para recuperar a senha. Para isso, faça o seguinte:

  1. Procure pelo arquivo functions.php na pasta do tema que está sendo utilizado;
  2. Abre o arquivo em um editor de texto;
  3. Logo após a abertura da tag PHP, insira: wp_set_password (‘suanovasenha’, 1)
  4. Troque “suanovasenha” pela senha que quer colocar para o usuário “admin”;
  5. Salve o arquivo, mande novamente para o FTP e espere o upload;
  6. Volte na página wp-admin do seu site e faça o login usando “admin” e a senha criada.

Caso queira criar uma nova senha, volte ao arquivo functions.php e retire o comando que você adicionou.

Erro 404

Conhecido por ser um dos mais comuns em sites, o erro 404 no WordPress acontece quando o endereço da página não existe. Seja por algum erro de digitação ou porque já saiu do ar.

Pensando na comparação com a porta do estoque, é como se um cliente viesse pedir por um produto da coleção passada. O vendedor, ao abrir a porta para procurar, não encontra. 

Por isso, em alguns casos, o erro 404 vem acompanhado da mensagem “Not found”, ou seja, “não encontrado”.

Ao encontrar esse erro no seu site, redirecione o usuário para outra página que faça sentido. Se ele clicou em “camisa vermelha”, envie ele para “camisa branca”. Dessa forma, ele pode seguir comprando, mesmo que não tenha o que ele pesquisou.

Com o Google Search Console, você pode verificar as páginas que estão com este problema no site. Basta verificar a opção “Erros de Rastreamento”.

Não deixe os erros do WordPress atrapalharem seu negócio!

Apesar de ser um dos CMS mais usados no mundo, o WordPress não está livre de alguns erros, como você percebeu. Algumas soluções são rápidas e você pode resolver em minutos.

Mas se isso não acontecer, não tem problema! A UOL Host tem suporte 24×7 para não deixar seu negócio offline! Com planos que cabem no seu bolso, você aproveita o melhor que o WordPress tem a oferecer!
Conheça agora os planos UOL Host!

Related posts
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Marketing DigitalRedes Sociais

3 tendências do TikTok em 2023: o que está bombando na plataforma

4 Mins read
Não é segredo para ninguém que, nos últimos dois anos, poucas redes sociais tiveram tanta influência sobre o público como o TikTok….
Marketing DigitalSoluções

6 dicas para proteger e fortalecer a segurança do seu domínio

5 Mins read
Nos dias atuais, algumas práticas se tornaram cruciais quando falamos na segurança dos domínios na internet, isso porque vivemos em um mundo…