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Série Natal: Como se destacar dos (muitos) concorrentes do período

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Dicas para você sair na frente da concorrência!

A série Natal vai abordar tudo que um dono de loja virtual precisa saber para se preparar para a data comemorativa mais lucrativa do ano: o Natal. Vamos apresentar o perfil do e-consumidor brasileiro, como eles agem nessa época e traremos dicas para você se destacar na multidão e aproveitar ao máximo o poder do e-mail marketing nesse período festivo. Esse é o terceiro texto de uma série de 5. Leia também os primeiros:

Série Natal (Parte 1): Chegou a hora! Prepare-se para vender muito no Natal

Série Natal (Parte 2): Perfil do e-consumidor brasileiro durante as compras de Natal

O que é o que é um pontinho brilhante no meio da multidão?

A sua loja virtual! Isso mesmo. A ideia é essa: ela precisa ser aquela que pisca entre tantos outros comércios. E bota “tantos” nisso. Segundo a ABComm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico) existem cerca de 45 mil lojas virtuais no Brasil.

Claro que muitas não são suas concorrentes nem diretas, mas na época de Natal a probabilidade do número de concorrentes indiretos aumentar é grande. Afinal, presente é presente e pode ser dos mais variados tipos, vai da criatividade, gosto e bolso de cada pessoa.

E numa dessas, por exemplo, uma loja de perfumes que acredita não ser concorrente de uma loja de chocolates, pode acabar perdendo clientes para essa concorrente indireta, se algum fator chamar mais a atenção, como o preço ou o frete grátis. No texto passado, falamos, inclusive, do peso que esse último item tem na decisão de compra do consumidor.

Portanto, dá para perceber a importância de ser um destaque nessa época. Mas como fazer isso? Bem, temos algumas dicas para lhe ajudar:

Atendimento personalizado

Ninguém gosta de lidar com gente mal-humorada e todo mundo gosta de um mimo. Então, a receita é fácil, seu atendimento tem que ser humanizado, eficiente e pessoal. Chame o cliente pelo nome, mostre que você o conhece e que está disposto a ajudá-lo no que for preciso.

⇒ Ainda não tem uma loja virtual? Monte já a sua loja virtual, ainda dá tempo de faturar com o Natal!

Um bom programa de CRM pode ajudá-lo a conhecer e entender melhor o seu cliente, direcionando o atendimento às suas necessidades. Personalizar os e-mails marketing também é uma estratégia importante para ganhar notoriedade. Aliás, e-mail marketing é um capítulo a parte. No próximo texto, falaremos somente sobre esse tema.


Links Patrocinados

“Ah, procura no Google”. Quem nunca disse ou ouviu essa frase? Não é à toa que aparecer entre os primeiros resultados dos sites de busca é um dos grandes desejos de todos os sites. Isso porque quanto antes na busca, maiores as chances do clique.

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Aparecer primeiro do que seus concorrentes nos buscadores, com certeza, é um jeito de se destacar. Separe uma verba para investir em Google Adwords.

Selecione cuidadosamente as palavras-chave, apostando em termos específicos como “presentes criativos de Natal”. Claro, não custa dizer que essas palavras precisam fazer sentido para sua loja e seus produtos.

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Brindes e Cortesias

O cliente naturalmente já gosta de ganhar coisas das empresas, aliás, o ser humano em geral. Na época de Natal, isso fica ainda mais latente, afinal, quem não curte uma “lembrancinha” de Natal?

Você não precisa investir muito dinheiro nisso, um mini panetone, por exemplo, já agrada, faz o cliente se sentir lembrado e querido e o investimento não é tão alto. Você pode estipular algumas regras para o ganho do brinde, como um valor mínimo a ser gasto no loja, a fim de incentivar o cliente a comprar mais.

Descontos e bônus

Claro, um bom preço, uma promoção bacana, ou um chorinho sempre serão boas armas para conquistar um cliente. Já publicamos por aqui, uma série especial que te ajuda a planejar uma promoção de sucesso. E o Natal, é um bom momento para colocar uma dessas em ação.

Se não for possível colocar uma dessas estratégias em prática, seja por falta de tempo, planejamento ou finanças, outra opção é oferecer bônus para próximas compras ou descontos de acordo com valor gasto ou quantidade de peças compradas.

Alie esses quatro diferenciais e, com certeza, a sua loja irá reluzir na multidão. Não perca o próximo texto e descubra os segredos para um boa campanha natalina de e-mail marketing. Veja esse e os outros artigos da série:

Série Natal (Parte 4): E-mail marketing – o que não pode faltar para sua campanha ser um sucesso

Série Natal (Parte 5): Seja o Papai Noel e não o bicho-papão para o seu cliente

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