Marketing DigitalRedes SociaisSem categoria

Você sabe como utilizar a Sacolinha do Instagram?

4 Mins read

A sacolinha do Instagram está fazendo um verdadeiro sucesso entre os usuários! Trata-se de um recurso criado pela rede social para facilitar a venda de produtos diretamente entre uma empresa (que tem um perfil comercial) e o consumidor. 

O Brasil é o segundo país que possui mais usuários no Instagram, e cerca de 86% dos brasileiros acessam a rede pelo menos uma vez ao dia. Mais de 57% dos empreendedores já utilizam as ferramentas do Instagram Shopping e 46% usam a Loja do Facebook para vender mais. 

Essas informações provam que o Instagram é uma das ferramentas mais promissoras para as empresas que querem marcar presença na internet. 

Neste artigo você vai entender como ativar a sacolinha do Instagram e gerar ainda mais vendas para o seu negócio!

O que é a Sacolinha do Instagram? 

De uma maneira bem simples, a sacolinha do Instagram é uma ferramenta que foi inserida em 2017 na plataforma, com a finalidade de acrescentar links de produtos e serviços nas publicações dos perfis comerciais na rede.

O objetivo principal da sacolinha é facilitar o acesso entre o cliente e o produto, gerando vendas através do botão comprar. A novidade pegou tanto que só no Brasil são mais de 25 milhões de empresas brasileiras vendendo pela rede social. 

Depois da pandemia do coronavírus, as pessoas passaram a comprar mais pela internet. Em especial o público feminino e jovem, mas os homens também estão se acostumando a comprar mais pela internet.

O que é preciso para usar esse recurso?

Para ter acesso à sacolinha do Instagram (chamado também de Instagram Shopping), é preciso seguir alguns passos, a fim de garantir que os resultados positivos apareçam:

  • Conta comercial: deve-se criar um perfil comercial no Instagram
  • Produtos: ter um catálogo de produtos para vincular a conta, investir em uma loja virtual para vender produtos no Instagram e na loja
  • Loja no Facebook/Instagram: cadastre os produtos em um catálogo do Facebook, pois o Instagram e Facebook estão vinculados 
  • Regras e políticas: seguir as políticas da plataforma (já que alguns produtos não são aceitos e violam as políticas de venda)
  • Ativar a loja: postar pelo menos 9 fotos para ativar a sua loja
  • Verificar se o link da loja funciona: colocar o link da sua loja no perfil do seu Instagram (bio) — teste para saber se está funcionando corretamente, desde a página da home até o checkout transparente
  • Profissionalismo: manter o perfil profissional, sem adicionar fotos pessoais

Como se destacar utilizando a sacolinha do Instagram?

Precisamos nos lembrar que o Instagram, assim como toda rede social, é um espaço visual, por isso é necessário investir em fotos e vídeos de qualidade. Isto é, algo que apresente bem o seu produto e que mostre os detalhes. 

Abaixo de cada postagem, é necessário colocar uma breve descrição, o preço dos produtos, formas de pagamento e de envio das mercadorias (mesmo que na sacolinha já tenha o preço, é importante reforçar essas informações aos usuários). 

Além de fazer postagens no feed e nos stories, você também pode investir em vídeos curtos, como no Reels (vídeos de até 30 segundos) — um recurso que gera muito engajamento e otimiza o tempo de permanência na sua página. 

Sabe aqueles vídeos curtos que aparecem na aba de pesquisa do Instagram? Eles são um dos responsáveis por aumentar a interação dos usuários com uma determinada página no Instagram.  

>> Você pode ter uma loja virtual bem equipada, moderna e pronta para vender os seus produtos com a Loja VirtUOL — tudo isso em um só lugar e pronta para vincular as suas redes sociais e vender ainda mais! 

Por que o seu negócio pode crescer com o Instagram Shopping?

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas da atualidade e possui uma visibilidade muito grande. Para saber como o seu negócio pode crescer por lá, confira a seguir:

Aumenta o tráfego de clientes

Quanto mais os usuários visualizam a sua loja no Instagram, a probabilidade de aumentar as vendas também é grande. Você pode chamar a atenção dos clientes com postagens criativas e atraentes.

Diminui possíveis dúvidas sobre preços 

A sacolinha do Instagram permite que os preços dos produtos fiquem sempre visíveis e acessíveis, reduzindo a procura em seus canais de comunicação ou comentários nas postagens para saber o preço de um produto ou mesmo desista da compra.

Isso pode atrasar o processo de compra, passando também uma ideia de pouco profissionalismo e falta de comprometimento com as postagens. 

Simplifica a compra do seu cliente

O cliente pode permanecer no Instagram e finalizar a sua compra de maneira fácil e rápida, sem precisar sair da plataforma. Ou seja, as chances de o usuário desistir da compra são bem menores!

O usuário gostou de um produto? Basta clicar na foto e ele será direcionado para o checkout de pagamento e assim realizar a compra rapidamente, de maneira facilitada.

Gera engajamento nas postagens

Seguindo esses passos, o engajamento de suas postagens pode ser ainda maior  — curtidas, comentários e usuários salvando os posts, conquistando assim seguidores e aumentando suas vendas

Por isso, poste fotos diferenciadas de seus produtos nos stories e no feed, aproveite para ficar de olho no número de visualizações e interações nas postagens

Ative agora a Sacolinha do Instagram 

Agora, basta ativar a sacolinha do Instagram e começar a vender! 

Mantenha a frequência nas postagens, interaja com os clientes e faça as publicações de maneira criativa — o resultado virá com o tempo.  

Veja como é fácil ativar a sacolinha do Instagram:

  1. Em sua conta comercial, vá até o perfil e clique em configurações
  2. Acesse a aba configurar compras no Instagram e depois em começar
  3. Conecte a sua conta ao Facebook, bem como o seu catálogo de produtos
  4. Clique para enviar a sua conta para análise, o que pode demorar alguns dias
  5. Assim que for aprovada, basta ativar a função compras nas configurações da sua conta comercial e pronto! É só começar a vender e enviar os seus produtos


Aproveite da melhor maneira possível e conquiste o sucesso de suas vendas hoje e sempre.

Related posts
InfográficoMateriaisSem categoria

Como transformar minha loja física em uma loja virtual?

1 Mins read
Marketing DigitalRedes Sociais

Ainda vale a pena fazer live no Instagram?

5 Mins read
Se você esteve presente nas redes sociais do ano passado para cá, com certeza assistiu alguma live no instagram. Essa ferramenta foi…
Marketing Digital

Marketing Digital para pequenos negócios

5 Mins read
O marketing digital é a estratégia de divulgação de um negócio através da internet. Os conceitos do marketing podem ser aplicados também…