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Black Friday: 7 ações que vão impulsionar as suas vendas

Por mais que seja um período propício para ter mais vendas, é preciso implementar algumas ações para Black Friday para ter melhores resultados. A sua loja precisa se preparar com estratégias eficientes em busca de mais clientes em potencial sem abrir mão das margens de lucro para o seu negócio.

Apesar da história apenas recente no Brasil, a verdade é que uma das datas mais importantes do comércio no país acontece em novembro e tem origem nos Estados Unidos. Mas não basta ter uma loja e anúncios específicos para esse período: é fundamental implementar algumas ações para Black Friday.

Afinal, você pode reduzir os seus preços e atrair vários clientes, mas como isso vai impactar na margem de lucro do seu negócio? Não é tão simples conseguir mais vendas sem comprometer os seus resultados financeiros e, por isso, fazer esse planejamento de ações pode gerar números ainda melhores.

Faltando pouco tempo para um dos eventos mais importantes do comércio, o que acha de preparar a sua loja virtual para vender mais? Continue a leitura e confira as melhores ações para Black Friday que vão impulsionar o seu negócio!

Qual o tamanho da Black Friday e o que esperar?

Uma ideia que surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos é, hoje, uma das datas mais importantes para quem quer vender mais no varejo. De acordo com dados da Neotrust, foram mais de R$ 5,9 bilhões em compras em 2022, em um total de 9,5 milhões de compras feitas por brasileiros.

No ano seguinte, o mesmo estudo indicou uma queda, respectivamente, em 14,6% e 16,3% nesses números. Por mais que seja sempre uma notícia ruim, o resultado final ainda chama bastante atenção e a ideia é que os empreendedores consigam aproveitar os volumes absolutos tão elevados.

Em uma outra pesquisa, a Neotrust tem a expectativa de que a edição de 2024 tenha números maiores do que no ano anterior. O crescimento esperado de 9,1% para o faturamento do comércio brasileiro deixa ainda mais claro como é fundamental desenvolver estratégias específicas para vender mais nessa época do ano.

Como se preparar para a Black Friday?

Tudo bem, mas o que você precisa fazer para aproveitar todos esses números? É muito importante entender que a preparação para a Black Friday vai além de apenas definir descontos e promoções: é preciso planejar toda a operação, considerando desde a logística até a comunicação com os clientes.

Aqui estão algumas dicas essenciais para garantir que sua empresa esteja pronta:

Se quiser se aprofundar nas estratégias de preparação para essa data que vão além das ações de vendas, você pode conferir um conteúdo completo aqui.

Quais são as 7 ações para fazer suas vendas decolarem?

Vamos ao que interessa? Para você não perder nenhuma oportunidade de venda, separamos as 7 ações para Black Friday que vão potencializar os seus resultados nesse período. Confira!

1. Promoções personalizadas: descontos progressivos, combos, brindes

Promoções tradicionais como descontos podem ser eficazes, mas criar campanhas personalizadas pode elevar ainda mais o interesse dos consumidores. Ofereça descontos progressivos, onde o cliente ganha mais à medida que compra mais produtos.

Além disso, crie combos que incentivem a compra de itens complementares ou brinde os clientes com produtos de menor valor ao atingirem determinado valor de compra. Assim, você consegue aumentar o ticket médio das suas vendas, além de ser uma excelente oportunidade para apresentar novos produtos aos clientes.

Imagine que você tem uma loja de roupas, tudo bem? Nesse caso, você pode oferecer um combo especial, onde ao comprar duas camisetas o cliente ganha um terceiro item com desconto ou como brinde.

2. Gamificação: torne a experiência de compra mais divertida e interativa

A gamificação é uma estratégia poderosa para engajar o consumidor. Transforme a experiência de compra em algo interativo, onde o cliente possa “ganhar” algo ao realizar ações específicas.

Você pode realizar sorteios, criar programas de pontos, desafios ou até mesmo caça ao tesouro digital, onde o cliente encontra códigos promocionais escondidos no site ou nas redes sociais para comprar com preços mais baixos.

