AprenderDomínioPresença digital

Saiba a importância de pensar em um domínio a longo prazo para o seu negócio

4 Mins read

A internet veio para ficar, e se você quer que a sua marca seja lembrada por muito tempo na mente do consumidor, é importante garantir que o domínio do seu site possa ser utilizado sem nenhum problema.

Vamos supor que você encontrou um excelente nome para o negócio, que além de resumir bem a proposta da marca também é de fácil memorização. Você abre a sua loja virtual com o endereço eletrônico escolhido, começa a vender e a faturar, mas um detalhe passa despercebido: o registro de domínio.

É através dele que o endereço eletrônico fica protegido, sendo de uso exclusivo da empresa. Mas, para que isso seja colocado em prática, é fundamental que o domínio seja constantemente renovado.

Já imaginou como seria bom registrar um domínio e ter a tranquilidade de usá-lo por muitos anos, sem a necessidade de renovação? Isso já existe, e se você deseja entender mais sobre esse assunto, acompanhe com o UOL Meu Negócio o que analisar e quais cuidados devem ser tomados na hora de escolher um domínio de site!

Principais cuidados na hora de registrar o domínio do seu site 

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o domínio de um site pertence a quem o registra primeiro, mesmo que o responsável pelo registro não seja o proprietário da marca. Nesse sentido, você já consegue notar a importância de garantir a propriedade no uso do domínio do seu site, não é mesmo?

Até porque não seria nada interessante se o consumidor que já está habituado a um endereço eletrônico tivesse que acessar a loja virtual através de outro endereço, simplesmente porque o direito de uso expirou!

Para evitar esse e outros problemas, é recomendado seguir alguns cuidados básicos no momento de registrar o domínio do site. Um dos principais vem em forma de dica, assim, você já previne futuras dores de cabeça.

Tente adquirir domínios semelhantes ou com o mesmo nome, mas com extensões diferentes (.com, .net, .online, por exemplo). Dessa forma, você garante que a sua clientela não se confunda ou seja enganada de maneira proposital!

Quer mais dicas? Então acompanhe o UOL Meu Negócio separou nos próximos tópicos:

1. Faça um bom planejamento quando escolher o nome do seu domínio

Não esqueça que o domínio do site será como uma “identidade” da sua marca. Portanto, a sua escolha deve considerar o quanto ele representa o seu negócio. Se planeje e encontre um nome de domínio com fácil aceitação do público-alvo.

Para isso, deixe de lado nomes complicados e longos. Além disso, evite palavras estrangeiras, traços, pontos e números. Lembre-se, um domínio bem planejado pode contribuir e muito para que o negócio tenha uma presença online sólida e que transmita autoridade!

2. Pesquise e verifique a disponibilidade do endereço online

Seguiu todas as dicas que mostramos até aqui? Então chegou o momento de verificar se ele está disponível, ou seja, é hora de pesquisar para ter certeza que o futuro domínio do seu site não foi registrado por outra pessoa.

Aqui você tem dois caminhos possíveis: pode pesquisar no próprio site de buscas ou ir direto ao Registro.br para verificar a disponibilidade do domínio. Se preferir o último caso, basta colocar o nome do seu negócio no campo de pesquisa, clicar na lupa e pronto!

Em segundos, e de maneira gratuita, você consegue saber se o domínio já está sendo utilizado por outra marca.

Porque é preciso pensar em um domínio a longo prazo?

Um site com um bom domínio não só estabelece uma conexão mais rápida com o cliente, como também contribui para o seu negócio passar mais credibilidade. Então que tal garantir que o domínio do site possa ser seu por muito mais tempo?

Ao partir para ação, você conquista diversas vantagens que estão relacionadas ao uso do domínio:

  • Não se preocupe com a renovação, já que o domínio não expira.
  • Tenha melhor custo-benefício, pois não será necessário pagar a cada novo período de expiração.
  • Auxilia no SEO, pois é possível monitorar e analisar o comportamento do consumidor em períodos distintos, melhorando o desempenho orgânico do seu site.
  • Transfira o seu domínio para um novo registrador quando quiser, já que você não tem a limitação de transferência por conta de datas de validade.

Como ter um domínio de site a longo prazo 

Depois que você verificar a disponibilidade do domínio de site, é importante contar com um parceiro que auxilie você em todos os processos, e claro, tenha credibilidade no mercado. Para isso, você pode contar com o UOL Meu Negócio!

Além de conseguir um domínio de site assertivo para a sua loja, você também garante a exclusividade da marca na internet, com diversas opções de extensão, e o melhor, com valores que cabem no seu bolso.

Qual o tempo de duração que vale um registro de domínio de site?

Normalmente, o tempo de validade do domínio de um site é de 1 ano, tanto para domínios internacionais (.com ou .net) quanto para nacionais (.br). Também é possível que essa validade seja alterada para até 2 anos. Nesse caso, o usuário deve solicitar o aumento do prazo da validade no momento do registro ou quando for realizar a renovação.

O que acontece quando um domínio de site expira?

Um domínio de site geralmente pode ser renovado pelo registrante, adquirido em leilão ou devolvido ao registro. Após expirar, normalmente existe um período de carência onde o usuário pode comprar o domínio de volta (o prazo varia de acordo com o registrador).

Depois, é comum que exista um período de resgate, onde o usuário ainda pode renovar seu domínio, mediante uma taxa de resgate e uma taxa de renovação (esse período pode durar até 30 dias).

Caso esses prazos terminem e o usuário não mostre interesse no domínio, o registrador pode leiloá-lo no mercado aberto. Se ninguém comprar o domínio expirado, ele poderá ser devolvido ao registro original.

Registre agora seu domínio com UOL Meu Negócio!

Agora que mostramos várias dicas para você ter um domínio a longo prazo, chegou a hora de acessar o nosso site e conhecer em detalhes as nossas opções de registro!
Faça o seu Registro de Domínio de maneira prática, rápida e segura. Com o UOL Meu Negócio, você conquista o endereço eletrônico que a sua empresa merece.

Related posts
Presença digital

Fred Bruno no RD Summit: como o famoso apresentador nos mostrou a importância de uma presença online forte

3 Mins read
O RD Summit 2023, em sua primeira edição em São Paulo, foi uma poderosa convergência de mentes brilhantes, reunindo mais de 20…
Aprender

Fórum E-commerce Brasil 2023: os maiores destaques do evento

4 Mins read
No cenário em constante evolução do comércio eletrônico, um evento se destaca como um farol de conhecimento e inovação: o Fórum E-Commerce…
Aprender

Adequação à LGPD: quais as diferenças para micro e pequenas empresas?

4 Mins read
Você já ouviu falar em LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para dar mais segurança aos dados dos…