Sites de busca podem ser grandes aliados na hora de divulgar a sua loja virtual. Diante da crescente concorrência no mundo online, essas ferramentas são cada vez mais estratégicas para tornar sua página mais conhecida e, claro, alavancar suas vendas.
A maioria dos sites é rastreada automaticamente pelos buscadores. Mas algumas páginas podem passar despercebidas nas varreduras e não serem indexadas pelos robôs de buscas logo de cara.
Nesse caso, é possível incluir sua loja virtual nos buscadores desejados manualmente. Basta preencher um cadastro e enviar sua URL (veja como funciona no Google, por exemplo). Outra forma eficaz de entrar no radar da ferramenta de busca é fazer com que um link para seu site apareça em outro já indexado.
Depois disso, a preocupação passa a ser conquistar um bom posicionamento no ranking dos resultados de busca.
Para isso, é preciso tomar algumas medidas, como descrever detalhadamente os seus produtos, usando as palavras-chave e tags certas. Pesquise quais são os termos de busca que os internautas usam para procurar produtos e serviços similares aos seus e aposte nessas expressões na hora de descrevê-los.
Outra dica é o uso de URLs amigáveis, aquelas que não são apenas uma combinação confusa de caracteres, mas sim uma descrição do conteúdo que se encontra naquela página.
E acredite: um design ruim pode dificultar o rastreamento eficiente do conteúdo. Um site fácil de navegar, organizado por categorias, conta pontos junto ao buscador, pois ele considera que o cliente terá facilidade em encontrar o que procura.
Criar um blog para falar dos seus produtos e dar dicas úteis aos clientes também ajuda sua loja a se tornar mais relevante nas buscas. Quanto maior o volume de conteúdo de qualidade relacionado a palavras-chaves relevantes no seu site, maiores as chances de aparecer bem.
Estar presente nas redes sociais também ajuda a aumentar o tráfego para a sua página, além de atribuir relevância à sua marca.