Notícias e MercadoTecnologia

Quando devo formatar os computadores da minha empresa e como fazer isso?

4 Mins read

O processo deixa a máquina como veio de fábrica

Com o passar do tempo, é natural que os computadores comecem a ficar mais lentos, travem de vez em quando e alguns dos softwares simplesmente parem de funcionar.

E, quando isso acontece, a solução mais comum é formatar a máquina. Formatar significa apagar todo o conteúdo que existe no seu HD, inclusive documentos, programas e sistema operacional, e começar do zero, de forma a extinguir o erro que impede seu computador de funcionar perfeitamente.

A ação ajuda a eliminar boa parte dos problemas que uma máquina pode apresentar, mas como o procedimento demanda atenção e tempo – para salvar tudo o que é importante em um dispositivo e reinstalar depois da formatação – é interessante avaliar se essa, realmente, é a melhor solução para o seu caso.

Vale dizer que, em certos casos, nem mesmo a formatação resolve os problemas, e a melhor opção é usar outros recursos, como a desfragmentação do disco e a utilização de alguns programas que monitoram o volume de dados e o processamento.

Você deve considerar formatar o seu computador quando:

O computador está muito lento

É fato que formatar o PC vai diminuir muito o tempo de resposta. A velocidade de inicialização e o processamento vão aumentar consideravelmente e você terá uma máquina quase tão eficiente quanto era quando você a comprou.

É importante dizer, porém, que os computadores naturalmente vão se tornando um pouco mais lentos com o passar do tempo, sobretudo pelo grande volume de arquivos e softwares que vamos instalando.

⇒ Leia também: Principais motivos para um computador travar (e como resolvê-los)

Isso significa que, se você tem cem programas na máquina, detecta lentidão, formata e em seguida instala os mesmos cem programas, provavelmente seu computador continuará devagar ou vai voltar a te dar dor de cabeça logo.

A melhor opção, aqui, é fazer uma varredura no seu painel de controle, buscando por softwares e extensões que possam ser excluídos ou atualizados. Aproveite, também, para salvar arquivos que você não usa com muita frequência em uma nuvem ou dispositivo móvel, como um pendrive ou HD externo, e excluir documentos que você não precisa mais. Se mesmo com o mínimo de programas e documentos o processamento continuar lento, vale a pena formatar.

banner_uolmn_lojavirtuol_academia

A máquina está com vírus

Existem alguns tipos de vírus que nem os softwares mais sofisticados conseguem eliminar. Se você já tentou de tudo para se livrar de uma praga e não conseguiu, a melhor opção é formatar a máquina.

Os vírus são perigosíssimos, sobretudo quando falamos de máquinas usadas em empresas. Pense no volume de dados seus e dos seus clientes que circulam diariamente nos computadores: informações bancárias, números de telefone, endereços, números de documentos, códigos de segurança, estratégias comerciais e mais um monte de dados altamente sigilosos. Dependendo do vírus que estiver instalado no seu computador, uma pessoa mal-intencionada pode estar tendo acesso a todo esse material.

Não é possível a exclusão de um programa

Talvez você já tenha instalado, sem querer, um software ou extensão para navegador que acabou se tornando uma verdadeira dor de cabeça. O intruso bagunça seus arquivos, atrapalha o funcionamento do seu navegador-padrão, enche sua tela de pop-ups e propagandas que você não quer ver. A pior parte é que é quase impossível desinstalá-lo.

Normalmente esses programas não aparecem no painel de controle e não têm nenhuma opção para desativar seu funcionamento. Mesmo que você faça uma varredura minuciosa, é possível que não encontre a raiz do problema.

Se isso estiver acontecendo com os computadores da sua empresa, também pode ser uma ideia formatar e começar do zero. Assim, nem mesmo esses intrusos vão resistir à formatação.

Como formatar seus computadores

Se você decidiu que a formatação é mesmo necessária, o primeiro passo é salvar todo o conteúdo do PC em um dispositivo para que não perca nada, chamamos esse procedimento de backup. Lembre-se de ter consigo, também, os drivers e o dispositivo de instalação do sistema operacional.

Existem alguns caminhos para formatar a sua máquina. Um deles é inserir o dispositivo com o sistema operacional e reiniciar o seu computador. Enquanto o PC estiver reiniciando, pressione a tecla para acessar a BIOS da máquina e o painel de controle do sistema operacional. Geralmente as teclas utilizadas são DEL ou F1, mas você pode conferir nas orientações que estiverem junto com o dispositivo que está usando.

Role as opções até chegar em “Boot” e escolha qual o dispositivo (CD, DVD, pendrive) prefere formatar. Confirme sua opção e espere o processo começar.

Siga os passos escolhendo o idioma que deseja e a versão do sistema operacional que quer utilizar. Na próxima tela selecione o HD, ou crie uma partição dentro dele, para instalar o sistema. O computador deve reiniciar algumas vezes depois que o processo estiver completo e você deve aguardar até que seja solicitado o login na sua conta.

Se não quiser ter este trabalho em todas as máquinas da sua empresa, você pode contratar a Assistência Técnica PME do UOL HOST. Adquirindo um plano mensal, você garante suporte especializado para os seus equipamentos com atendimento pessoal, telefônico e remoto.

Além da formatação e reinstalação do sistema operacional, você pode contar com a Assistência Técnica PME do UOL HOST para assistir e configurar impressoras e periféricos, indicar a substituição de peças e diagnosticar problemas.  

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…