HospedagemTecnologia

Subdomínio ou diretórios dentro do site: prós e contras de cada um

3 Mins read

Escolha a melhor forma de criar espaços específicos no seu site

Em um primeiro momento, a maior preocupação de qualquer empreendedor que começa a se aventurar no mundo digital é encontrar um domínio apropriado, construir um site bonito e funcional que atraia os clientes e o ajude a vender.

Mas, com o tempo, pode ser que surjam outras necessidades. Por exemplo, imagine que você trabalha com massas artesanais. No começo, tudo o que você queria era um site institucional para colocar as informações sobre sua marca e ter mais um canal de comunicação com o seu público.

Só que um belo dia você percebe que sua operação ficaria muito mais automatizada e poderia expandir suas vendas mais facilmente se tivesse, também, um e-commerce. Depois, alguém te falou sobre a importância de produzir conteúdo para educar e criar um relacionamento com os seus clientes. Bem, então é hora de fazer um blog também, certo?!

>> Veja Motivos para adotar estratégias de marketing de conteúdo ainda em 2017

Só que essas duas estruturas precisam de um espaço próprio para operar, e aí chega o momento de escolher entre duas formas de construção de páginas, contratar um subdomínio ou criar diretórios dentro do domínio principal.

Subdomínio

Talvez você já tenha ouvido falar nele, mas nunca considerou fazer um para o seu site. O subdomínio nada mais é do que um endereço derivado de um domínio principal e que serve a um propósito específico.

No nosso exemplo da fábrica de massas artesanais você pode ter como domínio geral o www.massasartesanais.com.br e como subdomínios www.loja.massasartesanais.com.br e www.blog.massasartesanais.com.br

Agora ficou mais claro, não é mesmo? Tudo o que vier à esquerda do seu endereço principal é considerado um subdomínio. E existem alguns pontos positivos e negativos de criar um local específico no seu site dessa forma.

Para começar, no UOL HOST você pode criar quantos subdomínios quiser, não há limites! Além disso, o subdomínio ajuda o consumidor a identificar logo de cara qual a área do site que ele quer acessar. Sem ter que navegar pelo seu site procurando, você faz o consumidor poupar tempo e evita que acabe desistindo durante a busca.

No entanto, sempre que registrar um novo subdomínio será necessário refazer a configuração nos DNS do seu site, para que a hospedagem aponte para o endereço certo. Esse não é, necessariamente, um ponto positivo, mas é uma etapa a mais de trabalho que você precisa considerar.

Se você tiver contratado um certificado SSL padrão para seu domínio principal, ele não vale para os subdomínios que você registrar depois. Se você vai escolher um endereço para o seu site e já sabe que terá alguns domínios derivados, o ideal é escolher um SSL específico para subdomínio. Você também encontra esse certificado no UOL HOST!

>> Veja aqui Tudo o que você precisa saber sobre domínio de sites


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Diretório dentro do site

Essa é uma opção mais comum e, mesmo que você não saiba, provavelmente já a utiliza. Criar um diretório dentro do site ou uma subpasta significa fazer uma pasta específica para um conteúdo. Diferente do subdomínio, neste modelo a identificação fica à direita do domínio, como em www.massassartesanais.com.br/loja ou www.massasartesanais.com.br/blog.

Fazer um diretório, geralmente, é considerado mais prático, uma vez que não é necessário refazer o processo de reconfiguração de DNS e o certificado SSL é válido, uma vez que se trata de um mesmo domínio. Ah, e naturalmente, criar um diretório no seu site também é gratuito.

Como muitos sites se valem dessa estrutura, pode ser mais natural para o cliente digitar esse formato de endereço. Contudo, nesse aspecto cabe uma pergunta: você prefere ter um modelo que a maioria tem e quer sair do lugar-comum e fazer diferente? Se essa é uma característica boa ou ruim depende de você!

Entre subdomínios e diretórios não existe um melhor ou pior, mas conhecendo melhor cada uma das suas opções você pode decidir pelo que faz mais sentido para você e o seu site.

Independentemente da escolha, conte com o UOL HOST para registrar seus domínios! Só no UOL HOST você ganha um e-mail personalizado e tem mais de 60 extensões diferentes para escolher.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…