Presença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTecnologiaTudo para seu SiteWordPress

Saiba como escolher a melhor hospedagem para wordpress

5 Mins read

O WordPress faz parte de aproximadamente 49% dos principais sites do mundo e é o principal gestor de conteúdo que existe, portanto, muitos serviços de hospedagem são capacitados para recebê-lo. Escolher a melhor hospedagem WordPress irá afetar diretamente na qualidade de seu site.

 Com toda essa popularidade, é possível encontrar no mercado vários tipos de hospedagens que oferecem diversos recursos e serviços para seu negócio.

Compreender os diferentes sistemas de hospedagens de sites, como a tradicional ou especializada te deixa a um passo à frente de muitas pessoas que estão tentando ingressar no mundo digital. Nesse artigo iremos te mostrar o caminho que deverá seguir para fazer boas escolhas na hospedagem WordPress para seu blog ou site profissional e evitar futuras dores de cabeça.

  • O que é e quais os benefícios de ter hospedagem WordPress de qualidade?
  • Quais são os tipos de servidores de hospedagem?
  • Hospedagem WordPress: como escolher

Hospedagem wordpress de qualidade: o que é e quais os benefícios

Diferente do que algumas pessoas pensam, o WordPress vai muito além de serviços para blogs. Por isso, a melhor opção é contratar uma hospedagem para plataforma especializada.

Por ser o gerenciador de conteúdo mais utilizado no mundo, torna-se também um dos mais visados. Portanto, fica claro que investir em uma hospedagem de site especializada traz mais segurança e uma plataforma com mais otimização e qualidade.

Diante das opções que temos disponíveis no mercado, é preciso analisar cada uma, principalmente em relação a funcionalidade, suporte, preço e tudo que considere adequado para o bom desenvolvimento do site.

É importante mencionar que não existe um serviço perfeito, mas sim um ideal que se encaixe na sua necessidade. Independentemente do plano de hospedagem WordPress que adotar, é importante verificar esses pontos a seguir:

  • Custo-benefício: você precisa ter em mente até onde você pode ir, portanto encontre o melhor plano com o que você pode gastar;
  • Recursos e necessidades: entenda seu tipo de site e saiba quais recursos você precisa para desenvolvê-lo;
  • Tempo de carregamento: a velocidade de carregamento do site influencia na interação com os usuários;
  • Tempo de atividade no ar: a hospedagem deve garantir que seu site permaneça sempre no ar;
  • Suporte especializado ao cliente: é importante que o atendimento seja rápido, especializado e eficiente.

Agora que você já entendeu a importância de contratar um bom serviço de hospedagem WordPress, vamos situá-lo e responder o que na verdade significa tudo isso.

Primeiramente, é importante lembrar que uma hospedagem, assim como uma casa, tem seus problemas e se eles não forem resolvidos, você não terá uma boa estadia no local. Diferentemente das hospedagens comuns, como as compartilhadas, o WordPress requer recursos e serviços especializados.

Esses recursos influenciam diretamente no bom funcionamento do site, portanto eles precisam suprir suas necessidades. Cada projeto de site é único, por isso os recursos podem variar em cada caso. Então, antes de contratar qualquer serviço, para que a hospedagem seja perfeitamente moldada à sua necessidade, é importante o planejamento e estudo.

Vale lembrar também, que por conta da sua popularidade, empresas como nós do Uol, estão focando em serviços exclusivamente voltados para a plataforma WordPress. Diferentemente das hospedagens comuns, essas empresas normalmente oferecem mais benefícios e vantagens em relação a esses serviços.

Tipos de servidores de hospedagem

Você irá se deparar com três tipos de servidores para sua plataforma WordPress. Veja a seguir as características de cada um.

Servidor dedicado

Se você possui uma empresa grande e consolidada no mercado, essa é a melhor opção que irá encontrar.

O servidor dedicado é exclusivo para um único domínio, então ele suporta uma interface que possui um alto tráfego de acessos diariamente.

Servidor compartilhado

O servidor compartilhado é o mais comum entre os contratados e é indicado para sites que recebem uma quantidade pequena de visitas diárias. Basicamente falando, você compartilha o servidor com outras empresas, mas isso não quer dizer que um site terá controle sobre o outro.

Porém, vale ressaltar que com esse tipo de servidor, você precisa tomar um certo cuidado, principalmente quando o assunto é rapidez e suporte técnico.

Servidor em nuvem ou cloud server

O servidor em nuvem é destinado a sites que possuem um alto tráfego de acessos e que não podem sair do ar de forma alguma. Ele possibilita fazer modificações em tempo real, sem precisar pausar as atividades do site.

Hospedagem wordpress: como escolher

Vimos anteriormente que cada empresa tem seus benefícios e desvantagens e agora iremos guiá-lo para saber o que você deve buscar no momento em que for escolher a melhor hospedagem WordPress.

Recursos otimizados

O plano da empresa que você optar deve destinar todas as suas funções em potencializar e melhorar o uso do WordPress.

Vantagens como uso de discos SSD, aumento de processamento e memória e sistema de cache são alguns exemplos de recursos de configurações avançadas. Então, sempre se atente as principais vantagens oferecidas pelas empresas.

Atualizações automáticas

Para você não passar pelo incômodo de ficar atualizando o WordPress manualmente a cada quatro meses, escolha empresas que fazem atualizações automáticas. Para isso, lembre-se de verificar sempre os termos de contrato para não ter surpresas futuras.

Cópias de segurança

Para garantir que o conteúdo do seu site esteja sempre seguro, a empresa de hospedagem deve oferecer serviços de backups frequentes. Assim você não corre o risco de perder dados caso haja algum tipo de invasão.

Portanto, é importante que seus arquivos estejam sempre prontos com versões recentes para quando precisarem.

Restauração de versões

Fazer alterações e testes em páginas de sites é algo muito comum, mas você precisa ter a garantia de que se não gostar, tem a opção de voltar a ser como era antes. Por isso o serviço de controle de versão é tão importante, além de ser algo mais rápido, evita o retrabalho para deixar a página como estava.

Segurança adicional

Lembre-se que você está constantemente armazenando informações muito importantes sobre o seu negócio, como por exemplo, dados, estratégias e conteúdo.

Estamos sempre propensos a recebermos invasões e ataques de crimes cibernéticos, portanto, uma segurança extra nunca é demais, evitar invasões de hackers, malwares e vírus significa evitar uma futura dor de cabeça para solucionar esses problemas.

Suporte técnico especializado

É muito importante que a empresa de hospedagem que contratar tenha um atendimento de 24 horas. Nunca saberemos quando um problema ou dúvida podem surgir, principalmente para quem não tem muito conhecimento técnico sobre WordPress.

Algumas empresas não oferecem esse tipo de serviço, então atente-se a isso para não ficar na mão quando mais precisar.

Muitas pessoas têm dificuldades de entender o que é uma hospedagem e se sentem limitadas em relação ao que esse sistema pode oferecer. E assim, esperamos que você consiga decidir qual é o tipo de hospedagem WordPress para sua necessidade e projeto.

Portanto, é importante ter em mente que estudar tudo o que citamos fará com que seu site e negócio tenham sucesso. Lembre-se, planejamento e dedicação são as palavras-chaves para um ótimo desempenho.


Related posts
Soluções

Shopping UOL: confira tudo sobre o marketplace do UOL HOST

3 Mins read
Na última terça-feira, dia 23/04, o UOL HOST fez o lançamento do Shopping UOL, o seu próprio marketplace, uma nova solução para…
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…