Abertura de empresaEmpreendedorismoPlanejamento de NegócioPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluções

Passo a passo para fazer o registro de marca?

4 Mins read

A pandemia do coronavírus afetou todo o mundo. Com isso, houve um impulsionamento na criação de novas empresas na internet, já que a mobilidade das pessoas diminuiu e a única solução encontrada, foi comprar produtos e serviços de forma online.

Mas essa criação de novas empresas precisa ser planejada e realizada, pois o registro de marca precisa ser feito para que a empresa seja bem vista no mercado e ganhe mais credibilidade. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo!

Qual a importância de fazer o registro de marca?

Registrar a marca da sua empresa, vai muito além de apenas ter um símbolo ou título que leva o nome do seu negócio.

Quando se tem a vontade de criar um negócio é importante primeiro formalizá-lo, abrindo uma empresa com toda a documentação em dia. No entanto, também é importante pensar na imagem que a empresa está passando para o seu público.

Deve-se pensar nas emoções e sentimentos que a sua empresa, em específico, irá gerar nas pessoas que estão recebendo o seu conteúdo. 

Podem até existir outras empresas que atuam na mesma área que a sua, mas cada empreendedor dá a sua própria personalidade ao negócio, fazendo-o se destacar em meio a tantos.

Muitos empreendedores começam o seu negócio formalizado com toda a documentação necessária para atuar, mas acabam se esquecendo de fazer o registro da marca, podendo abrir espaço para que outros negócios surjam com o mesmo nome, muitas vezes sem conhecimento. 

Se a ideia é sua, com certeza você não quer que outra pessoa ou empresa use o mesmo nome do seu negócio, certo?  Por isso, o registro da sua marca é muito importante! 

Vantagens de proteger a identidade do seu negócio

Antes de falarmos sobre as vantagens do registro da sua empresa, precisamos mencionar que esse registro diz respeito à proteção do seu negócio e a propriedade sobre a sua marca, amparado pela Lei de Propriedade Industrial 9.279 / 96.

O registro da marca precisa ser realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial — INPI, mas ele nada tem a ver com o CNPJ da empresa, são dois registros diferentes e igualmente importantes. Vamos conferir as vantagens de realizar esse processo? 

  1. A marca passa a ser só sua, nada de cópia ou uso indevido: ao registrar um nome para da sua marca, ela será associada apenas a sua empresa, ganhando proteção comercial e jurídica. Isso evita também que você registre o nome de uma empresa que já existe, sem correr o risco de precisar mudar todo o logotipo da sua loja virtual, do site (caso tenha), dos cartões de visita e imagem das redes sociais
  1. Aumenta a credibilidade: ao verem que a sua marca está registrada, os clientes começam a enxergar a sua empresa de maneira diferente, passando mais credibilidade às pessoas
  1. Propriedade: ao registrar a sua marca, ela passa a ser uma propriedade. A validade dela é de 10 anos, mas você pode renová-la normalmente depois desse período 

Qual o órgão responsável pelo registro de marca? 

O registro de marca é feito pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, um órgão que é responsável por fazer todo o processo de registrar a marca de uma empresa, mas também de patentes, desenhos industriais, topografias, softwares e indicações geográficas.

O registro pode ser feito diretamente no site do INPI, facilitando todo o processo. Assim que você acessar a página inicial do site, é preciso digitar a pesquisa correspondente ao registro de marca e se preparar para preencher todos os campos do formulário.

  • Quando você digitar o nome da marca, o sistema irá verificar se não há nenhuma outra empresa com esse mesmo nome de registro pois, caso tenha ,o nome escolhido não poderá ser usado
  • Deve-se informar também a natureza do registro, se é de marca, patente, serviço e outras especificações
  • Prepare-se para preencher um relatório completo,  com todas as informações necessárias para o registro da marca do seu negócio
  • Depois de finalizado é hora de acompanhar o pedido, a solicitação realizada de registro de marca (de forma online)   

Qual a diferença entre registro de domínio e de marca?

Ambos parecem ser a mesma coisa, mas não são. 

Enquanto o registro de domínio significa ter um endereço virtual próprio e que leva o nome do seu negócio, o registro de marca é algo um pouco mais profundo. Trata-se da autorização que a sua empresa tem para usar determinado nome/marca. 

No vídeo abaixo, você pode conferir como registrar o seu domínio com o UOL Meu Negócio, garantindo assim o domínio da sua loja virtual ou site personalizados com o nome da sua empresa! 

Registro de marca INPI 

De acordo com dados do próprio INPI, o preço médio para registrar a sua marca é a partir de R$ 355,00, referente à taxa de entrada no processo.

Em seguida, pode ser necessário pagar mais R$ 298,00 referente ao aceite do pedido (taxa cobrada para MEI, EPP ou ME). 

Por lei, qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer o registro de marca de um produto, serviço e etc. 

Documentos necessários para fazer o registro de marca

Para fazer o registro de marca do seu negócio, você irá precisar apresentar os seguintes documentos:

  • Guia de recolhimento referente à entrada no processo, retirada na Delegacia Regional do INPI (online)
  • Pedido de registro de marca, é necessário três vias preenchidas
  • Caso seja uma empresa a solicitar o registro, é necessário apresentar o contrato social e o CNPJ da mesma
  • O prazo para o INPI analisar e dar o resultado do pedido é de 60 dias úteis  

Agora que você já sabe como registra a marca da sua empresa, é hora de fazer o mesmo com o domínio de sua loja virtual ou site: faça com o UOL Meu Negócio! 
Além de ter todo o suporte para criar o seu domínio passo a passo, você conta com materiais e profissionais que estão trabalhando para te entregar o melhor! Clique aqui e comece já!

Related posts
Soluções

5 estratégias de sustentabilidade digital para pequenas empresas

4 Mins read
A sustentabilidade digital está se tornando um dos pilares mais importantes para empresas que buscam alinhar suas operações a práticas mais responsáveis,…
Soluções

7 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

3 Mins read
No mundo competitivo de hoje, o atendimento ao cliente pode ser o grande diferencial entre conquistar ou perder um cliente. Com tantas…
Soluções

Taxa de rejeição: o que é e como reduzir para aumentar suas conversões

4 Mins read
A taxa de rejeição é uma métrica essencial para qualquer empresa que atua no ambiente digital. Ela indica a porcentagem de visitantes…