O que é marketplace e como funciona?

O que é marketplace e como funciona?

Marketplace é um espaço de venda na internet que reúne diferentes empresas vendendo produtos. Nesse local, os usuário podem encontrar com facilidade o mesmo produto com diferentes opções de preços e modelos. 

Existem diferentes empresas que disponibilizam estrutura para que os vendedores possam apresentar seus produtos e vendê-los com facilidade. Trata-se de uma empresa maior, que disponibiliza uma plataforma para que você possa anunciar juntamente com outros empreendedores. 

E então, já imaginou ter seus produtos vendendo em um marketplace? Você já deve ter visto diferentes anúncios de venda de produtos na internet, seja nas redes sociais ou sites especializados. Além de sua loja virtual, o marketplace pode ser o espaço ideal para ter contato mais direto com seu cliente

Saiba como vender no marketplace, as vantagens e desvantagens e ainda como inserir produtos para aumentar a visibilidade do seu negócio. Acompanhe!

O que é marketplace?

Marketplace é um lugar de compra e venda de produtos que reúne diferentes vendedores, seja no mundo virtual ou no mundo físico, como o exemplo de feiras.

A expressão em inglês resultado de duas palavras “market” que significa mercado e “place”, lugar, e tem movimentando os negócios na internet. 

Com essa possibilidade de venda em coletivo, diferentes clientes podem acessar o mesmo produto com variedades de preços, o que facilita na escolha da compra. Nesse sentido, vale destacar que loja virtual e marketplace são espaços diferentes para comercializar seus produtos. 

Qual a diferença entre marketplace e loja virtual?

Entender a diferença entre marketplace e loja virtual será importante para quem quer ter sucesso de vendas na internet. No entanto, é necessário estar atento à organização do seu negócio.

A Loja Virtual, além de trazer confiança e credibilidade para sua marca, fará seus clientes encontrarem seus produtos com maior facilidade. Além disso, você pode administrar e gerir suas vendas com maior praticidade e cuidado. 

Assim, a Loja Virtual é um espaço mais exclusivo de venda. Além de poder organizá-la da melhor forma possível, com uma aparência que colabore para fidelizar seus clientes. 

Já o Marketplace, é um espaço mais livre, onde seus produtos estarão disponíveis juntamente com a concorrência em um único lugar. Ou seja, terão outros vendedores expondo produtos semelhantes aos seus, por um preço igual ou menor.

Então, o Marketplace é interessante pela facilidade de vender algum produto, com poucos cliques você faz o login e adiciona seu ítem, sem criar a identidade do seu negócio pois a ferramenta já está pronta para o uso.

Porém, é necessário estar atento aos mitos e verdades que rondam o Marketplace, bem como aos prós e contras que ele oferece. Vejamos mais no tópico a seguir! 

Prós e contras de utilizar marketplace 

Para começar a utilizar o marketplace é necessário conhecer as vantagens e desvantagens que ele oferece. Estar atento à plataforma que você irá utilizar é necessário para que seu negócio possa se destacar. 

Elencamos alguns pontos que ao utilizar o marketplace possam ajudar na sua decisão de onde vender na internet. 

Vantagens

  • Visibilidade: devido a alta de acessos diários ao marketplace, vender pela plataforma pode ser interessante para divulgar seus produtos e sua loja. Uma vez que irão aparecer clientes para além dos seus consumidores tradicionais
  • Diversidade de público: diferentes pessoas podem procurar o mesmo produto, então a possibilidade de acessar públicos diversos é maior. Assim, fará sua marca ser ainda mais conhecida 
  • Possível aumento no volume de vendas: o marketplace aliado a sua loja virtual vão aumentar o volume de suas vendas. Mas, é importante estar atento ao estoque para não vender o mesmo produto duas vezes
  • A Plataforma vem pronta, sem necessidade de configurações avançadas de programação ou T.I.: o objetivo do marketplace é a venda imediata de produtos, ou seja, os clientes querem conhecer apenas o que desejam comprar. Com a Loja Virtual, você pode deixá-la com a cara do seu negócio para apresentar sua marca da melhor maneira possível. 

Desvantagens

  • Dependência: caso você opte por encerrar seu negócio no marketplace, seus clientes não irão mais encontrar sua marca naquele ambiente, porém, sua loja virtual continuará existindo e atraindo consumidores. Então, o fator dependência diz respeito a frequência que você precisará ter para ser encontrado no Marketplace 
  • Forte concorrência: com as inúmeras possibilidades de compra do mesmo produto por preços diferenciados, ao utilizar o marketplace você vai ter que trazer todo diferencial para se destacar na plataforma
  • Suscetível a aumento de taxas e obrigações: as plataformas de marketplace possuem regras próprias para você comercializar seus produtos. Por isso, fique atento às alterações momentâneas das taxas que podem acontecer para você não perder tempo e dinheiro 
  • Impactos da relevância na marca: o foco no marketplace são os produtos e não as empresas que estão por trás. Sendo assim, isso pode fazer com que os clientes demorem a conhecer sua marca. Um dos grandes diferenciais da Loja Virtual é a possibilidade do cliente conhecer sua empresa antes dos produtos. 

Como inserir seu produto ou serviço em marketplace

Com as diversas plataformas disponíveis de marketplace, é necessário entender como inserir um produto. Além disso, é importante também questionar se está fazendo o uso correto da plataforma para aumentar suas vendas. 

Pensando nisso, procure responder as seguintes perguntas:

  1. Meus produtos estão sendo encontrados?
  2. Será que as fotos de divulgação estão atraindo clientes?
  3. Qual a procura de meus produtos?
  4. Meus clientes estão retornando?

Observe abaixo essa lista que vai possibilitar sua chegada no marketplace ser reconhecida.

Escolha um marketplace que tem a ver com seu negócio

Existem diferentes plataformas de marketplace para vender seus produtos na internet, alguns já consagrados do público podem ser aliados do seu negócio. 

As facilidades que as ferramentas oferecem farão suas vendas aumentar, mas vale observar onde você estará vendendo. Por isso, opte por plataformas seguras e com facilidade de uso, para que seu trabalho seja ainda mais agilizado.

Faça a integração com sua loja virtual

Um ponto importante para a plataforma que você escolher é que ela possibilite integrar o marketplace com sua loja virtual. Isso trará maior confiança aos clientes e eles poderão encontrar exclusividade durante a jornada.

Além disso, facilite os processos de atendimento através da integração, onde seus clientes possam utilizar o contato disponibilizado em sua loja virtual, como chat ou e-mail para facilitar no momento da decisão de compra. 

>> Com a Loja VirtUOL do UOL Meu Negócio você pode fazer integração com o Mercado Livre, veja como. 

Divulgue a novidade para o público

Aproveite para avisar seus clientes que sua loja virtual também está disponível no marketplace. Divulgar para seu público essa possibilidade da compra através de outra plataforma vai facilitar o acesso e o interesse da compra. 

Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e também na sua loja virtual. 

Conclusão

Agora que você já sabe por onde começar, aproveite o marketplace para impulsionar suas vendas. Lembre-se da diferença entre Loja Virtual e Marketplace, bem como as vantagens e desvantagens comentadas. 

Ter seus produtos acessando novos clientes vai intensificar suas vendas e possibilitar um maior sucesso ao seu negócio!

>> Monte sua Loja Virtual para vender ainda hoje!