Mercado DigitalVendas Online

Saiba o que é certificado digital para MEI e PME e como obter um!

4 Mins read

Você sabe o que é certificado digital? Se você utiliza a internet para receber pagamentos, enviar documentos e compartilhar dados importantes, essa ferramenta precisa ser sua aliada, tendo você cadastro MEI ou CNPJ. 

Com a internet cada vez mais presente no cotidiano dos consumidores e das empresas, os certificados digitais podem ser utilizados de duas maneiras: arquivo digital ou token.

Para ficar por dentro dessa tecnologia, preparamos um conteúdo imperdível sobre certificado digital, com os seguintes tópicos:

  • O que é certificado digital para MEI e PME? 
  • Vantagens dessa ferramenta
  • Como obter o seu 

Aproveite cada um deles para conquistar credibilidade e conquistar maior segurança nas suas operações online. Ótima leitura! 

O que é certificado digital para MEI e PME ?

O certificado digital é uma assinatura online que comprova a identidade da sua empresa no momento de assinar documentos, garantindo a validade jurídica.

Além disso, você pode assinar documentos de onde estiver, a qualquer hora do dia, oferecendo praticidade e agilidade ao seu negócio

Vale destacar que no ambiente online, ainda que este ofereça diferentes benefícios para os usuários, é preciso garantir autenticidade e confidencialidade as informações na rede.

Com isso, o certificado digital vai atuar como um registro confiável, que utiliza criptografia nos modelos de arquivo digital ou token, podendo ser vinculado ao seu CNPJ ou CPF. 

Veja a seguir os modos de utilização do certificado digital e como ele pode transformar sua presença para suas operações. 

Para que serve o certificado digital?

Você já deve ter ido ao cartório para autenticar sua assinatura, comprovando a legalidade jurídica diante de documentos, correto? Além de pegar fila, passar horas para resolver essa comprovação e gastar altos valores em impressão e na autenticação, isso poderia atrasar seu dia.

Por isso, o certificado digital é perfeito para otimizar sua rotina, além de permitir a assinatura de contratos entre fornecedores e enviar documentos com peso jurídico.

Podemos destacar ainda alguns benefícios dessa ferramenta no seu dia a dia, como o acesso a diferentes sistemas eletrônicos dos seguintes órgãos:

  • Receita Federal
  • INSS
  • Juntas comerciais (municipal, estadual e federal)

Desse modo, o fator segurança é o mais importante para quem compra e vende online, garantindo assim o acesso a serviços protegidos na internet

Em resumo, você terá as seguintes possibilidades a partir do certificado digital:

  1. Assinador documentos
  2. Acesso a sistemas que preservam dados
  3. Trabalhar online

Quem precisa de um certificado digital?

O certificado digital pode ser utilizado por diferentes pessoas, sejam físicas ou jurídicas, que querem conquistar maior segurança para seus documentos online.

Por outro lado, para algumas empresas é obrigatório ter o certificado digital, já que para acessar portais do Governo Federal e manter a empresa dentro da legalidade é necessário essa ferramenta.

Para facilitar seu entendimento, separamos a seguir alguns desses benefícios para as diferentes pessoas (físicas ou jurídicas): 

  • Pessoa física: realizar assinaturas contratuais, contábeis ou fiscais, acessar Receitanet, realizar procurações online, acessar site da Receita Federal, declarar imposto de renda, entre outros.
  • Empresas ME: recolher FGTS, emitir documentos online, prestar informações sobre ICMS, prestar informações sobre Receita Federal e outros.
  • MEI: não há necessidade do MEI ter um certificado digital diante da Lei, mas é importante para garantir maior segurança e mais credibilidade nas operações. 

Tipos de certificados digitais

Existem diferentes tipos de certificados digitais para quem deseja emitir e garantir maior segurança para os processos online, por isso separamos alguns deles para você conhecer. 

Cada um deles diz respeito às necessidades do negócio, portanto saber mais sobre eles pode facilitar que você escolha o que mais se relaciona com sua empresa. Eles são:

  • A1: perfeito para assinar documentos, sendo armazenado em seu computador, celular ou ainda navegador, com validade de 01 ano. Ex: Para assinar contrato com fornecedores
  • A3: com validade de 03 anos, protegido por senha, esse certificado digital é utilizado através de Token ou cartão, possibilitando mobilidade e maior validade. Ex: Perfeito para levar em viagens, criando maior cuidado com informações
  • Tipo S: garante maior segurança e confidencialidade para transações, muito usado por empresas que precisam compartilhar informações confidenciais pela web. Ex: liberar acesso a pastas e arquivos
  • Tipo T: serve para atestar a hora e local em que um documento digital foi emitido, sendo conhecido como carimbo do tempo. Ex: Para utilizar em assinatura de contratos

Portanto, decida pelo certificado digital que mais se relaciona com suas demandas e necessidades e faça a escolha certa para continuar crescendo com seu negócio.

Agora, chegou o momento de conhecer as vantagens que o certificado digital vai oferecer para sua empresa, aproveite!  

Vantagens do certificado digital para a sua empresa

São diferentes as vantagens conquistadas através do certificado digital, por isso conheça mais sobre elas:

  • Valoriza sua identidade na internet
  • Assinatura documentos
  • Formalização de negócios a qualquer hora ou lugar
  • Redução de custos
  • Agilidade e praticidade na rotina
  • Garante segurança jurídica

Com tamanhos benefícios e vantagens, ter um certificado digital, seja para você ou para seu MEI, pode transformar sua presença digital. 

Por isso, continue investindo na sua empresa e na formalização do seu negócio com o certificado digital e abra espaço para crescer e expandir sua marca.

Como obter certificado digital

Para obter o seu certificado digital o primeiro passo é escolher a Autoridade Certificado (AC), que é orgão responsável por emitir essa assinatura, podendo ser:

  • Acfenacon
  • Autoridade Certificadora Brasileira de Registros
  • Certisign
  • Notarial
  • Serasa
  • Serpro
  • Sincor

Feito, isso, você precisa solicitar o seu certificado digital, seguindo os seguintes passos:

  1. Escolha qual será o tipo de certificado utilizado por você, podendo ter validade de 01 ano ou 03 anos. 
  2. Agende o comparecimento na Autoridade de Registro da Autoridade Certificadora, para confirmar os dados preenchidos inicialmente.
  3. Feito isso e seus documentos estando corretos é só aguardar o recebimento do seu certificado digital. 

Isso tudo para garantir que sua presença digital seja ainda mais segura, ágil, fácil e rápida, otimizando sua rotina e mantendo seu negócio atualizado.
Quer ter sua presença digital com um investimento que cabe no seu bolso? Aproveite agora mesmo 30% de desconto no Criador de Sites do UOL Meu Negócio! Clique aqui e cresça na internet com segurança e credibilidade.

Related posts
Vendas Online

Entre na onda da personalização de produtos

5 Mins read
Destacar-se no varejo nem sempre é simples, ainda mais diante de tantos negócios surgindo a todo momento no mercado online. Por isso,…
Vendas Online

O que vender para ganhar dinheiro? Explore o poder da internet

8 Mins read
A internet já faz parte da nossa rotina diária e conseguimos fazer quase tudo por meio dela, inclusive aumentar a renda pessoal….
Vendas Online

Como evitar que seu site fique fora do ar?

6 Mins read
Um site fora do ar sempre pode gerar dores de cabeça para os empreendedores, concorda? Evitar esse tipo de contratempo é fundamental…