UOL Meu Negócio

PHP x ASP.NET ? Qual escolher?

O ambiente virtual é cercado por siglas que funcionam como um exército, traduzindo códigos ilegíveis em uma linguagem clara e acessível aos usuários. E você, já se deparou com as siglas ASP.NET e PHP?

Antes de saber o que são e para que servem, já vamos adiantando que, sem elas, você não conseguiria ler este texto ou sequer teria acessado o blog do UOL Meu Negócio. Deseja entender o por quê?

A dica está no primeiro parágrafo. Sim, estamos falando de duas linguagens de programação!

Na prática, as linguagens de programação funcionam como um “intérprete”, traduzindo a nossa linguagem para o código binário, o único comando que as máquinas conseguem compreender.

Felizmente, esse trabalho de tradução pode ser realizado por diversos intérpretes, entre eles estão o ASP.NET e PHP, duas das linguagens mais usadas no mercado.

Agora que você já tem uma boa noção do que são essas linguagens de programação, está na hora de conhecer mais detalhes sobre cada uma delas. Afinal, como identificar qual delas é ideal para estruturar um negócio na internet?

É o que vamos mostrar neste conteúdo, acompanhe conosco!

ASP.NET e PHP? Conheça melhor as linguagens de programação

ASP.NET e PHP são as linguagens mais usadas no universo virtual. Na prática, a tecnologia PHP roda em qualquer plataforma, enquanto o ASP.NET é restrito ao sistema Windows.

Em relação a praticidade, o PHP é melhor aceito pelos programadores em virtude da sua simplicidade, já que o sistema ASP.NET costuma ter recursos mais limitados.

Deve estar se perguntando sobre os custos, não é mesmo? Podemos adiantar que o PHP não tem custo de estrutura, já que se trata de um código gratuito. Agora, se você optar pelo ASP.NET, precisará adquirir algumas licenças, pois não é um sistema aberto.

Se você está construindo o site do seu e-commerce ou deseja fazer modificações na estrutura da sua página, este conteúdo foi feito para você! A partir de agora, o UOL Meu Negócio vai explicar mais detalhes sobre as características do ASP.NET e PHP.

Assim, você poderá comparar os dois modelos de linguagens e escolher aquela que mais se adapta ao seu negócio virtual!

O que é PHP

A linguagem PHP significa Preprocessed Hypertext Pages, em tradução livre “Páginas de Hipertexto Pré-processadas”.

Por ter código aberto – o que quer dizer que é livre para ser utilizada, copiada e modificada –, essa linguagem tem uma programação bem simples, permitindo que usuários sem conhecimento do software também possam fazer uso.

Aliás, por ser Open Source (código aberto), é comum que essa linguagem passe por melhorias constantes, seja para a correção de bugs ou acréscimo de novas funções.

Segundo a própria desenvolvedora do PHP, esse modelo é utilizado por mais de 244 milhões de usuários únicos. Grandes plataformas da web, como o Facebook e sites feitos na plataforma WordPress, fazem uso desse tipo de linguagem.

Uma das principais vantagens do PHP é a capacidade de se misturar com a linguagem HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto), possibilitando que qualquer site estático seja transformado em uma página dinâmica!

O que é ASP.NET ?

Já a linguagem ASP.NET, da Microsoft, foi criada para o desenvolvimento de aplicações Web, sendo a sucessora da tecnologia ASP (Active Server Pages, em tradução livre “Páginas de Servidor Ativas”).

Esse modelo de linguagem conta com aplicações que podem armazenar dados durante toda uma sessão. Dessa forma, o usuário fornece seus dados uma única vez, e assim, eles são replicados automaticamente todas as vezes que o sistema solicitar essas informações.

Além disso, o ASP.NET é executado em um código mais rápido. Assim, os sites desenvolvidos conseguem ser mais dinâmicos e padronizados. Outra característica marcante desse modelo é o menor uso de memória, sendo mais leve que os demais.

Mas, como adiantamos no início deste conteúdo, o usuário necessita ter um pouco mais de conhecimento técnico para dominar bem essa ferramenta!

Qual a diferença entre ASP.NET e .NET? 

Vamos a uma analogia que pode te ajudar a entender a diferença entre esses dois termos?

Imagine que você tem uma caixa de ferramentas, daquelas bem completas, com vários compartimentos. Essa é a plataforma .NET, onde é possível desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja “desktop”, “web”, “office”, “nuvem”, entre outros.

Agora, vamos focar em apenas um compartimento dessa caixa? Pois bem, esse espaço pode ser definido como ASP.NET, um “framework” (estrutura de códigos genéricos) que resolve problemas de desenvolvimento para web.

Ou seja, a grande diferença é que, enquanto a plataforma .NET resolve o desenvolvimento de qualquer tipo de aplicação, a plataforma ASP.NET resolve especificamente o que é relacionado à web

ASP.NET e PHP: afinal, qual dos dois é melhor?

Se você não vê a hora de ter a resposta para essa pergunta, o que podemos dizer é: depende muito do seu objetivo, pois cada uma dessas linguagens apresenta necessidades e limitações específicas.

Além disso, a escolha pela linguagem ASP.NET ou PHP vai depender muito dos recursos financeiros que a sua empresa tem para implementá-las.

Ainda não decidiu qual delas é a melhor para o seu modelo de negócio? Sem problemas, vamos ajudar você a relembrar algumas das principais características:

Agora, quer uma ótima notícia? O UOL Meu Negócio conta com suporte para os dois tipos de linguagem! Se você não deseja colocar a mão na massa, a gente cuida de tudo para que o seu sistema funcione sem nenhum problema!

Não espere mais para usar as linguagens de programação mais utilizadas no mercado. Acesse agora a nossa plataforma e veja como o seu negócio pode se beneficiar. 

Aqui, você também encontra o plano de hospedagem mais adequado para o seu site. Conheça todos eles e escolha já o seu!