10 dicas de como atrair e fidelizar seu cliente

10 dicas de como atrair e fidelizar seu cliente

Aproveita estas dicas para fazer o seu negócio de fotografia crescer!

Atrair e fidelizar clientes são preocupações típicas dos fotógrafos, inclusive dos freelancers. Na maioria das vezes, os profissionais da área não fazem contratos de longa duração, por isso, a chegada de novos consumidores é extremamente importante para a saúde financeira e estabilidade do fotógrafo.

Além dos novos clientes, também é interessante que alguém que já contratou os seus serviços volte a fechar negócios com você, já que o custo para converter um novo cliente é muito maior do que o valor para manter por perto alguém que já conheceu e aprovou os seus serviços.

Se você tem dificuldades para atrair e fidelizar consumidores, continue lendo, porque vamos apresentar 10 técnicas para conseguir conquistá-los!

1. Esteja onde ele está

Uma das formas mais efetivas de atrair clientes é estar onde eles estão. E isso vale para os ambientes físicos e virtuais. É importante que você frequente eventos e feiras que reúnam potenciais clientes e também esteja nas redes sociais e em outros ambientes digitais em que eles estão.

Se você é um fotógrafo de casamento, é muito importante que participe de encontros de noivos, cadastre-se em fóruns e sites que reúnem os fornecedores e faça parcerias com blogs do segmento, por exemplo.

2. Fale a língua dele

Estudar o perfil do público é fundamental para qualquer negócio. Sabendo do que o seu público gosta, quais são suas prioridades, desejos, medos e sonhos, você poderá conversar com o consumidor de uma forma mais natural e empática. Isso é essencial para que ele se sinta seguro em te contratar.

3. Crie uma boa primeira impressão

Com certeza você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Bem, em boa parte dos casos, isso pode ser realmente verdade.

É crucial que você se preocupe com os primeiros contatos que o cliente tem com você, como seu site e suas redes sociais. Se o seu site estiver desatualizado, tiver um layout muito poluído e defasado, o consumidor pode imaginar que você é um profissional atrasado e que não se importa com sua própria apresentação.

>> Quer saber como criar seu site de fotografia? Veja aqui 6 dicas para criar já o seu!

4. Invista em conteúdo

Ter conteúdo de qualidade também é imprescindível para atrair novos consumidores. Um bom conteúdo ainda te confere credibilidade e autoridade no assunto, ajuda a criar um relacionamento com os clientes e te dá material para publicar com frequência nas redes sociais.

Além disso, o conteúdo também te ajuda a ser encontrado por novos clientes. Isso porque, quando está precisando de um serviço ou produto, a tendência é que eles procurem na internet. Nesse momento, se encontrarem um texto, vídeo ou outro material seu que ajude a esclarecer uma dúvida ou traga informações, você já pode sair na frente da concorrência!

5. Mostre que ele é prioridade

Todo cliente que contrata um serviço gosta de sentir que ele é importante. Fazer o consumidor perceber que é especial influencia diretamente na sua experiência final. E quando tem uma ótima experiência, as chances de ele voltar são muito maiores!

Responder mensagens com rapidez, dar brindes, descontos, mandar um e-mail em uma data comemorativa ou depois da realização do serviço são ótimas formas de fazer isso!

6. Capriche no atendimento

Um bom serviço pode impressionar o público em um primeiro momento, mas, se o atendimento for ruim, dificilmente vão fechar negócio. Para conquistar o consumidor você deve ser cordial, ágil e demonstrar disponibilidade.

Além de deixar o cliente feliz, essas são as chaves da fidelização, algo que é fundamental para os fotógrafos, já que eles são profissionais que podem realizar vários serviços com o mesmo cliente: ensaio de casal, cobertura do chá de cozinha, casamento, ensaio gestante, festa de aniversário dos filhos etc.

Outro ponto importante é que o bom atendimento não só agrada ao seu consumidor, mas aqueles que estão ao redor. Se você vai fotografar uma festa de aniversário e os outros convidados gostam da forma como você trabalha, pode conquistar novos clientes ali mesmo!

7. Aposte nos anúncios

Os anúncios são boas ferramentas para alcançar pessoas que tenham perfil para se tornar seus clientes. Você pode fazer anúncios em revistas, banners, redes sociais e até mesmo no Google! Escolhendo um ambiente que impacte o seu público e criando anúncios relevantes, esse certamente será um investimento que vai dar muito retorno.

Hoje existem ferramentas de anúncios bastante simples e intuitivas e até mesmo quem nunca fez publicidade antes pode investir nelas. Além disso, na maioria das plataformas para anunciantes, é fácil escolher quando você vai investir e segmentar o tipo de público que deseja atingir. Com isso você tem mais controle sobre o seu dinheiro e os resultados que vai alcançar.

>> Aproveite para ler também: A importância de estar presente em todas as redes sociais

8. Ofereça algo além

Muitas empresas e profissionais se preocupam em executar apenas aquilo que foram contratados para fazer, mas se você quer conquistar o cliente, a dica de ouro é oferecer algo a mais. E não precisa ser nada caro ou complicado, viu?

Mandar uma mensagem um dia antes do casamento desejando felicidades, dar um mimo para o aniversariante que o contratou para a cobertura da sua festa ou preparar um coffee break simples para aquela equipe de modelos que vai ficar o dia todo fotografando no seu estúdio já contabiliza muitos pontos a seu favor e são fundamentais para a fidelização.

9. Não perca o contato

Fidelizar significa transformar uma pessoa que fechou um serviço pontual em alguém que vai te contratar sempre que for possível e te indicará para todos os amigos. Mas, para que isso aconteça, é fundamental que você esteja presente na vida do consumidor. Só assim ele não vai se esquecer da experiência que teve e lembrará do seu nome sempre.

Você pode se manter em contato convidando-o para curtir suas redes sociais, enviando newsletter com os últimos conteúdos que você produziu, fazendo promoções especiais e até enviando uma mensagem no dia do aniversário dele, por exemplo.

10. Inove sempre

Algo que impressiona o consumidor e faz com que ele sempre queira comprar com você é a inovação. Apresentar produtos e serviços diferentes, de tempos em tempos, te mantém alinhado com as últimas tendências e demonstra que você se preocupa em trazer novidades para o público. E isso é imprescindível para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais!

Trazer novos equipamentos, como gruas e drones, apostar em produtos e serviços diferentes e formatos distintos, como edição de fotos no mesmo dia do evento, são exemplos de inovações que agradam ao público e que podem diferenciá-lo da concorrência.

11. Tenha um bom site

Normalmente, os clientes procuram por serviços e profissionais de fotografia pela internet, principalmente no Google. Se você tem um site bonito, profissional e atualizado, as chances de o consumidor encontrar sua empresa de fotografia são enormes. Atraindo o usuário neste momento crucial que é a pesquisa e gerando uma boa impressão, você estará mais perto de fechar negócio e conquistar um cliente fiel.

É claro que para colher esses resultados é fundamental investir em uma boa plataforma, atualizar o site com conteúdo novo, de qualidade e relevante para quem lê, manter uma navegação simples e coerente e mantê-lo sempre organizado e funcional para facilitar a vida dos visitantes.

>> Quer mais dicas para ter um site excelente? Então confira os itens que não podem faltar em um site de fotografia.