Conheça o serviço de agendamento online para sua empresa
Até poucos anos atrás, quando se falava de organização de tarefas e horários, usava-se a agenda de papel. Hoje em dia, com a moda dos softwares e aplicativos, o gerenciamento do dia a dia pode ser feito na tela de um celular ou notebook.
Estabelecimentos que prestam serviços precisam otimizar suas agendas, para administrar os dias mais concorridos e otimizar os horários vazios. Além de melhorar o atendimento, manter o controle da agenda de consultas é fundamental para gestão comercial do estabelecimento.
O sistema de agendamento oferece uma série de benefícios tanto para os proprietários como para os clientes.
Um sistema de consultas agendadas bem gerido reduz drasticamente o tempo de espera dos clientes e melhora organização do compromisso na agenda. Evitam-se os habituais “horários de ponta”, seguidos de horas frustrantes de inatividade.
Outra questão é que as pessoas buscam cada vez mais praticidade. Poder agendar o próprio horário sem intermediários é uma facilidade interessante para ser oferecida aos clientes.
O cliente acessa seu site, seleciona o melhor horário, marca o horário e pronto. A hora marcada aparece na agenda dele e até a data do compromisso, vários lembretes são enviados.
Os sistemas de agendamento costumam enviam lembretes por e-mail e SMS.
Quando o cliente sabe que não poderá comparecer ao compromisso, ele consegue avisar com antecedência. Isso aumenta o comprometimento e evita perdas com ausências de última hora, além de otimizar o tempo da sua equipe com os lembretes automatizados.
Para melhor gestão da agenda de compromissos, é importante analisar qual o tipo de atendimento e o tempo dispendido caso a caso.
Em um primeiro contato, gasta-se mais tempo para que uma boa relação atendente-cliente seja bem estabelecida. Entretanto, os atendimentos de rotina são mais rápidos, podendo variar o tempo de acordo com o atendimento.
Assim, para organizar assertivamente uma agenda e adequar melhor o tempo, é importante separar os atendimentos de rotina dos primeiros atendimentos.
É importante que sejam avaliadas as particularidades de cada cliente, levando-se em conta não só o motivo do contato, mas o perfil de cada cliente.
Haverá clientes que demandarão maior atenção e têm mais necessidade de se expressar, o que, sem dúvida, exigirá um tempo maior de atendimento.
Intercalar esse tipo de cliente com pessoas que podem ser rapidamente atendidas é uma ótima estratégia para agilizar os seus horários sem prejudicar o cumprimento da sua agenda e assegurar a sua produtividade.
Uma boa medida a ser adotada é reservar um tempo de 10 minutos entre um atendimento e outro, para conseguir encerrar o atendimento anterior com calma e se preparar para o próximo.
Você já possui um software de agendamento online? Conheça o Agendador UOL e automatize a agenda do seu negócio.