A série Black Friday veio para ajudar os lojistas virtuais a se prepararem para a principal liquidação do comércio eletrônico. Planejamento, logística e atendimento serão temas abordados nos próximos textos. Além disso, iremos trazer dicas para o período pós-evento, que muitas vezes acaba sendo esquecido pelos empreendedores, mas é bem importante para o sucesso absoluto da ação. Esse é quarto texto de um total de 5. Leia antes os primeiros:
Série Black Friday (Parte 1): Prepare-se para esse grande evento do comércio eletrônico
Série Black Friday (Parte 2): Planeje-se para não fazer feio na sexta-feira
Série Black Friday (Parte 3): Organize-se para que seu BackOffice não te deixe na mão
Há quem diga que propaganda é a alma do negócio. No entanto, há também, aqueles que acreditam que o atendimento é a verdadeira espinha dorsal de uma empresa de sucesso. Pelo sim ou pelo não, melhor não vacilar em nenhum desses dois pontos.
Aliás, na questão do atendimento, não dá mesmo para vacilar porque tem fiscalização de olho e isso pode prejudicar a imagem da sua empresa. Desde 2013, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Ética para as lojas virtuais participantes do evento. E entre os pontos abordados, há um capítulo inteiro dedicado ao Atendimento ao Cliente. Adiante, iremos levantar os quesitos necessários para que sua loja virtual fique de acordo com essas boas práticas.
Já no que diz respeito a divulgação, não é preciso explicar a importância que ela tem, não é mesmo? Para vender, é preciso que os consumidores saibam que sua loja está participando do evento e que tem produtos com descontos bacanas dando sopa no seu site. E eles só saberão de tudo isso, se você divulgar.
Portanto, sem mais delongas, vamos a algumas dicas práticas para você anteder bem os seus clientes na Black Friday e divulgar sua participação:
Atendimento
Não custa lembrar que existe uma regra que obriga as lojas virtuais a possuírem canais eficientes de contato. E partindo do princípio que você está dentro das normas (certo?), sua loja possui, pelo menos, um e-mail de contato, o qual você responde o mais rápido possível as dúvidas do consumidor.
Pois saiba que essas mensagens tendem a aumentar consideravelmente durante o evento. Portanto, se você só possui uma forma de contato, seja e-mail ou telefone, é melhor reforçar isso e apostar em mais canais.
Deixe uma linha dedicada ao seu cliente, e um e-mail de contato que seja respondido de imediato. Se puder investir em um chat online, melhor ainda! E, obviamente, alguém disponível para atender a esses canais. Se não será possível que esse alguém seja você, reforce a equipe. O importante é não deixar o cliente sem atendimento.
Uma outra alternativa viável, é utilizar o Whatsapp. Ele é prático, móvel, de baixíssimo custo e utilizado por, provavelmente, a maioria dos seus clientes. Só não se esqueça de deixar visíveis todos esses meios de contatos em seu site para que o cliente possa identificá-los rapidamente.
Ah, sabe o que é uma “mão na roda” também? Uma página de FAQ. Se você não possui, ainda há tempo de criar uma, se já tem, vale atualizá-la com as principais questões pertinentes a data. Ela pode esclarecer boa parte das dúvidas do cliente e desafogar os seus canais.
Divulgação
As ações básicas que sempre citamos por aqui, como envio de e-mail marketing e divulgação nas redes sociais, devem estar no topo de suas prioridades. Não é cedo para já avisar ao seu cliente sobre o evento. Assim como, no dia, não é tarde para comunicá-los.
Comece a divulgação com antecedência, mas não a abandone próximo a data. Pelo contrário, intensifique-a, pois quanto mais perto estiver, mais os consumidores vão se interessando pelo assunto e se empolgando com a ideia.
Reforce a propaganda
Outro meio interessante para divulgar sua participação é fazer parceria com o site oficial do evento. Lojas de qualquer tamanho podem participar, desde que tenham estrutura para atender a demanda e cumpram com as exigências básicas feitas pela promotora do evento. Para mais informações, use o formulário de contato do próprio site.
Agora, é só esperar pela sexta-feira e liquidar geral. Mas a série ainda não acabou, no último texto você vai saber o que fazer depois do evento e descobrir quais são as próximas datas importantes para o comércio eletrônico brasileiro.
⇒ Descubra, no vídeo abaixo, como vender mais na Black Friday usando as ferramentas certas:
Não perca o último texto da série: