AprenderSoluções

O que é a consulta de dados WHOIS?

5 Mins read

É praticamente impossível não saber a origem de algo que está na internet. Se nas redes sociais até mesmo um usuário anônimo pode ser identificado, no caso de blogs e sites também é possível rastrear a propriedade das páginas.

Se você já tem um site na web, significa que já passou pela escolha do seu domínio, ou seja, já conseguiu encontrar um endereço bem atrativo para o site do seu negócio. Se você ainda vai passar por esse processo, é importante saber de alguns detalhes importantes.

Ao adquirir um nome de domínio, você vai fornecer suas informações de contato para a empresa contratante. Depois, esses dados serão enviados ao ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números).

Por fim, tudo será armazenado na base de dados WHOIS!

Daí você deve estar se perguntando: o que é o banco de dados WHOIS? É exatamente essa dúvida que vamos esclarecer neste conteúdo!

Mas para você já ter uma boa noção do significado dessas 5 letras, podemos adiantar que o WHOIS funciona como um “local de consulta pública”, onde você pode descobrir quem possui um determinado domínio.

Neste conteúdo você terá um panorama geral sobre um dos protocolos mais antigos da web. Acompanhe!

Saiba tudo sobre dados WHOIS

Antes de conhecer mais detalhes sobre esse termo, o UOL Meu Negócio quer mostrar três bons motivos para você consultar os dados WHOIS.

  1. Permite que você descubra o dono de um domínio
  2. Exibe informações de contato do proprietário do domínio
  3. Identifica a empresa responsável por registrar determinado domínio.

Ou seja, sempre que você precisar ter acesso a informações de um domínio específico, são os dados WHOIS que vão auxiliar você nessa tarefa!

Agora que você já sabe a importância desse recurso, vamos conhecer mais a fundo o seu conceito? 

O que é dado WHOIS?

O WHOIS é um termo derivado da expressão inglesa “who is” (quem é), um protocolo da internet que permite consultar quem são os donos de domínios da internet.

Essa ferramenta é pública, ocultando apenas as informações de usuários que pedem a “proteção de privacidade”. Dessa forma, são preservados CPF, e-mail e número de telefone.

Como funciona?

Por funcionarem como um “banco de informações”, os dados WHOIS são administrados por empresas registradoras de domínios. São elas que reúnem as informações do dono do domínio, bem como do servidor DNS responsável por responder as solicitações de acesso.

Em 1998, a ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) adquiriu todas as funções existentes da Internet, incluindo delegação de IP, registro de nomes de domínio, gerenciamento de DNS, além da administração do WHOIS.

Para que serve?

Existem algumas situações em que esse protocolo é bem útil. Por exemplo, você já pesquisou um nome de domínio para seu site? Pode ter passado despercebido, mas para verificar a disponibilidade do domínio você teve que usar o WHOIS. 

Vamos supor que você faça essa pesquisa e note que o domínio desejado já está sendo usado. Através dos dados WHOIS você tem o contato do proprietário atual. Assim, você pode oferecer uma proposta para adquirir o domínio.

Quer outro exemplo prático? 

Vamos supor que um site publique um conteúdo impróprio, que viole a lei. Com o uso dos dados WHOIS, o proprietário desta página pode ser identificado facilmente. Isso porque, as informações do registrante ficam disponíveis de forma pública.

Portanto, muito cuidado com o conteúdo que você publica no seu site!

Quais dados são divulgados?

É comum que os principais dados WHOIS fiquem disponíveis, entre eles:

  • Registrador: empresa onde o domínio foi registrado
  • Titular: pessoa física ou jurídica que registrou o domínio
  • Informações de contato: administrativo, técnico e de cobrança
  • Servidor DNS: servidor para o qual o nome de domínio aponta
  • Data de atualização: caso tenha ocorrido alguma modificação do domínio
  • Data de criação e expiração do domínio

Como consultar WHOIS?

Já explicamos a sua importância, mostramos as situações onde os dados WHOIS podem ser usados, mas talvez você ainda esteja na dúvida sobre como consultá-los, certo? Se a resposta for sim, está na hora de solucionar o seu problema!

Essa base de dados universal pode ser acessada através de diversas formas.

