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Saiba o que é um review e como ele pode ajudar sua loja

5 Mins read

Você já fez pesquisas para conferir a avaliação de um filme antes de ir ao cinema ou ver a nota de um restaurante antes de fazer sua reserva? Então você sabe o que é um review. Esses comentários – que também podem vir acompanhados de nota – são extremamente úteis na hora de comparar e comprar produtos na internet.

Avaliações positivas e negativas – que podem ser feitas por especialistas ou por outros consumidores que já compraram na sua loja – influenciam a decisão de quem ainda não conhece seu produto ou serviço

Algumas lojas permitem que o cliente faça reviews dentro do seu próprio site. Isso não só demonstra preocupação com a transparência, como também pode ser o incentivo que o cliente indeciso precisa para fechar a compra.

E tem mais! Os reviews ainda ajudam a gerar conteúdo original para sua loja e a posicioná-la melhor nos mecanismos de busca.

Um review pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Quer conhecer todos eles? 

Acompanhe o conteúdo que o UOL Meu Negócio preparou para você!

O que é um review de produtos?

Já parou para pensar no impacto que o review de produtos pode provocar nas suas vendas? Se você é um empreendedor que trabalha com uma loja virtual, não pode perder a chance de usar esse recurso a favor do seu negócio!

Mas antes, vamos entender o conceito teórico dessa funcionalidade?

Um review de produto é quando o cliente expõe a experiência de compra sobre determinado item, seja ela positiva ou negativa. Essa opinião pode ser publicada em diferentes plataformas, como Google, Facebook, Instagram ou na página de produto da loja virtual. 

Mas atenção! Nada de tentar manipular a opinião dos consumidores, nem publicar falsos reviews para elevar a nota do seu produto. Grandes marcas já cometeram esse deslize e mancharam a imagem no mercado. Lembre-se: o consumidor não é bobo!

Quer um exemplo prático? Veja como a Amazon utiliza bem o recurso, destacando tanto a melhor quanto a pior avaliação do produto oferecido:

Saiba as vantagens do review de produto

Permitir que o cliente diga o que pensa sobre o seu produto/serviço mostra que a sua empresa quer ouvi-lo. Mais que isso, um review de produto deixa claro que a sua marca é transparente e está disposta a melhorar!

Aliás, essa é uma questão que precisa ter a sua atenção. Caso a sua empresa receba alguma crítica negativa, aproveite para analisar o que pode ser aperfeiçoado. É através desses comentários que podem surgir novas ideias.

Entre as inúmeras vantagens de um review, podemos destacar:

Aumenta a credibilidade da sua empresa e fideliza os clientes

Se você já trabalha com foco no cliente, não tem nada a temer nas avaliações, concorda? A longo prazo, esse recurso ajuda a construir uma maior credibilidade, além de melhorar a reputação da marca perante o consumidor.

Ou seja, o review demonstra que a sua empresa está aberta às críticas, se preocupa em oferecer bons produtos e está atenta a possíveis melhorias!

Reduz o custo de aquisição por clientes

Quanto mais transparência nos processos, mais o cliente se sente seguro e se torna um comprador recorrente da sua loja. Por conta dessa fidelização, fica mais fácil conseguir clientes para sua empresa.

Assim, você passa a gastar menos com anúncios e no “custo de aquisição por cliente”, ou seja, o quanto custa para atrair um novo consumidor para sua loja.

Permite que você tenha acesso às informações do consumidor

Já tem uma persona definida para a sua marca? Se ainda não, o review de produtos é um ótimo aliado para você conhecer o seu consumidor ideal!

Quando o cliente expõe a opinião sobre um item comprado na sua loja, você ganha uma excelente oportunidade para entender suas preferências. Além disso, fica mais fácil entender quais ações devem ser feitas para aumentar o nível de satisfação dos clientes.

Lembre-se: quanto mais satisfeito ele estiver, maiores as chances da sua marca ser recomendada!

