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Por que o uso de palavras-chave pode aumentar minhas vendas?

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As palavras-chave ou keywords — termo em inglês — fazem parte dos termos que o usuário busca na internet para resolver um problema. 

Quando você deseja encontrar um produto ou serviço no Google, até mesmo para tirar uma dúvida, é necessário digitar a sua pesquisa na internet e esperar os resultados carregarem, certo? 

É aí que entram as palavras-chave! Elas são as responsáveis por guiar o usuário até a solução do seu problema. Neste artigo, você vai saber como usar essa estratégia para que o seu negócio seja encontrado facilmente pelos clientes e aumentar as suas vendas!

O que são palavras-chave? 

As palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa na internet. É por meio dela que os usuários procuram o que precisam nas ferramentas de busca.  

Se você quer encontrar um restaurante em sua cidade, por exemplo, você digita do Google assim: restaurantes em São Paulo, restaurantes no bairro X, melhores restaurantes em SP e etc. Esses termos são as palavras-chave da pesquisa. 

No Brasil, são mais de 17,8 milhões de empresas ativas e elas existem para solucionar problemas! Mas, como os usuários vão encontrar as soluções para esses problemas? Realizando as buscas na internet por meio das palavras-chave!

Então, o que as empresas precisam fazer é usar as palavras-chave em todos os conteúdos, anúncios e demais postagens do seu negócio na internet, informando ao usuário o que ele vai encontrar.  

Por que investir no uso de palavras-chave?

Partindo do ponto de que as palavras-chave estão diretamente ligadas à necessidade do cliente, o que as empresas precisam fazer é usar os termos corretos e que tenham relação com seu negócio em todo conteúdo produzido na internet. 

Isso vai desde a descrição dos produtos em sua loja virtual (ou site institucional), até os anúncios patrocinados.

O Google — ou qualquer outra ferramenta de busca — trabalha da seguinte forma: os algoritmos (mecanismos que rastreiam um conteúdo) que escaneiam os conteúdos colocados na internet, destacam aqueles que possuem melhor desempenho e palavras-chave associadas a um assunto.

Quanto mais assertivo, organizado o conteúdo for, mais fácil ele será encontrado pelos usuários na internet. 

Vantagens que a palavra-chave oferece ao seu negócio online

As palavras-chave são como elos de uma corrente, quanto mais precisa e clara elas forem, a probabilidade de que o usuário encontre o que precisa é enorme

Além da palavra-chave, é necessário que o conteúdo ou produto/serviço apresentado (no caso das empresas) seja de qualidade. 

Afinal, a palavra-chave é um dos primeiros passos de uma estratégia de marketing digital para atrair o cliente. Em especial, em um negócio 100% digital, pois o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa é através de algo que lhe chamou a atenção na internet.  

Maior visibilidade 

São as palavras-chave que aumentam a visibilidade do seu negócio na internet, especialmente quando usadas da maneira correta. 

Os usuários encontrarão a sua empresa ao realizarem uma pesquisa na web digitando o termo que você criou ou que tenha relação com a sua empresa.  

Credibilidade

A credibilidade é o resultado da confiança que os clientes têm em sua empresa, visualizando-a como um negócio que irá resolver o problema deles. E a confiança se conquista através de transparência, dedicação e atenção que a empresa presta aos seus clientes.

Encontre seus clientes com mais facilidade

Qual problema a sua empresa resolve? Para quem se destina o seu produto ou serviço? Saber responder essas perguntas é um dos primeiros passos para que os clientes encontrem a sua empresa na internet! 

Será muito mais fácil criar palavras-chave que vão de encontro a essa busca, sempre pensando que elas devem fazer sentido e remeter ao seu negócio.

Aumento de vendas

Com a empresa sendo encontrada facilmente na internet e os clientes satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos, proporciona uma experiência positiva na jornada de compra. Com isso, o resultado não poderia ser melhor: o aumento das vendas acontece!

Pesquisa de palavra-chave

Até aqui, conseguimos entender que as palavras-chave são importantes para o seu negócio na internet. Mas como inseri-las de forma correta, assertiva e que tenha a ver com a sua empresa?

Existem várias ferramentas que podem te ajudar nesse processo de encontrar os termos- chave corretos para aumentar as buscas pelo seu negócio na internet. Confira quais são:

  1. Ferramentas estratégicas de palavra-chave 
  • Google Trends: trata-se de uma ferramenta gratuita do Google, que serve para verificar quais são os termos mais usados na internet relacionados a uma empresa, um produto ou conteúdo específico. Para usá-lo é muito simples: basta acessar o site e na tela inicial realizar a pesquisa que deseja para encontrar as palavras-chave corretas. Para restringir um pouco a pesquisa, você pode aplicá-la para o Brasil. Ou seja, os resultados apresentados serão de usuários brasileiros reais.
  • Google Keyword Planner: outra ferramenta gratuita do Google que permite o planejamento das palavras-chave, mas de forma mais minuciosa e detalhada. Com ela, você consegue saber se aquele termo é ideal para o seu negócio e até mesmo na criação de campanhas de marketing acessíveis ao seu público.  
  • UberSuggest: essa ferramenta gratuita foi criada por Neil Patel, um dos empreendedores de marketing digital mais requisitados do mercado. Nela, você pesquisa as palavras-chave que deseja associar ao seu negócio, conseguindo visualizar o desempenho delas, se são bem procuradas e acessadas pelos usuários. 

