A pandemia do coronavírus afetou todo o mundo. Com isso, houve um impulsionamento na criação de novas empresas na internet, já que a mobilidade das pessoas diminuiu e a única solução encontrada, foi comprar produtos e serviços de forma online.
Mas essa criação de novas empresas precisa ser planejada e realizada, pois o registro de marca precisa ser feito para que a empresa seja bem vista no mercado e ganhe mais credibilidade. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo!
Qual a importância de fazer o registro de marca?
Registrar a marca da sua empresa, vai muito além de apenas ter um símbolo ou título que leva o nome do seu negócio.
Quando se tem a vontade de criar um negócio é importante primeiro formalizá-lo, abrindo uma empresa com toda a documentação em dia. No entanto, também é importante pensar na imagem que a empresa está passando para o seu público.
Deve-se pensar nas emoções e sentimentos que a sua empresa, em específico, irá gerar nas pessoas que estão recebendo o seu conteúdo.
Podem até existir outras empresas que atuam na mesma área que a sua, mas cada empreendedor dá a sua própria personalidade ao negócio, fazendo-o se destacar em meio a tantos.
Muitos empreendedores começam o seu negócio formalizado com toda a documentação necessária para atuar, mas acabam se esquecendo de fazer o registro da marca, podendo abrir espaço para que outros negócios surjam com o mesmo nome, muitas vezes sem conhecimento.
Se a ideia é sua, com certeza você não quer que outra pessoa ou empresa use o mesmo nome do seu negócio, certo? Por isso, o registro da sua marca é muito importante!
Vantagens de proteger a identidade do seu negócio
Antes de falarmos sobre as vantagens do registro da sua empresa, precisamos mencionar que esse registro diz respeito à proteção do seu negócio e a propriedade sobre a sua marca, amparado pela Lei de Propriedade Industrial 9.279 / 96.
O registro da marca precisa ser realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial — INPI, mas ele nada tem a ver com o CNPJ da empresa, são dois registros diferentes e igualmente importantes. Vamos conferir as vantagens de realizar esse processo?
- A marca passa a ser só sua, nada de cópia ou uso indevido: ao registrar um nome para da sua marca, ela será associada apenas a sua empresa, ganhando proteção comercial e jurídica. Isso evita também que você registre o nome de uma empresa que já existe, sem correr o risco de precisar mudar todo o logotipo da sua loja virtual, do site (caso tenha), dos cartões de visita e imagem das redes sociais
- Aumenta a credibilidade: ao verem que a sua marca está registrada, os clientes começam a enxergar a sua empresa de maneira diferente, passando mais credibilidade às pessoas
- Propriedade: ao registrar a sua marca, ela passa a ser uma propriedade. A validade dela é de 10 anos, mas você pode renová-la normalmente depois desse período
Qual o órgão responsável pelo registro de marca?
O registro de marca é feito pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, um órgão que é responsável por fazer todo o processo de registrar a marca de uma empresa, mas também de patentes, desenhos industriais, topografias, softwares e indicações geográficas.
O registro pode ser feito diretamente no site do INPI, facilitando todo o processo. Assim que você acessar a página inicial do site, é preciso digitar a pesquisa correspondente ao registro de marca e se preparar para preencher todos os campos do formulário.
- Quando você digitar o nome da marca, o sistema irá verificar se não há nenhuma outra empresa com esse mesmo nome de registro pois, caso tenha ,o nome escolhido não poderá ser usado
- Deve-se informar também a natureza do registro, se é de marca, patente, serviço e outras especificações
- Prepare-se para preencher um relatório completo, com todas as informações necessárias para o registro da marca do seu negócio
- Depois de finalizado é hora de acompanhar o pedido, a solicitação realizada de registro de marca (de forma online)
Qual a diferença entre registro de domínio e de marca?
Ambos parecem ser a mesma coisa, mas não são.
Enquanto o registro de domínio significa ter um endereço virtual próprio e que leva o nome do seu negócio, o registro de marca é algo um pouco mais profundo. Trata-se da autorização que a sua empresa tem para usar determinado nome/marca.
No vídeo abaixo, você pode conferir como registrar o seu domínio com o UOL Meu Negócio, garantindo assim o domínio da sua loja virtual ou site personalizados com o nome da sua empresa!
Registro de marca INPI
De acordo com dados do próprio INPI, o preço médio para registrar a sua marca é a partir de R$ 355,00, referente à taxa de entrada no processo.
Em seguida, pode ser necessário pagar mais R$ 298,00 referente ao aceite do pedido (taxa cobrada para MEI, EPP ou ME).
Por lei, qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer o registro de marca de um produto, serviço e etc.
Documentos necessários para fazer o registro de marca
Para fazer o registro de marca do seu negócio, você irá precisar apresentar os seguintes documentos:
- Guia de recolhimento referente à entrada no processo, retirada na Delegacia Regional do INPI (online)
- Pedido de registro de marca, é necessário três vias preenchidas
- Caso seja uma empresa a solicitar o registro, é necessário apresentar o contrato social e o CNPJ da mesma
- O prazo para o INPI analisar e dar o resultado do pedido é de 60 dias úteis
Agora que você já sabe como registra a marca da sua empresa, é hora de fazer o mesmo com o domínio de sua loja virtual ou site: faça com o UOL Meu Negócio!
Além de ter todo o suporte para criar o seu domínio passo a passo, você conta com materiais e profissionais que estão trabalhando para te entregar o melhor! Clique aqui e comece já!