Marketing DigitalRedes Sociais

Arte para Redes Sociais: 06 recursos para criar seus próprios posts

5 Mins read

Quando se fala em postar conteúdo e escolher artes para redes sociais, uma das dúvidas mais comuns que aparecem são: o que devo escrever? Como escolher as imagens que combinam com a postagem?

Criar e postar conteúdo nas mídias sociais não precisa ser um pesadelo, já que a modernidade nos trouxe recursos eficientes e gratuitos que podem ser utilizados por qualquer pessoa, em especial aos empreendedores que querem divulgar o seu negócio na internet. 

O que você precisa saber antes de criar artes para redes sociais   

Atualmente, o Instagram possui mais de 99 milhões de usuários ativos e o Facebook conta com mais de 3 bilhões contas ativas, só no Brasil. Isso quer dizer que se um empreendedor deseja ser encontrado na internet, é necessário apostar nas redes sociais. Além dessas que citamos, também é interessante estar presente no WhatsApp, Tik Tok e etc.

As postagens nas redes sociais devem seguir um certo padrão. Sendo assim, as imagens colocadas devem ser de qualidade e as legendas também devem acompanhar o conteúdo que você deseja transmitir ao público.

>> Saiba como usar o Instagram profissionalmente nesse e-book exclusivo para quem está começando na internet!

Depois de definir em quais canais digitais você deseja inserir a sua empresa, é hora de começar o planejamento para isso acontecer!

Defina o que você quer comunicar e para quem

As redes sociais têm o poder de conectar as pessoas com o mundo. Por isso, as informações são abundantes e instantâneas.

Logo, ter um perfil profissional em uma dessas redes requer primeiro um planejamento. Isto é, identificando exatamente para quem você está criando o conteúdo, qual a frequência das postagens e as imagens que serão colocadas em cada uma delas.

Afinal, você deseja promover o seu negócio e aumentar as suas vendas com as visualizações do produto. 

Escolha a melhor rede social para o seu objetivo

Definido o planejamento, chega o momento de escolher qual o canal digital que mais atende o seu negócio. Após isso, é hora de criar artes para redes sociais que estejam de acordo com o seu objetivo. 

É possível gerenciar vários perfis profissionais ao mesmo tempo. Mas existem algumas mídias mais “adequadas” para o seu negócio ser encontrado facilmente:

  • WhatsApp, você pode criar listas de transmissões, enviando promoções e realizando um atendimento mais próximo com o seu cliente.
  • Instagram e Facebook, são as mídias mais voltadas para a interação entre as pessoas. Além disso, têm a capacidade de estimular o cliente a comprar um determinado produto ou serviço
  • Twitter, é uma rede social voltada para mensagens rápidas, algo que viraliza e informa as pessoas
  • Tik Tok, pode ser usado para criar vídeos curtos e animados, com o intuito de divertir e informar as pessoas
  • Linkedin, trata-se de uma rede social voltada para a área profissional. Você pode investir nela para fazer parcerias com outros empreendedores e fornecedores também
  • YouTube, uma mega plataforma de vídeos, onde milhões de pessoas estão curtindo, comentando e compartilhando algum conteúdo. 

Qual é a rede social adequada para o meu negócio? Analisando-as de perto, pode-se definir qual delas você tem mais facilidade para manusear e onde os seus clientes estão.

Saiba os formatos e tamanhos de arte cada rede social 

Cada uma das redes sociais possuem formatos diferentes para a postagem de imagens. Nesse sentido, se forem menores ou maiores do que o tamanho padrão, a sua foto ficará cortada, ou as ilustrações irão apresentar baixa qualidade. 