Como colocar uma palavra-chave no meu site?

Para acertar na escolha de palavras-chave para colocar em seu site ou loja virtual, comece a pensar como o usuário: O que ele precisa encontrar? Como ele pode achar a minha empresa de forma mais fácil?

São esses pequenos detalhes que fazem o usuário encontrar de forma mais rápida a sua empresa, otimizando o tempo no dia a dia.

Lista de palavras-chave

Para iniciar, faça uma lista com todas as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio em um papel ou no computador. Veja alguns exemplos:

  1. Empresa do ramo alimentício — palavras-chave sugeridas:   
  • Restaurantes baratos em SP (dependendo de cada Estado do Brasil)
  • Restaurantes em São Paulo
  • Pizzaria no bairro X em SP
  • Supermercado barato
  • Padaria em SP
  • Doces baratos em SP
  • Bolos de festa 
  1. Empresas do ramo do vestuário — sugestão de palavras-chave:
  1. Empresas do ramo de saúde — sugestão palavras-chave:
  • Farmácias em Belo Horizonte 
  • Medicamento X mais barato
  • Consulta médica online
  • Especialista da área Y
  • Consulta médico grátis

Adicionando essas palavras-chave em seu site ou loja virtual, seja na página inicial ou adicionando links que sejam remetidos ao seu negócio, será muito mais fácil os usuários encontrarem a sua empresa.

Estude sua persona

Depois de identificar quem é o seu público, trace um perfil dessa pessoa e pense se ela já sabe o que quer e conhece o seu produto. Podemos identificar os perfis da persona da seguinte forma:

  • Ainda não conhece a sua empresa: a persona precisa ser alimentada com informações relevantes primeiro, tais como e-mail marketing?
  • Já conhece o seu negócio, mas precisa entender mais sobre ele: qual é o comportamento de compra dessa pessoa, o que ela preza na hora de escolher um produto/serviço: preço, qualidade ou entrega rápida?
  • A persona já sabe o que quer e está decidida a comprar: em contrapartida, podemos ter um perfil de uma pessoa que já sabe o que quer e vai de encontro ao seu produto/serviço

Analise os concorrentes

Quem são os seus concorrentes diretos? O que eles oferecem que o seu negócio ainda não tem? Como atrair os clientes da melhor forma? Essas perguntas são importantes para que você crie campanhas de vendas mais completas.  

Descrição dos produtos

Os produtos que você vende em sua empresa podem ser bem apresentados em sua loja virtual — incluindo as palavras-chave que chame o cliente para o seu negócio. Um bom exemplo de descrição seria:

Sapato feminino Peep Toe: 

– Sapato feminino tipo Peep Toe (exemplo de palavra-chave) envernizado, é um modelo clássico que serve para te acompanhar em ocasiões especiais. Confeccionado de forma impecável, possui palmilha confortável e que se adapta bem aos pés.

Disponível nos tamanhos X, Y e Z.

Cores disponíveis: azul, branco, vermelho e etc.

Tamanho do salto: 12 cm.

Meia pata: 3 cm.

Material sintético envernizado.  

Marca: X

Não deixe de adicionar o preço do produto à vista e também parcelado — inclusive se tiver juros — o preço do frete ou se ele é grátis. 

SEO

O SEO ou Search Engine Optimization (otimização de conteúdo para mecanismos de busca) é um recurso aplicado em todos os conteúdos e negócios inseridos na internet. 

Mas, para que funcione, é necessário colocar as palavras-chave em lugares específicos, como:

  • Meta descrição: é um breve resumo escrito do seu negócio, deve ser inserido no momento da postagem da sua empresa na internet, é uma chamada para que o cliente acesse a sua página. Deve conter até 160 caracteres
  • Títulos: são os títulos dos produtos ou serviços oferecidos em sua empresa. As palavras-chave podem ser inseridas neles
  • URL: é o endereço onde o seu site ou loja virtual está localizado na internet. Além disso, é muito importante que ele tenha o nome do seu negócio (veja aqui como ter um domínio com o nome da sua empresa do UOL Meu Negócio)

Cada etapa que citamos aqui sobre as palavras-chave podem ser aplicadas em seu negócio, gerando muito mais visibilidade e credibilidade na internet. 
Para te ajudar ainda mais, confira esse conteúdo de valor que fala sobre marketing de conteúdo, um guia completo para você aplicar em sua empresa e construir a sua marca na internet! Clique aqui para acessar!

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