Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Tudo o que você precisa saber sobre certificado SSL para lojas virtuais

3 Mins read

O que é e por que você precisa de um desses em seu site

Quando o e-commerce começou a se popularizar, a maioria das pessoas tinha receio de comprar pela internet. Embora hoje ainda exista essa preocupação, ela é bem menos latente.

? Baixe e-book grátis: Como montar sua primeira loja virtual

Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apurou que, em uma escala de 0 a 10, os brasileiros dão nota 9,3 para as lojas virtuais. O mesmo relatório demonstra, ainda, que duas em cada dez pessoas (cerca de 19% dos entrevistados) só se sentiram seguras para fazer uma compra online entre 2013 e 2014.

Esse aumento da confiança e satisfação com o e-commerce tem vários motivos, como a facilidade e disponibilidade, melhores preços, variedade de produtos e promoções e um dos mais importantes pontos: o desenvolvimento dos processos voltados para a segurança.

Quando falamos em vender pela internet, estamos lidando com dados pessoais, número de documentos, informações de cartões de crédito e de contas bancárias. Por isso, é fundamental assegurar que todas as transações estarão protegidas de vazamento.

? Leia também: Sua loja virtual é segura? Então prove!

Se você tem ou está pensando em criar uma loja virtual e quer garantir essa segurança para você e seu cliente, precisa conhecer o certificado SSL.

O que é SSL?

SSL significa Secure Socket Layer e é um protocolo criado para dar uma camada extra de segurança aos sites. Desenvolvido em 1994, pela empresa de tecnologia Netscape, ele é um dos recursos mais reconhecidos em termos de proteção de sites.

O que o SSL faz é criptografar informações em uma transação para que, se por acaso elas forem interceptadas por alguém com más intenções, seja impossível acessar o conteúdo e usar os dados transferidos.

Você sabe que um site tem certificado SSL e, portanto, é mais seguro que os outros sempre que ele começa com “https://” em vez de “http//” e quando aparece um cadeado ao lado da barra de endereço.

Leia também: Uso de HTTPS poderá contar pontos para SEO


Por que devo ter um na minha loja?

Ter o certificado na sua loja virtual significa ter proteção redobrada tanto para você quanto para o seu cliente. Além disso, boa parte das pessoas já sabe que o cadeado na barra de endereço significa mais segurança, por isso ter o SSL pode resultar em mais credibilidade e confiança para o seu negócio.

Como funciona o certificado?

Quando você acessa um site, o seu navegador automaticamente pede ao servidor um certificado digital. Quando o certificado é identificado e validado, suas informações são criptografadas (viram uma espécie de código) e você segue navegando normalmente.

Os dados codificados são recebidos pelo servidor e, só então, podem ser decifrados com uma chave de segurança especial. O mesmo processo acontece quando o servidor envia informações para o seu navegador.

Isso garante que, se alguém tentar interceptar os dados no meio do caminho, não poderá ter acesso, já que não sabe como decifrá-los. Nesse caso, é como se o interceptador mal-intencionado tivesse um cofre, mas não soubesse o segredo para abri-lo.

Quando o navegador não identifica nenhum certificado válido, uma notificação é exibida na tela, oferecendo ao visitante a possibilidade de encerrar a sessão ou continuar navegando assim mesmo.

Como adquiro o meu certificado SSL?

Se você tem a loja virtual do UOL ou seu e-commerce open source é hospedado no UOL HOST, fique tranquilo, o seu site já conta com um certificado de segurança Let’s Encrypt.

Aproveite e baixe e-book grátis: Como montar sua primeira loja virtual

Se você não tem um certificado SSL, é só clicar aqui.

Que cuidados devo tomar ao comprar?

Existem várias empresas comercializando certificados SSL, e você deve prestar atenção em alguns pontos antes de contratar o seu. É interessante fechar negócio com uma empresa que tenha reconhecimento no mercado e suporte em português (algumas empresas só têm atendimento em inglês e, se você não dominar o idioma, vai ter bastante dificuldade se surgirem dúvidas). Antes de contratar, tire todas as suas dúvidas.

É importante, também, estar atento ao prazo de renovação. Você precisa estar ciente de quando deverá fazer um novo pagamento para manter o certificado SSL ativo na sua loja virtual.

Se não quer ter essa preocupação e passar por todo esse processo, venha para o UOL. Todos os planos de Hospedagem garantem um site com certificado SSL.

Related posts
Soluções

Ameaças virtuais: conheça os tipos e como proteger seu site delas

6 Mins read
Você já pensou em criar um site para o seu negócio, blog pessoal ou portfólio online, mas ficou com medo de possíveis…
Soluções

Quais são as diferenças entre SEO e mídia paga?

6 Mins read
No mundo do marketing digital, duas estratégias muito importante se destacam: SEO (Search Engine Optimization) e mídia paga. É importante entender que…
Soluções

Como aumentar o tráfego do seu site: 6 estratégias essenciais para o sucesso online

3 Mins read
Hoje em dia, com um cenário online cada vez mais competitivo, a capacidade de direcionar tráfego para o seu site é muito…