Uma delas é pelo site da ICANN. Basta clicar na opção “Search”, na parte superior da página e digitar o domínio que deseja consultar – neste site, só podem ser consultados os endereços terminados em “.com”:

Caso você queira consultar os domínios terminados em “.com.br” basta acessar a ferramenta da Registro.br, e claro, a ferramenta de consulta WHOIS do UOL Meu Negócio, que também permite a consulta de domínios internacionais:

WHOIS brasileiro é igual ao internacional?

Na prática, o WHOIS não é diferente no Brasil e fora dele. Isso porque, em qualquer parte do mundo, ele é um protocolo que registra informações dos domínios criados e mantidos no ambiente online.

Com o intuito de evitar fraudes e garantir a segurança dos usuários, a ICANN visa garantir a integralidade e a funcionalidade desses dados, através do registro de todo e qualquer domínio.

Ou seja, sejam nacionais ou internacionais, os dados WHOIS são monitorados por uma mesma entidade. Apenas uma diferença marcam esses dois modelos: as Leis locais de Proteção de Dados Sensíveis.

Enquanto na Europa a proteção dos dados fica a cargo da GDPR – sigla para “General Data Protection Regulation” ou “Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados” –, no Brasil, os dados WHOIS ficam sob regência da LGPD, a “Lei Geral de Proteção de Dados”.

Regulamentações do WHOIS

A divulgação de dados WHOIS costuma gerar algumas reflexões. Afinal, nem todo mundo gosta de ter as informações expostas. Mas fique tranquilo(a), pois existem algumas normas que impedem o uso desses dados para todo e qualquer fim.

Uma das políticas de restrição do WHOIS proíbe o uso dos e-mails para atividades de marketing. Ou seja, a ICANN passou a exigir que os usuários, ao realizarem consultas no WHOIS, se comprometam em não fazer uso comercial das informações.

Além disso, para a segurança do funcionamento da Internet, adotou-se o sistema de registro público de informações.

No UOL Meu Negócio, a pesquisa por nomes de domínio nacional – registrados sob um CNPJ – exibe: a razão Social, CNPJ, nome, endereço postal e telefone do usuário.

Se a pesquisa for por um nome de domínio registrado sob um CPF, os dados mostrados serão o nome e CPF. Por fim, se a pesquisa for realizada a partir de um ID (Identidade Digital), o único dado apresentado será o nome.

Mas afinal como proteger a privacidade no WHOIS?

É possível que os proprietários de domínio solicitem a ocultação de alguns dados. Dessa forma, nem todas as informações ficam expostas para consulta.

Como já falamos neste conteúdo, a ICANN obriga que as informações de contato sejam públicas, porém se você conta com um serviço de Proteção de Privacidade do domínio, as informações mostradas serão da empresa contratada.

Por exemplo, se algum usuário quiser entrar em contato com você, poderá enviar um e-mail para o endereço informado pela empresa. Depois, essa mensagem será automaticamente direcionada até você. Ou seja, o seu e-mail pessoal não será divulgado!

Essa prática, além de impedir a venda indevida das suas informações, roubo ou fraudes, também evita as temidas chamadas de telemarketing e os Spams – mensagens não autorizadas que são enviadas para a sua caixa de e-mail.

Gostou de conhecer tudo sobre os dados WHOIS? Com mais esse conhecimento no currículo, você já está mais preparado(a) para registrar o domínio do seu site com o UOL!

Adquira o domínio para seu negócio virtual e garanta a exclusividade da sua marca na internet! Não sabe por onde começar? Fique tranquilo(a), o UOL Meu Negócio vai mostrar o caminho certo para você dar o primeiro passo.

Acesse agora mesmo a nossa plataforma e encontre o domínio que você sempre quis!

Related posts
Soluções

5 estratégias de sustentabilidade digital para pequenas empresas

4 Mins read
A sustentabilidade digital está se tornando um dos pilares mais importantes para empresas que buscam alinhar suas operações a práticas mais responsáveis,…
Soluções

7 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

3 Mins read
No mundo competitivo de hoje, o atendimento ao cliente pode ser o grande diferencial entre conquistar ou perder um cliente. Com tantas…
Soluções

Taxa de rejeição: o que é e como reduzir para aumentar suas conversões

4 Mins read
A taxa de rejeição é uma métrica essencial para qualquer empresa que atua no ambiente digital. Ela indica a porcentagem de visitantes…