O Microsoft Word é um dos editores de texto mais populares do mundo. São inúmeras funcionalidades e atalhos que facilitam o trabalho de qualquer pessoa!
Inclusive o seu, que é empreendedor e precisa ter o auxílio de ferramentas que otimizam o seu tempo. Pensando nisso, criamos um guia prático para você aprender como mexer no Word.
Você pode até estar pensando que já sabe tudo sobre o recurso da Microsoft, mas a verdade é que existem funcionalidades que nem todo mundo conhece.
Prestes a completar 40 anos da sua criação, vale a pena descobrir ou relembrar as funções da ferramenta que é muito mais que um simples editor.
Com o Word é possível criar, editar, modificar e personalizar os mais variados formatos de textos.
Por isso, o UOL Meu Negócio te faz um convite: que tal ficar por dentro das melhores dicas e aprender como tirar melhor proveito do Word?
O que é Microsoft Word e quais suas principais funções?
O Word é um conhecido software de textos para criação e edição de documentos. Lançado em 1983 pela norte-americana Microsoft, inicialmente ele operava apenas em sistemas Windows.
Desde 2013, a ferramenta ganhou uma versão remota no OneDrive, o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. A partir disso, o software passou a permitir que vários usuários acessem, escrevam e editem o mesmo documento simultaneamente.
Antes de entender melhor como mexer no Word, é preciso destacar que a principal função dele é a edição de textos. Seja para redigir um artigo, produzir um comunicado, detalhar um relatório, ou simplesmente fazer anotações, o Word é uma verdadeira referência.
O Microsoft Word ainda oferece modelos de documentos padronizados, possibilita a inserção de elementos gráficos (como tabelas, gráficos e imagens), verificação ortográfica automatizada e muito mais!
Você sabe como o Word impacta o seu negócio?
Diante de tantas possibilidades você deve estar se perguntando: o que preciso saber no Word? Algumas funcionalidades são essenciais para o dia a dia de um empreendedor. Para facilitar o seu entendimento, separamos as principais neste conteúdo.
Mas antes de conhecer uma a uma, queremos responder uma outra dúvida que pode estar rondando a sua cabeça: por que o Word é tão importante para os negócios?
Vale destacar que, entre todos os programas que compõem o Pacote Office, o Word é um dos mais utilizados.
Repleto de ferramentas intuitivas, ele também é ideal para quem precisa criar textos mais complexos, com o uso de hyperlinks, marcas d’água e outras funções que tornam o documento profissional e personalizado.
É possível criar desde os conteúdos mais simples até os mais completos relatórios!
Dicas para utilizar na ferramenta Microsoft Word
Vamos ver como a ferramenta da Microsoft funciona na prática? Se você está querendo saber como mexer no Word, o UOL Meu Negócio revela alguns truques que vão facilitar e muito a sua vida.
Confira como tornar seus documentos mais profissionais e personalizados!
1. Utilizar tudo em maiúsculo ou em minúsculo rapidamente
Não quer perder tempo com formatações básicas de texto? Então a primeira dica que ensina como mexer no Word trará mais praticidade para suas produções. Estamos falando da função que alterna rapidamente letras maiúsculas para minúsculas, e vice-versa.
Isso pode ser aplicado tanto em palavras quanto em trechos inteiros. Basta ir até o menu superior, clicar em “Página Inicial”, selecionar o comando “Maiúsculas/Minúsculas” e pronto! Você terá acesso às opções de edição para configurar a parte selecionada do texto.
Na versão online do Word, basta acessar a aba “Formatar”, clicar em “Texto” e ir até a opção “Uso de maiúsculas/minúsculas”.
Agora, para tornar tudo mais prático, você também pode usar um atalho: é só selecionar a palavra, a frase ou o parágrafo, e pressionar as teclas “Shift + F3” ao mesmo tempo!
2. Saiba a quantidade de palavras e letras de seu texto
Precisa cumprir uma volumetria mínima nas suas produções textuais? Então o recurso “Contagem de palavras” será muito útil no seu dia a dia.