Aumenta a taxa de conversão

Quando você está no papel de consumidor, não fica receoso de comprar em uma loja pela primeira vez? Normal, não é mesmo? Afinal, fica difícil saber se os produtos são de qualidade ou se a entrega é realizada no prazo.

Segundo pesquisa realizada pela Spiegel Research Center, os itens com avaliações podem vender até 270% mais se comparados aos produtos sem reviews.

Portanto, pense em como o review pode melhorar a experiência de compra do seu cliente. Com ele, todas as informações básicas ficam visíveis. Através da opinião de outros compradores, o seu cliente se sente mais seguro para finalizar um pedido!

Melhoria no SEO 

Ser encontrado de maneira orgânica é o sonho de todo empreendedor. Muita gente não sabe, mas um dos critérios de ranqueamento do Google é a quantidade de conteúdo espontâneo gerado pelos clientes.

Os reviews de produtos podem trazer efeitos bem positivos, principalmente quando contém avaliações favoráveis. Ou seja, se a sua marca receber boas avaliações, conquistará mais autoridade e relevância.

Dessa forma, aumentam as chances do seu site alcançar o topo dos buscadores!

Ajuda a aumentar suas vendas

Lembra quando falamos no aumento das taxas de conversão? Pois bem, a presença da seção de reviews no seu site também ajuda na prospecção de novos clientes e vendas!

Fica simples entender o motivo: as opiniões dos consumidores fazem com que a mensagem de marketing deixe de ser entendida só como um discurso de marca.

Esse recurso humaniza o seu negócio. Ou seja, as pessoas fazem uma propaganda gratuita do seu produto, justamente porque aprovam e reconhecem a qualidade dele!

Realizar alterações no e-commerce

Mas como nem tudo são flores, as críticas negativas também podem surgir. Mas tenha calma, isso não é o fim do mundo. Aliás, quem trabalha com atendimento ao público precisa estar preparado para isso.

Importante: jamais exclua ou ignore esses comentários!

O ideal é que você responda a reclamação com total educação. Afinal, esses comentários são uma boa oportunidade de mostrar que você se importa com o cliente. Portanto, aprenda com os erros e faça melhorias constantes nos seus processos.

Como incentivar que seus clientes deixem mais reviews?

Até aqui você já entendeu a importância de um bom review para a sua marca. Mas vale lembrar que nem tudo cai do céu. Para receber novas avaliações (se forem positivas melhor ainda), o empreendedor precisa seguir algumas boas práticas:

  • Oferecer uma boa experiência de compra: as compras virtuais já viraram rotina na vida dos consumidores. Portanto, mais do que oferecer um bom produto, é fundamental se destacar. Se o cliente notar que você fez mais do que o esperado, ele se sente mais confiante em deixar uma avaliação positiva no seu site. 
  • Fazendo divulgação: elogios merecem ser expostos, principalmente em um universo tão concorrido quanto o das vendas online. Portanto, use as suas redes sociais para mostrar os reviews de outros clientes. Além de ajudar na decisão de compra, esses comentários podem incentivar outras pessoas a compartilharem suas opiniões.
  • Saber quando solicitar o review: existe um momento certo para solicitar um review, e isso tem relação com o pós-venda. Afinal, não faz sentido pedir a opinião de um item que o cliente ainda nem recebeu. Rastreie a entrega e peça com gentileza para que o cliente compartilhe sua opinião – um bilhetinho na encomenda é uma ótima estratégia!

Agora é com você!

Ainda não solicitou o review de produtos dos seus clientes? Não perca mais tempo e aproveite esse excelente recurso para se destacar ainda mais!

Se você ainda não tem a sua loja virtual, o UOL Meu Negócio te ajuda agora mesmo. Acesse o nosso site, escolha um plano que cabe no seu bolso e comece as suas vendas com uma Loja VirtUOL!

Só não esqueça de seguir as nossas dicas e prestar um bom atendimento, hein?!


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