Quando duas pessoas não se compreendem, no geral, basta um “não entendi o que você quis dizer” para resolver a situação. Quando um servidor da web não entende o que um internauta procura, o resultado é um erro 404.
Quando um usuário digita um endereço correto no navegador, o servidor no qual o site está hospedado entende perfeitamente o pedido e devolve a página solicitada.
Mas, se ele digita um endereço que não existe ou que está incorreto, o resultado é uma página de erro 404.
O código 404 nada mais é que uma mensagem matemática que diz que o servidor não conseguiu encontrar a página que você queria acessar. No caso de uma loja virtual, pode ser o link de um produto que não está mais à venda ou de uma promoção que já terminou, por exemplo.
Avisar o cliente que a página não existe mais é importante. Do contrário, ele pode continuar tentado acessá-la sem sucesso (e ficar cada vez mais irritado).
Uma solução utilizada por muitos sites para “quebrar o gelo” é criar páginas de erro 404 criativas e divertidas, como a do Mundo Fox:
Outra estratégia interessante é oferecer alguns links úteis para o cliente nesta página de erro – como a homepage da sua loja ou algumas categorias de produtos populares –, além de informar um endereço ou página de contato, para que ele possa pedir auxílio. Assim, você pode tentar ajudá-lo a encontrar o rumo.
Gostou da dica? Que tal conhecer outras ferramentas que podem ajudar o cliente a ter uma boa experiência na sua loja: