Como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

Como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

Muitos empreendedores se preocupam com seus produtos e serviços, com a imagem da empresa e como vão atrair consumidores. Mas você, enquanto dono de seu negócio, já se perguntou como é a experiência de compra de seus clientes?

Quando o cliente tem uma experiência boa com sua marca, além de ter mais chances de se tornar um comprador fiel, sair satisfeito é a melhor propaganda possível para seu negócio.

Para proporcionar uma boa experiência ao consumidor é necessário repensar o processo de venda, desde a chegada de seu cliente até a avaliação de seus produtos. Veja, a seguir, o que é experiência de compra e como aplicar no seu negócio virtual. 

O que é experiência de compra?

A experiência de compra diz respeito à conexão emocional que o seu negócio cria com seus consumidores. Isso está relacionado com o que sua loja proporciona, despertando sentimentos positivos nas pessoas, que criam em seguida um vínculo forte com sua marca.

Então, ela tem o objetivo de colocar os clientes no centro do seu negócio. Para isso, é necessário estar atento nos diferentes processos da sua empresa. 

O modo de se relacionar com os clientes na internet exige maior atenção e dedicação.

Diferente das lojas físicas, as lojas virtuais precisam estar atentas em melhorar cada vez mais a experiência dos clientes. Se as lojas físicas possuem atrativos diversos como cheiros, música ambiente e um contato pessoal através de seus atendentes, no mundo virtual é um pouco diferente.

Porém, segundo o SEBRAE, 50,9% dos consumidores associam a melhor experiência no momento da compra com as lojas virtuais. Ou seja, ponto positivo para quem quer vender na internet. 

Logo, cada vez mais os clientes estão exigentes no mundo virtual, já que 36% iniciam suas pesquisas de compra através da web. 

Assim, boas experiências atraem ótimos clientes. Pensar nas estratégias de encantamento de seu público pode facilitar o sucesso de seu negócio. 

Acompanhe, a seguir, algumas dicas que podem fazer de sua marca a queridinha nos acessos e nas vendas online.

7 dicas para encantar seu cliente e melhorar sua experiência de compra 

Melhorar a experiência e jornada do cliente podem facilitar a fidelização de seu público, pois as chances dele sair satisfeito são maiores, assim a possibilidade da divulgação boca a boca da sua marca são altas. 

Que tal encantar o cliente de uma maneira que possa impulsionar suas vendas e ainda trazer um ótimo retorno financeiro? Papel e caneta na mão, preparamos 7 ótimas dicas que vão encantar seu público e auxiliar na experiência de compra!

1. Crie páginas de categorias de produtos

Para melhorar ainda mais a experiência de seus clientes, criar páginas de categorias de produtos em seu site ou loja virtual vai auxiliar que suas mercadorias sejam encontradas com facilidade por seu público. 

Além disso, as páginas podem conter uma interatividade que facilite a compra e a permanência de seus consumidores no seu site. Assim como uma loja física que tem seus produtos separados por setores, no mundo virtual não é diferente.

Então, identifique as categorias e veja através da análise de acesso ao seu site quais as páginas mais visitadas, de modo a auxiliar na sua organização. 

2. Coloque a descrição do produto de forma atrativa e detalhada

Como seu cliente está acessando sua loja de casa, ele precisa ter os máximos recursos para conhecer seus produtos e realizar a compra.

Para isso, uma descrição detalhada, trazendo especificações importantes como também outras informações especiais que vão desde o tamanho, peso, cor até a textura, vai colaborar para que seu cliente adicione os produtos no carrinho de compras.

Utilize o máximo de informações possíveis, apresentando ao seu cliente o que de fato seu produto é e representa. Não poupe os detalhes, eles são perfeitos para o sucesso de suas vendas. 

3. Faça sugestões de produtos

Você conhece sua marca como ninguém, então utilize isso para apresentar sugestões de produtos que criem maior interesse pela compra de seus clientes. 

Como comentado anteriormente, observar quais são os ítens de sua loja com maior acesso pode ser interessante nessa etapa. Sugerir produtos vai facilitar a tomada de decisão, já que muitos usuários acessam as lojas virtuais para ter certeza da compra. 

Aproveite para criar pontes entre seus produtos, mesmo que estejam em categorias diferentes. Assim, criar combinações e kits pode ser benéfico ao sucesso do seu negócio. 

Aproveite também para sugerir produtos que sejam próximos ou da mesma coleção que o seu cliente tem interesse. 

4. Aproveite datas comemorativas

As datas comemorativas são ótimos momentos para atrair clientes, vender mais e tornar a experiência de compra ainda maior. Aproveite os feriados ou dias especiais para apresentar produtos que façam relação com o período.

Lançar novos produtos também pode ser interessante. Para isso, crie a expectativa de seus clientes através da sua divulgação, aproveitando de suas redes sociais para criar campanhas interessantes e criativas. 

Além disso, aproveite para atualizar as cores e imagens do seu site ou das redes sociais do seu negócio. Afinal, assim como as lojas físicas que decoram o espaço, com as lojas virtuais essas ideias também podem ser aproveitadas. 

5. Opte por um checkout transparente e rápido

O checkout é o processo de encerramento da compra. Após escolher os produtos, seu consumidor irá para a etapa de pagamento. Se essa etapa for demorada ou solicitar muitas informações, as chances de seu cliente abandonar o carrinho são altas.

Para que isso não aconteça é necessário ter um checkout transparente, rápido e seguro. Procure tornar as etapas finais mais agilizadas, se o pagamento for via cartão, adicione apenas os campos que são necessários. 

No caso de boleto, procure gerar o boleto logo em sua página e enviá-lo também por e-mail. Esse momento final precisa ser rápido, facilitado e tranquilo.

Assim, garantir a melhor experiência para seus clientes começa com a Loja VirtUOL do UOL Meu Negócio. Todas essas facilidades no checkout você encontra aqui!

6. Reforce os canais de atendimento

Antes mesmo da compra, seus clientes podem ter dúvidas sobre informações dos produtos. Para isso, é importante criar canais de atendimento que sejam claros e solucionem os problemas. 

Após a compra, caso surja algum problema, são os canais de atendimento responsáveis por dar suporte para que seu cliente tenha a melhor experiência da compra. 

Muitas vezes, é nessa etapa que a frustração dos consumidores com o atendimento faz com que a loja seja deletada das opções de compra ou ainda seja avaliada de forma negativa. 

7. Sempre que puder, surpreenda

Para melhorar a experiência do cliente, surpreender é sempre uma ótima opção. Essa é a etapa de transformar a compra em um momento especial. 

Ao receber os produtos, que tal seu cliente se deparar com uma embalagem atrativa e diferente?

São alguns detalhes que fazem toda a diferença. Mostre ao seu cliente que você está preocupado com a experiência dele, apresentando atenção e cuidado desde o acesso ao site até o recebimento de seus produtos em casa. 

Assim, lembre seus consumidores que eles fazem parte do seu negócio. Crie estratégias que vão encantar ainda mais o seu público, elas podem ser histórias que vão facilitar essa atração!

Para transformar os usuários em clientes satisfeitos, as dicas abordadas neste artigo são os caminhos para trazer credibilidade e confiança ao seu negócio. 

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