Aprenda a levar seu projeto para outro host
Você já tem um site no ar, mas, por algum motivo, está insatisfeito com sua hospedagem atual? Resolver este impasse não é tão difícil.
Primeiro, você precisa descobrir o que está lhe faltando. Talvez o seu plano não seja adequado para o tipo de conteúdo que está armazenando.
Mas se o problema está no provedor e você quer mudá-lo, é possível. Vale alertar, aqui, que existe o risco de o site e as caixas de e-mail ficarem fora do ar enquanto o processo é realizado. É preciso, portanto, tomar bastante cuidado nesta etapa. Antes de começar o processo de migração, você deve se fazer algumas perguntas:
-
Esta hospedagem é compatível com o volume de conteúdo que eu tenho e que ainda vou publicar?
-
A nova hospedagem suporta a linguagem de programação que o desenvolvedor usou para criar meu site?
Que tecnologias vou precisar para que meu site continue funcionando perfeitamente na nova hospedagem? Gerenciador de conteúdo? Outros aplicativos?
-
De que outros serviços eu dependo para continuar minha operação normal? Banco de dados? E-mail? Domínio?
Estas questões vão ajudá-lo a ter certeza de que você está migrando para uma hospedagem que vai suportar as necessidades do seu site. Escolhida a hospedagem, é hora de começar o processo de migração. Vamos a ele:
1. Backup da hospedagem antiga
O primeiro passo é fazer uma cópia de tudo o que está hospedado no seu serviço antigo. O ideal é manter a hospedagem ativa até que todo o conteúdo seja realocado no seu novo servidor.
2. Upload
Quando você fizer o pagamento e receber a confirmação de que sua nova hospedagem já está funcionando, é hora de fazer o upload dos arquivos do seu site. Cada serviço tem suas particularidades, mas, de modo geral, o processo consiste em publicar todos os arquivos que você salvou no seu backup no servidor da nova hospedagem.
3. Altere os DNS
Este passo também é necessário na migração de hospedagem. O novo serviço vai disponibilizar os apontamentos que devem ser feitos no seu domínio. Troque os apontamentos antigos pelos novos.
Mais uma vez é preciso esperar pelo período de propagação dos DNS.
4. Verifique se tudo funciona
Depois de colocar todas as informações no novo servidor, certifique-se de que tudo funciona e nenhum conteúdo ou funcionalidade foi perdido no processo.
5. Cancele a hospedagem antiga
Se tudo correr bem, agora você já pode cancelar o provedor antigo e seguir apenas fazendo o pagamento do novo serviço contratado.
Migre para o UOL HOST. Aqui tem planos de Hospedagem que atendem às mais diversas necessidades. Confira!