Não tem como negar, a internet faz parte de nossa vida. As pessoas passam muito tempo conectadas pesquisando, comprando produtos e serviços dentro de uma rotina normal de um usuário na internet.
Quando você pensa em colocar o seu negócio no mundo digital, começam a surgir dúvidas: o que escolher.. Uma loja virtual ou um site? O que é domínio, subdomínio e por que são importantes para a minha empresa? Essas e outras dúvidas vamos explicar neste artigo.
Continue acompanhando!
O que é domínio?
O domínio é a identificação de um site. Trata-se do endereço que levará o usuário até uma determinada empresa na internet, então, pense bem no nome que você colocará em seu domínio.
Suponhamos que você queira encontrar o site das Americanas. Ao digitar no Google, o resultado que aparece é: www.americanas.com.br. Então, o domínio do site é Americanas e a extensão é .com.br.
O domínio é o registro pessoal da sua empresa ou marca, já a extensão é o grupo onde a sua empresa se encaixa (é do Brasil, é uma empresa de educação, .edu.com, e etc). Assim, que for escolhido o nome do seu domínio, é preciso registrá-lo para que seja exclusivamente seu.
Qual a importância de ter um domínio para minha empresa?
Além de trazer mais personalidade ao seu negócio, você terá mais autoridade no ramo em que trabalha e os usuários te encontrarão facilmente na internet — aumentando as chances de vender todos os dias.
Isso porque, o mundo está cada vez mais digital e os clientes precisam ter acesso às empresas que pensam no usuário, em como melhorar a experiência deles na internet, e como a sua empresa pode fazer parte desse movimento.
O que é Subdomínio?
Após descobrir o que é domínio, é hora de entender o que é subdomínio. Basicamente, ele serve para direcionar o usuário até uma área do seu website. Por exemplo, uma aba para contar a história da sua empresa, um caminho que leva a um formulário de contato e etc.
O endereço dessas páginas especiais do site são identificados com um subdomínio, é como se fosse o “filho” do domínio principal.
Você pode criar até 100 subdomínios diferentes que tenham a ver com as atividades no seu site. Por exemplo, caso você queira adicionar um blog ao seu website, pode criar o subdomínio como blog.nomedoseusite.com.br ou direcionar para uma página de formulário, ficando assim: faleconosco.nomedoseusite.com.br.
Sabendo o que é domínio e o que é subdomínio, ficará muito mais fácil decidir o que criar em seu site ou blog para atrair mais clientes e cumprir com a sua missão de alcançar mais pessoas para a sua empresa.
Subdomínio ou subdiretório
O subdiretório é uma página ou pasta que você cria dentro do seu site e para identificá-la, é preciso colocar um nome ao final do endereço eletrônico. Por exemplo, se foi criada uma página de blog, o seu endereço ficará assim: www.seusite.com/blog.
Qual dos dois é mais relevante para que o seu site seja encontrado no Google: o subdomínio ou subdiretório?
Bom, para o Google não há dificuldade alguma em encontrar um subdomínio ou subdiretório de um site, mas cabe ao dono da loja virtual ou site criar palavras-chave e termos estratégicos no endereço eletrônico e ao longo do website para que os usuários tenham uma melhor experiência na busca.
Resumidamente, o subdomínio chama o usuário de fora para dentro do seu site. Por sua vez, o subdiretório indica uma página interna ao usuário.
Quais são as diferenças entre domínio e subdomínio?
A principal diferença entre o domínio e subdomínio é a forma como os dois são encontrados pelo Google e Yahoo!, já que os subdomínios são considerados parte do domínio, mas não pertencem a ele.
É como se os buscadores entendessem que você tem um site principal e outras páginas relacionadas ao seu site, por onde os usuários pesquisam de forma separada.
Já o domínio é o nome de registro do seu site, o endereço oficial que pertence apenas à sua empresa.
Como utilizar o domínio e subdomínio de maneira eficaz?
O domínio e subdomínio são ferramentas altamente eficazes para que o seu site seja encontrado pelos usuários, mas também que seja bem apresentado na internet.
Portanto, ao criar um site ou loja virtual, é necessário pensar bem nas palavras-chave inseridas tanto no endereço eletrônico (domínio), como nos subdomínios (blogs criados para o seu site, páginas de venda de produtos e etc).
Além do mais, o subdomínio necessita de uma estratégia mais sólida na construção do conteúdo a fim de impulsionar melhor o site e ser encontrado pelos usuários.
Imagine clicar em um link que leva a um blog, mas a página nunca carrega e dá erro? Você não quer que o seu cliente passe por isso!
Então, lembre-se: o domínio sempre será o ponto principal de um site ou loja virtual, pois ele leva o nome do seu negócio, por isso é importante criar toda essa estratégia.
Por que comprar domínio com o UOL Meu Negócio?
Se você vai comprar um carro zero, prefere conversar com uma pessoa que entenda do assunto, certo?
Com a ajuda de um especialista, todas as decisões são tomadas de forma consciente. O mesmo acontece quando você deseja fazer uma loja virtual ou site: se existem tantas opções no mercado, por que escolher a do UOL Meu Negócio? Veja bem:
Você tem um time de especialistas trabalhando nos bastidores, profissionais que conhecem a qualidade dos produtos que estão oferecendo e sabem os resultados positivos que eles podem trazer.
Procura por profissionais experientes para te ajudar? Que tal 20 anos de mercado, em que a UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços na internet, levando soluções para empreendedores como você!
E quais são as soluções? Criação de lojas virtuais e sites personalizados (sendo possível já registrar o domínio do seu negócio), prontos para você usar e divulgar melhor a sua empresa na internet, com suporte acessível 24 horas por dia para qualquer problema que surgir! Vamos começar?