Através dele, é possível saber a quantidade de palavras ou letras que seu texto possui. Para isso, basta ir até o menu superior, clicar em “Ferramentas” e selecionar a opção “Contagem de palavras” – ou pelo atalho “Ctrl + Shift + C”.
O Word exibirá uma janela que informa alguns dados do documento, como: quantidade de páginas, palavras e caracteres (com e sem espaço).
Se você deseja saber as informações de apenas um trecho do texto, é só selecionar uma parte específica e repetir o procedimento!
3. Use as sugestões de sinônimos do Word
Depois que aprender a como mexer no Word, você vai observar que o programa tem um suporte gramatical e ortográfico bem eficiente. Tanto que é possível ter acesso a um completo “Dicionário de sinônimos”.
Sabe quando você escreve e sente a necessidade de usar novos termos? Às vezes faltam palavras para definir o que estamos pensando, não é mesmo? Com esse recurso, fica mais fácil diversificar o seu vocabulário.
Clicando com o botão direito do mouse sob qualquer palavra, o programa sugere uma lista de sinônimos que você pode utilizar à vontade!
4. Insira marcas d’água rapidamente
É comum que em meio à rotina o empreendedor tenha que produzir documentos confidenciais. Para não misturar esses textos mais importantes com os rascunhos, por exemplo, uma boa alternativa é fazer uso de marca d’águas.
Com esse recurso, também é possível deixar seu documento personalizado, usando a logomarca da sua empresa no fundo da página.
Para isso, basta clicar na guia “Design” e selecionar a opção “Marca-d’água”. Depois, é só escolher a imagem ou o texto da sua preferência.
Na versão online do Word, basta clicar na guia “Inserir” e selecionar “Marca-d’água”!
5. Inserir numeração de páginas no documento (ou em seções)
A numeração das páginas é um recurso básico e sempre muito utilizado em documentos gerados no Word. Além de manter tudo organizado, essa função é essencial para quem deseja seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Nesse caso, o caminho também é bem fácil. Basta selecionar a aba “Inserir”, clicar em “Número de página” e escolher o local e o estilo desejado.
Se você deseja omitir o número na primeira página, é só selecionar “Primeira página diferente”. Agora, se quiser que a numeração inicie com 1 na segunda página, acesse: “Número de página”, “Formatar números de página” e defina “Iniciar em 0”.
Dica extra:
São tantas opções de personalização que seria impossível listar todos os comandos do Microsoft Word. Mas como o UOL Meu Negócio é o seu parceiro para todas as horas, separamos os principais atalhos que podem otimizar o seu tempo!
- Ctrl + C (ou Ctrl + Insert): copia o item selecionado
- Ctrl + V (ou Shift + Insert): cola o item selecionado
- Ctrl + X: recorta o item selecionado
- Ctrl + Z: desfaz a última ação
- Ctrl + R: desfaz a última ação
- Ctrl + A: abre um documento
- Ctrl + O: cria um novo documento
- Ctrl + B: salva um documento
- Ctrl + W: fecha um documento
- Ctrl + T: selecionar tudo
- Ctrl + N: aplica negrito ao texto selecionado
- Ctrl + S: aplica sublinhado ao texto selecionado
- Ctrl + I: aplica itálico ao texto selecionado
Já conhece as vantagens do Pacote Office?
Gostou de saber que ao aprender como mexer no Word você abre um universo de possibilidades para o seu negócio?
A boa notícia é que com o UOL Meu Negócio você pode aproveitar os benefícios do Word e de todos os outros aplicativos do Pacote Office:
- Trabalho colaborativo: você e sua equipe podem editar e compartilhar os arquivos em tempo real. E o melhor, a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar do mundo!
- Software mais atualizado e seguro: as ferramentas da Microsoft contam com controles de privacidade e segurança interna. Assim, seus dados ficam protegidos!
- Comunicação e gestão de times mais eficientes: tenha acesso ao Word e outras soluções que facilitam a comunicação, o que inclui o Skype e o Microsoft Teams.
Viu só? Todas as vantagens estão ao alcance de um clique!
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