Empreender no Instagram é uma das principais estratégias de promoção de um negócio na internet!
Com recursos visuais impressionantes e milhões de usuários em todo o mundo, é possível criar conteúdo incrível e engajar seu público de forma única. Porém, diante de tantas possibilidades, é comum que surjam algumas dúvidas.
Como criar um perfil atraente e profissional? Qual tipo de perfil é o mais adequado para o seu negócio? Qual a diferença entre perfil pessoal ou profissional no Instagram? Devo criar um perfil profissional para começar a empreender no Instagram?
Se essas são algumas das suas dúvidas, fique tranquilo! O UOL Meu Negócio está aqui para ajudar!
Vamos mostrar as melhores estratégias para criar um perfil de sucesso que chame a atenção do seu público. Aprenda como vender pelo Instagram e surpreenda-se com o que essa rede social pode fazer pelo seu negócio!
Perfil pessoal X Perfil profissional
Ao criar uma conta no Instagram para seu negócio, é importante saber que existem duas opções: o perfil pessoal e o perfil profissional.
Embora ambos possam ser utilizados para divulgar produtos e serviços, é importante saber que existem diferenças significativas entre eles.
>> Como usar o Instagram: guia para iniciantes
Como funciona o perfil pessoal no Instagram?
Indicado para uso pessoal, o objetivo é compartilhar momentos e interagir com amigos e familiares. Nele, é possível compartilhar fotos, vídeos, stories e fazer publicações.
Entretanto, se você deseja empreender no Instagram, não vai conseguir acessar recursos importantes para o seu negócio com o perfil pessoal.
Entre essas funcionalidades estão o ambiente de criação de anúncios pagos, estatísticas e integração com outras ferramentas de marketing.
Por que investir em um perfil profissional para empreender no Instagram?
Por outro lado, o perfil profissional é voltado para empresas e empreendedores que desejam usar a plataforma como uma ferramenta de negócios! Com ele, você pode gerenciar e medir o desempenho das suas publicações e campanhas.
Além disso, é possível integrá-lo com outras ferramentas e otimizar a presença online da sua marca! Confira agora em detalhes as ferramentas disponíveis no seu perfil profissional no Instagram:
Acesso às estatísticas
Ao contrário do perfil pessoal, o perfil profissional do Instagram oferece acesso detalhado sobre o desempenho de suas atividades na plataforma.
Com as métricas disponíveis, é possível saber quantas pessoas viram suas postagens, além de dados sobre a idade, localização e gênero de seus seguidores.
Além disso, você pode visualizar dados como:
- Impressões: quantidade de visualizações do seu post
- Alcance: quantas pessoas você alcançou com o post
- Descoberta: quantidade de pessoas que não eram seguidoras e que foram alcançadas com o post
- Visitas ao perfil: quantas vezes o seu perfil foi visualizado por pessoas
- Principais publicações: posts organizados em uma lista decrescente de impressões
- Cliques em “Ligar”: quantidade de vezes que as pessoas clicaram no botão “Ligar” para a sua empresa a partir do perfil no Instagram
- Cliques em “Como chegar”: quantidade de cliques que as pessoas deram para saber como chegar até o seu estabelecimento
- Envolvimento: quantidade de vezes que as pessoas interagiram com a sua publicação (curtindo, comentando ou salvando o post)
- Salvos: quantidade de perfis que salvaram sua publicação
- Visualizações do vídeo: quantidade de vezes que o vídeo foi visualizado
- Cliques no site: quantidade de vezes que as pessoas clicaram para acessar o seu site a partir do perfil no Instagram;
É importante ressaltar que essas informações só estão disponíveis em contas comerciais, o que torna a criação de um perfil profissional essencial para quem deseja empreender no Instagram.
Botões personalizados com CTAs
Os botões Call to Action (CTA) disponíveis no perfil profissional do Instagram são uma opção muito vantajosa. Afinal, eles simplificam a comunicação entre os clientes e a marca.
Para usá-los no seu perfil comercial, basta ir até as configurações e inserir seu telefone, e-mail e endereço nos botões de “Ligar”, “Enviar e-mail” e “Como chegar”, respectivamente.
Assim, os usuários poderão interagir de forma mais fácil e rápida com o seu negócio, encurtando o caminho entre cliente e empresa.
Criar uma lojinha
O recurso “Compras no Instagram” funciona como uma vitrine virtual para a sua loja, permitindo aos usuários ter mais informações sobre seus produtos de forma fácil e rápida.
Essa visualização facilitada permite aos usuários explorar coleções e comprar itens, seja pelo smartphone ou desktop.
Personalização do contato no perfil
Adicione detalhes importantes na sua Bio (biografia), especificando os serviços ou produtos que você oferece.
Também é importante incluir algum número de impacto ou valor da sua marca — assim, o público consegue identificar seu propósito. Inclua também um link para o seu site ou loja virtual.
>> Aprenda a integrar sua Loja VirtUOL com as redes sociais e lucrar com o Instagram!
Possibilidade de fazer anúncios
Através do Facebook Ads você pode criar campanhas de anúncios no Instagram com o seu perfil profissional. Já o Impulsionamento de posts é uma opção que permite ampliar o alcance de uma publicação de forma ágil e independente.
Bom, agora que você já conhece todas as funcionalidades de um perfil profissional, pode começar a empreender no Instagram!
Como criar um perfil profissional no Instagram?
O primeiro passo é criar uma conta ou usar uma já existente.
- Em seguida, acesse o ícone com três linhas paralelas no canto superior direito e vá em Configurações > Conta > Mudar para conta profissional.
- O Instagram mostrará informações sobre o que é possível fazer com um perfil profissional e, então, selecione uma categoria para o seu perfil.
- Adicione um número de telefone ou endereço de e-mail e escolha se quer ser identificado como “Criador de conteúdo” ou “Empresa”.
- Também é possível conectar uma página do Facebook ao seu perfil profissional.
- Após essas etapas, o seu perfil profissional estará criado e você terá acesso aos recursos exclusivos da rede.
E para divulgar seu perfil profissional e conquistar mais seguidores, é importante utilizar estratégias como o uso de hashtags relevantes, produção de conteúdo de qualidade e interação com o público.
De que forma você pode divulgar o Instagram e começar a vender?
Os anúncios pagos são uma estratégia eficiente para divulgar o seu perfil do Instagram. Com eles, você atrai um público qualificado e pode direcioná-lo para as vendas. Ou seja: são pessoas que estão realmente interessadas em seu produto ou serviço!
Não perca mais tempo e comece a empreender no Instagram hoje mesmo!
Se você nunca criou um anúncio no Instagram e quer aprender como utilizar a plataforma para divulgar o seu negócio, baixe agora o e-book gratuito do UOL Meu Negócio “Como usar o Instagram: guia para iniciantes”.
Aprenda dicas valiosas e comece a atrair um público qualificado para o seu perfil!