Pode parecer obvio, mas a razão de ser de qualquer negócio é dar dinheiro. Na teoria, é simples. Mas na prática, nem sempre é assim que funciona.
Sua empresa pode até estar faturando, mas ela está dando o retorno desejado? Para responder essa pergunta, você precisa calcular qual é o ROI (Return on Investment, em inglês, ou Retorno sobre o Investimento, em português) dela.
A conta é simples: pegue tudo que você lucrou até o momento e subtraia o valor que você investiu para criar seu negócio. Depois divida o resultado pelo valor do investimento. Esse é o ROI da sua empresa.
Você pode e deve calcular o ROI de cada ação que você faz para promover sua empresa, por exemplo. E-mail marketing, campanhas de links patrocinados, promoções, investimentos em mídias sociais. Tudo deve ser colocado na ponta do lápis para que você avalie qual foi o real impacto da iniciativa.
A fórmula é sempre a mesma: ganho com a ação – custo da ação ÷ custo da ação.
O ROI mostra qual é a eficácia dos seus investimentos. Se o resultado for negativo ou abaixo do esperado, é hora de rever a estratégia!
Quer saber mais sobre os indicadores importantes para sua empresa? Dê uma olhada nos artigos a seguir:
– O que são os KPIs e como usa-los na sua loja
– 6 métricas importantes para uma loja virtual
– Taxa de conversão – saiba por que você deve ficar de olho nela
– Como calcular o ROI do e-mail marketing
– Quais os indicadores importantes para avaliar o progresso de minha loja