Confira o tamanho correto (em pixels) das artes para redes sociais:

Facebook

  • Capa (horizontal): 851 x 315 px
  • Perfil (vertical): 180 x 180 px
  • Post com imagem (vertical): 1200 x 1200 px  

Instagram

  • Imagem de perfil (vertical): 720 x 720 px
  • Publicação quadrada no feed: 1080 x 1080 px

Twitter

  • Capa: 1500 x 500 px
  • Ícone de perfil: 400 x 400 px
  • Post com imagem: 600 x 335 px

Linkedin

  • Capa (horizontal): 1536 x 768 px
  • Ícone de perfil: 300 x 300 px
  • Publicação com imagem: 1200 x 1200 px

YouTube

  • Imagem de capa do canal: 1546 x 423 px
  • Foto de perfil do canal: 800 x 800 px

WhatsApp

  • Foto de perfil: 192 x 192 px

Criando suas primeiras artes com o Canva

O Canva é uma ferramenta essencial para quem deseja criar não só as artes para redes sociais, mas também todo tipo de material criativo. 

Para isso, basta baixar o Canva em seu celular ou acessar por meio de login e senha no seu computador, e começar a usá-lo.

É uma ferramenta intuitiva e funcional, em que você pode usufruir os recursos em uma versão gratuita, que já vem com as medidas de arte para redes sociais ou deixando livre para formatos personalizados. Além disso, também existe a versão Pro, que neste caso é paga, com mais funcionalidades a um preço simbólico. 

Recorte mágico em fotos e muito mais com a Trakto

O Trakto é uma plataforma que permite editar fotos, recortá-las, criar artes com imagens prontas e muito mais. 

E o melhor: é uma ferramenta muito fácil de mexer e usar em suas criações do dia a dia. Você pode usar a versão gratuita ou paga da plataforma, dependendo da sua necessidade. 

Inshot para edição de imagem e vídeo

O Inshot é um aplicativo que serve tanto para você editar uma imagem, como para criar um vídeo de maneira simples e gratuita (existe uma versão Pro que é paga, mas você só usa se quiser). 

Ele está disponível para download no celular nas versões Android e IOS

Infográficos personalizados com a Easel.Iy 

Infográficos são materiais visuais e informativos que contêm imagens e mensagens curtas. Como, por exemplo, este que apresentamos 05 vantagens de você vender seus produtos pela internet

Basicamente, eles servem para reunir um conteúdo visual bem atraente aos leitores. Com a Easel.Iy, você cria os seus próprios infográficos de maneira rápida e gratuita. Basta acessar o site da plataforma e começar a usar! 

PicsArt: um dos aplicativos mais famosos

O PicsArt é um dos editores de fotos mais populares do momento, pois oferece uma série de funcionalidades que estimulam a interação das imagens com os usuários e permite a postagem das artes para redes sociais. 

O aplicativo está disponível para Android e IOS, possuindo alguns recursos gratuitos e outros pagos. 

Faça gifts com Giphy 

Os gifts são aquelas figurinhas animadas que a maioria das pessoas usam para compartilhar nas redes sociais, principalmente no WhatsApp. Existem também aquelas figurinhas estáticas, ou seja, imagens que não se mexem, mas trazem mensagens com diversos temas (amor, humor e etc). 

Além de promover engajamento e interação com as pessoas, os gifts trazem mais leveza ao dia a dia e rendem muitos memes engraçados. O Giphy é um App simples e fácil de mexer, sendo totalmente gratuito — mas você pode acessá-lo pelo site também.

Criar artes para redes sociais não é algo complicado de fazer, mas demanda atenção, tempo e organização para postar as imagens do tamanho certo. Feito assim, passa profissionalismo aos seguidores. 

Os empreendedores podem aproveitar essa oportunidade para trazer mais vida ao seu negócio online, chamando a atenção das pessoas e ganhando novos clientes por meio das mídias sociais.

Qual desses recursos que citamos aqui, você deseja testar primeiro?

Related posts
Redes Sociais

5 tendências de redes sociais para 2024

3 Mins read
As redes sociais continuam a moldar e refletir nossas dinâmicas sociais, e 2024 já promete ser um ano de evolução notável nesse…
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Redes Sociais

Threads: o que é e como usar para divulgar sua marca

4 Mins read
As redes sociais se desenvolvem constantemente. As plataformas que já existem, passam por atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. De…