Essa etapa é fundamental para as estratégias de SEO
Se você é ligado ao mundo digital, provavelmente já ouviu ? e sabe do que se trata ? a sigla SEO. A abreviação de Search Engine Optimization, ou em tradução livre para o português, otimização para os mecanismos de busca, está constantemente nos planos de ações de marketing digital das empresas.
O conjunto de técnicas visando a alcançar melhores posições nos resultados de busca deve ser um processo contínuo e exige paciência e dedicação.
Mas, antes de reforçar a importância desse processo, é preciso destacar que isso só fará sentido se o seu site estiver indexado no Google. Ou seja, ele deve fazer parte da base de dados do Google para poder ser contemplado em buscas por palavras-chave relevantes. Sem estar nesse catálogo, ele não pode ser exibido como um resultado.
Para tanto, é preciso criar seu site seguindo as diretrizes básicas do Google para uma boa indexação. Se você não tiver conhecimento técnico para fazer as páginas de acordo com essas boas práticas, é possível usar algumas ferramentas de criação de sites que facilitam o processo.
No UOL Meu Negócio temos duas ferramentas que podem ajudá-lo: o Criador de Sites do UOL Meu Negócio e o Blog. Ambos geram páginas facilmente indexáveis pelo Google. É importante notar que nem todas as ferramentas de criação de sites são amigáveis nesse quesito. Recentemente houve alguns problemas de sites deixando de aparecer no Google por problemas em ferramentas, como você pode ver nessa matéria (e aqui também, em inglês).
Portanto, o primeiro passo para uma estratégia eficaz de SEO é criar o site em uma plataforma robusta e de fácil indexação. Feito isso, entram as boas práticas. E como nunca é demais lembrá-las, vale a leitura de alguns textos: