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Site ou blog: qual dos dois criar para a minha empresa?

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Veja para quais ocasiões cada ferramenta é mais recomendada

Se você tem um negócio, provavelmente, já sabe que precisa de um canal de contato com seus clientes na internet. Isso porque é necessário que eles encontrem sua marca enquanto fazem pesquisas no Google, tenham um local para consultar as informações sobre a sua empresa e, claro, façam contato com você.

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Isso sem dizer que o conteúdo é uma ótima fonte para captar e se relacionar com novos e antigos consumidores. Não é difícil encontrar marcas que tenham blogs corporativos. Eles são usados para alimentar o público com conteúdo sobre seus produtos e mercado, mostrar a importância dos seus serviços e ajudar a sanar dúvidas que estejam impedindo as pessoas de fechar a compra.

Sabendo disso, você vai se perguntar: O que é melhor para o meu negócio – criar um site institucional ou um blog corporativo? Vamos ajudá-lo com essa dúvida cruel. Confira!

⇒Você quer vender produtos pela internet? Então, este texto pode ajudá-lo: Site ou loja virtual – qual é o melhor para o meu negócio?

O que são sites institucionais

Os sites geralmente são estáticos, isso significa que depois que o projeto é finalizado, poucas coisas poderão ser alteradas. Isso porque a estrutura dos sites é mesmo, naturalmente, mais rígida e atemporal e não precisa ser atualizada com muita frequência, a menos que seja um site de notícias, claro.

⇒ Leia também: Saiba como criar sozinho um site para sua empresa

Eles geralmente têm uma página principal e são recheados de outras páginas que falam sobre a história da sua empresa, a missão, visão e valores, produtos/serviços oferecidos etc.

São canais para marcar presença na web, expor a sua marca e oferecer mais um meio de o cliente encontrar a empresa (navegando pela web).

O que são blogs corporativos

Os blogs têm sido considerados por muitos marqueteiros um dos instrumentos mais eficientes na conversão de clientes, e não é difícil de entender por quê. Um texto bem escrito tem o poder de dar informações e persuadir o público, a ponto de colaborar no processo de decisão de compra.

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A estrutura de um blog é um pouco diferente da de um site. Aqui, o foco está nos posts, que são textos publicados com certa frequência no blog. Enquanto o site é estático, o blog deve estar sempre sendo atualizado, porque é uma ferramenta de conteúdo.

Os blogs são excelentes ferramentas para conversar com o público, estabelecer-se como referência em um assunto e disseminar a sua marca, ou seja, fazer branding.


Como eu escolho entre os dois?

Como as duas ferramentas servem a propósitos diferentes, é seguro dizer que o ideal é ter os dois. Projete um site institucional com páginas sobre a empresa que, também, tenha uma aba de blog, para que sua marca tenha um canal de conteúdo.

Mas, se você precisar escolher entre um ou outro, é bom parar para pensar em qual seu maior objetivo. Se você sente que deve fortalecer sua comunicação com o público, provavelmente o blog é o ideal. Mas, se você prefere ter uma estrutura mais formal e pensar em comunicação online por meio de outras ferramentas, pode apostar no site.

Independentemente de qual meio você escolher, lembre-se que ele será o seu “cartão de visita” na internet, e é preciso planejar sua comunicação visual e conteúdo, pensando no que o seu público gosta e pelo que se interessa.

Não se esqueça que você pode contar com o UOL Meu Negócio na hora criar seu site ou criar um blog. Com ferramentas intuitivas e preços acessíveis, sua marca estará em instantes na internet!

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