Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

O que é um hotsite e quando deve ser criado?

2 Mins read

Veja quando você deve utilizar esse tipo de recurso

“Para participar e ler o regulamento, entre no hotsite da promoção!” Você já ouviu esta frase? Se a resposta for sim, talvez você também já tenha se perguntado: “Mas o que é um hotsite? Qual a diferença entre ele e um site?”

Calma, vamos esclarecer todas essas dúvidas. Para começar, é importante ressaltar que um hotsite é uma página criada especificamente para um propósito que tem começo, meio e fim, como uma ação promocional.

Imagine que você tenha uma hamburgueria. Você pode – e deve – ter um site do seu negócio que reúna informações básicas, como a história da empresa, cardápio, horário de funcionamento, contato e localização.

⇒ Leia também: Tudo o que um site de restaurante deve ter

Mas se um dia estiver planejando uma grande promoção, do tipo: quem comer o maior lanche da casa em menos tempo não paga a conta, você pode criar uma loja virtual para detalhar essa campanha.

Essa página será destinada a informar apenas sobre a promoção e só vai existir enquanto a ação estiver acontecendo. Quando terminar o período, o hotsite sai do ar, mas o site não, afinal, sua hamburgueria continuará funcionando a todo vapor.

⇒ Baixe e-book grátis: Como criar um site para sua empresa

Quando posso fazer um hotsite?

Além de servir muito bem para promoções e concursos, como falamos há pouco, você pode considerar a criação de um hotsite em situações como o lançamento de um produto ou projeto, campanhas de conscientização, eventos, apresentações e novas coleções.

Sempre que você for fazer alguma ação de marketing grande, que dure um tempo determinado, seja de vigência da campanha ou do lançamento, vale a pena considerar a criação de um hotsite.

Algumas inspirações

Aqui, o apelo visual é bem claro, as principais informações estão destacadas na página e no menu superior.

O foco neste hotsite está em destacar quais são as três etapas da promoção, o que fica muito claro com a forma pela qual as informações estão dispostas.

Com um  template mais simples, o hotsite traz apenas a contagem regressiva para o início do evento, o que cria um senso de antecipação e ansiedade nos visitantes.

Como fazer o meu?

Geralmente, os hotsites têm um forte apelo visual, são bem gráficos, compactos e pensados para levar o visitante à conversão, seja fazer a inscrição em um concurso, seja para comprar algo, por exemplo.

Como tem “prazo de validade”, é importante que o seu hotsite seja totalmente focado em alcançar os objetivos da campanha. Também vale lembrar que, na maioria dos casos, é interessante que o hotsite contenha regulamento, termos de uso e de privacidade.

Na hora de construir seu hotsite, é interessante usar um domínio adicional ou um subdomínio relacionado ao seu site.

⇒ Registre seu domínio com o UOL HOST

Lembre-se de que ele vai sair do ar em prazo determinado, portanto, faça as contas do tempo necessário antes de fechar planos de domínio e hospedagem para não ficar pagando por um site que não existirá mais.

⇒ Consulte os planos de Hospedagem UOL HOST.


Related posts
Presença digitalPrimeiros passosTudo para seu SiteTudo para sua Loja Virtual

Vantagens de ter uma loja virtual: por que você precisa de uma?

5 Mins read
Se você ainda não sabe quais são as vantagens de uma loja virtual, está na hora de começar. Ao criar um negócio…
Datas SazonaisTudo para sua Loja VirtualVendas Online

Como preparar a sua loja para as vendas de Natal

6 Mins read
As vendas de Natal podem ser a diferença entre um ano positivo e um negativo para os lojistas, certo? É exatamente por…
Presença digitalPrimeiros passosTudo para sua Loja VirtualVendas Online

Checkout de pagamento: como otimizar para aumentar suas vendas

6 Mins read
O processo de checkout de pagamento é crucial na jornada de compra online. Um sistema eficaz pode ser a diferença entre a…