Por que não implementar uma roleta da sorte em seu site? A ideia é que cada cliente que fizer uma compra durante a Black Friday possa girar a roleta e ganhar descontos adicionais ou brindes nas suas entregas.

3. Conteúdo exclusivo: crie conteúdos especiais para a Black Friday

Produzir conteúdo exclusivo e relevante para a Black Friday é uma forma eficaz de atrair e engajar clientes. O objetivo é reforçar as oportunidades disponíveis na sua loja para que o consumidor aproveite as vendas nesse período.

Desde vídeos mostrando os bastidores da preparação para a data, guias de compra para ajudar os consumidores a escolherem os melhores produtos, ou quizzes interativos para identificar qual produto é mais adequado para cada perfil de cliente.

Um e-commerce de eletrônicos pode criar vídeos demonstrando as funcionalidades de produtos populares que estarão em promoção durante a Black Friday, gerando antecipação e desejo nos clientes. Em alguns casos, os consumidores podem até descobrir se, de fato, precisam daquele equipamento.

4. Parcerias com influenciadores digitais

Não se esqueça: os influenciadores digitais podem ser grandes aliados na sua campanha de Black Friday. Escolha influenciadores que tenham afinidade com seu público-alvo e crie ações em conjunto, como cupons de desconto ou reviews de produtos.

Na escolha certa de cada parceiro, você consegue aumentar a visibilidade da sua marca e gerar mais confiança nos produtos ofertados.

Vamos supor que você tenha uma loja de cosméticos, tudo bem? A dica aqui pode ser uma parceria com influenciadoras de beleza, oferecendo cupons de desconto que serão divulgados durante lives ou posts de redes sociais.

5. Estratégias de pré-venda

A Black Friday não precisa começar exatamente na sexta-feira (aliás, ela está começando cada vez mais cedo). Uma dica simples é antecipar suas vendas oferecendo pré-vendas exclusivas para clientes cadastrados ou seguidores nas redes sociais.

Com uma ação simples, você consegue criar um senso de exclusividade e urgência, além de evitar congestionamentos no dia principal da promoção. O seu site agradece, mas os consumidores também, que vão ter mais oportunidades de aproveitarem os descontos.

O seu e-commerce pode liberar uma seleção de produtos com desconto exclusivo para os clientes que assinaram a newsletter, garantindo que eles tenham acesso antecipado às ofertas.

6. Remarketing e recuperação de carrinhos abandonados

Durante a Black Friday, é comum que muitos consumidores adicionem itens ao carrinho, mas não finalizem a compra. Para não sofrer com isso, você pode utilizar estratégias de remarketing e campanhas de recuperação de carrinhos abandonados para reengajar esses clientes.

Enviar um e-mail ou notificação lembrando o cliente sobre o carrinho pode ser o empurrão final que ele precisa para concluir a compra. Já que ele está com a intenção de fazer a compra, talvez ele precise mesmo é de um estímulo extra.

Uma sugestão é configurar uma automação que envie um e-mail com um desconto adicional ou frete grátis para aqueles que não finalizaram a compra em até 24 horas após abandonar o carrinho.

7. Otimização da experiência mobile

Como mencionamos, grande parte das compras na Black Friday acontece via dispositivos móveis. Portanto, garantir que seu site seja responsivo e rápido é essencial.

Otimize a experiência do usuário no mobile, oferecendo navegação fácil, checkout simplificado e páginas de carregamento rápido. Assim, você não tem a chance de perder uma venda com um carrinho abandonado por conta da lentidão ou de erros no carregamento na versão mobile.

Ficou claro, então, que a Black Friday é uma oportunidade única para alavancar suas vendas e atrair novos clientes, certo? Mas, ao mesmo tempo, o sucesso depende de uma estratégia bem planejada e da execução das ações corretas. Coloque em prática essas 7 ações e as suas chances de vendas vão aumentar bastante.Para não perder nenhuma chance de venda, você pode contar com o UOL agora mesmo para montar o seu e-commerce integrado aos principais marketplaces do país, redes sociais e sem taxa por transação. Confira o melhor plano para você e construa sua loja agora mesmo!