FotografiaTipos de Negócio

15 dados sobre cloud computing que você deve conhecer

2 Mins read

Como o cloud computing se tornou uma tendência irreversível, melhor você não passar vergonha quando for discutir o tema com um especialista. A boa notícia é que você não precisa sair como um maluco, navegando pela internet, para se informar sobre esse fenômeno.

Reunimos 15 dados interessantes e surpreendentes que o ajudarão a ter uma dimensão mais completa do que está acontecendo. Saber mais sobre computação em nuvem vai ajudá-lo a tomar decisões importantes para o futuro da sua empresa.

A popularidade dessa ferramenta tem justificativa. Uma das principais vantagens do cloud computing é a economia. Os gastos com o departamento de TI caem consideravelmente, na mesma medida em que diminui a dor de cabeça com a troca de equipamentos, atualização de software ou contratação de mais funcionários para a área. Que tal mergulhar nessa nova experiência? Afinal, o que o futuro reserva para a nuvem?

1 – A adoção de cloud computing cresceu 67% no mundo em relação a 2012, segundo levantamento feito em 855 empresas por North Bridge Venture Partners e GigaOM Research.

2 – A mesma pesquisa apontou que as companhias que apostarem em computação em nuvem vão gastar 158,8 bilhões de dólares no ano que vem, um aumento de 126,5% em relação a 2011.

3 – Das empresas que escolheram essa ferramenta, 54% fizeram isso para ter mais agilidade nos negócios. A escalabilidade foi importante para 54%; e o custo para 48%.

4 – Uma parcela de 46% das companhias afirma que preocupações com segurança e complexidade são os principais freios para a migração.

5 – O software como serviço lidera entre as tecnologias em nuvem e é adotado por 63% das organizações.

6 – A segunda ferramenta mais popular é a infraestrutura como serviço, solução presente em 45% das empresas.

7 – Hoje, a nuvem pública é mais usada, com 39% de adoção, ante 34% da nuvem privada e 27% do modelo híbrido.

8 – Em 2018, a principal nuvem será a híbrida, com 43%. Em seguida virão a nuvem pública, com 32%; e a nuvem privada, com 25%.


banner_uolmn_criadordesites_academia

9 – O Brasil é o país com maior grau de adoção de cloud computing na América Latina. Esse mercado deve crescer 74% no país nos próximos três anos, de acordo com o IDC.

10 – As empresas brasileiras vão investir 798 milhões de dólares em computação em nuvem até 2015. Em 2013, o IDC estima que os gastos vão somar 257 milhões de dólares.

11 – A adesão ao cloud computing tem subido no Brasil nos últimos anos. Em 2011, 15% das empresas ouvidas pelo IDC haviam aderido. Em 2012, foram 32%. E, em 2013, a parcela foi de 32%.

12 – A preocupação com a segurança ao se adotar ferramentas em nuvem caiu no país, de acordo com estudo da Frost & Sullivan. Em 2011, isso era um problema para 87% das organizações consultadas, mas o índice caiu para 72%.

13 – Embora o Brasil lidere a adoção regional do serviço, ainda estamos atrasados em relação aos países desenvolvidos. Em uma pesquisa feita pela BSA, com 24 países, que representam 80% da indústria de TI no mundo, ficamos na 22ª posição.

14 – Em compensação, o custo dos serviços de cloud computing caiu 50% no Brasil nos últimos quatro anos, de acordo como dados da empresa Matrix.

15 – Segundo estudo feito na USP, com 96 empresas brasileiras, o serviço mais adotado – presente em 62% delas – é o e-mail externo na nuvem com domínio da organização. Em segundo lugar vem a hospedagem de sites, portais e blogs, com 59%. São ferramentas básicas, o que mostra que o uso por aqui ainda pode evoluir muito.

Related posts
DivulgaçãoFotografiaRedes Sociais

Como fazer fotos de produtos ficarem incríveis para as suas divulgações?

6 Mins read
Você já se sentiu atraído por algum produto ou serviço apenas pela imagem de divulgação?  Isso acontece quando as fotos de produtos…
Abertura de empresaEmpreendedorismoEmpreender na internetMercadoMercado DigitalModaPlanejamento de NegócioTipos de NegócioVendas Online

Apostar em um negócio da moda: boa ideia ou furada?

4 Mins read
Descubra como avaliar se você deveria ou não investir em um segmento que está em alta no mercado Quem quer empreender está sempre de…
Abertura de empresaEmpreendedorismoIdeias de negócioMercadoMercado DigitalPlanejamento de NegócioPlano de negóciosSalão de belezaTipos de NegócioVendas Online

10 negócios inusitados (e com muito futuro!) para quem gosta de moda e beleza

4 Mins read
Ideias inovadoras e altamente lucrativas em um dos mercados que mais fatura no Brasil Atualmente, os segmentos de moda e beleza são…