Soluções

Como habilitar a autenticação de duas etapas do Office 365?

4 Mins read

Quem utiliza aplicativos em nuvem sabe a importância de contar com a segurança no acesso às informações. No caso do Office 365 não poderia ser diferente!

A Microsoft disponibiliza a autenticação de dois fatores, ou autenticação de duas etapas, um recurso de proteção que fornece mais de uma maneira para entrar na conta Office 365.

Ainda não sabe do que se trata? Sem problemas, o UOL Meu Negócio vai mostrar o que é, para que serve, e porque a autenticação de duas etapas é tão importante.

Em primeiro lugar, vale destacar que ela se trata de uma camada extra de segurança, evitando que a conta seja invadida por terceiros.

Ou seja, a autenticação tem o objetivo de confirmar a identidade do usuário. Assim, é necessário fornecer um segundo código após o dono da conta inserir login e senha.

Mas como habilitar autenticação de dois fatores no Office 365?

É o que você começa a entender a partir de agora!

Aprenda a ativar a autenticação de duas etapas

Antes de entender como ativar a autenticação de duas etapas, é importante lembrar que o recurso não gera nenhum custo adicional ao usuário do Office 365. Ou seja, pode ser ativado em todos os planos disponíveis.

Com a autenticação de dois fatores, sempre que você entrar em um dispositivo não confiável, receberá um código de segurança no e-mail ou no telefone. Dessa forma, o acesso só será liberado quando o usuário (no caso você) disponibilizar esse código.

Em resumo, é uma forma de garantir que você é quem realmente diz ser!

Para ativar a autenticação de duas etapas, basta seguir o passo a passo a seguir:

1º Passo:

Acesse o painel do Office 365 e preencha normalmente as informações de login, com o nome de usuário (e-mail, telefone ou Skype) e a senha:

2º Passo:

Em seguida, na página principal dos serviços da Microsoft, clique na aba “Segurança”, localizada na parte superior da tela:

3º Passo:

Na página seguinte, clique na opção “Opções de segurança avançadas”:

4º Passo:

Antes de seguir adiante, a plataforma solicita um código de verificação. Basta confirmar a opção cadastrada (que pode ser um número de celular ou e-mail) e prosseguir com as configurações:

5º Passo:

No painel seguinte, é possível habilitar o recurso “Verificação em duas etapas”:

Pronto! Com o recurso ativado, sempre que você realizar o acesso à sua conta, a Microsoft solicitará um segundo local para você receber um código de segurança.

Para verificar a sua identidade através de outro meio, a Microsoft disponibiliza as opções de “endereço de e-mail alternativo”, “número de telefone” ou “aplicativo”: 

Na opção “aplicativo”, é possível utilizar o Microsoft Authenticator. Com ele, você consegue realizar a autenticação de duas etapas na conta da Microsoft sem senha, usando apenas uma impressão digital, reconhecimento facial ou um código PIN!

O que acontece quando você ativa a verificação em duas etapas?

Ativando a autenticação de dois fatores, você consegue acessar os serviços da Microsoft de maneira mais prática e segura. Por exemplo, vamos supor que você precise fazer ajustes em uma imagem, justamente quando não está em frente ao seu computador de trabalho.

Através do celular, ou qualquer outro dispositivo móvel, é possível resolver essa demanda. Daí você pode estar pensando: mas somente o meu computador está habilitado para permitir o meu login. Com a autenticação de duas etapas isso não é problema!

Você acessa os recursos do Office 365 de qualquer lugar, já que com esse recurso extra de segurança é possível confirmar a sua identidade em um dispositivo aparentemente “desconhecido”.

Faça o login na plataforma, solicite um código de segurança para o seu e-mail, celular ou aplicativo autenticador, e pronto! O Office 365 estará pronto para as suas demandas. 

Importância da autenticação de duas etapas

Agora que você aprendeu como realizar a autenticação de duas etapas nos serviços da Microsoft, o UOL Meu Negócio mostra como o recurso é um importante aliado na sua segurança e privacidade.

Embora não seja 100% eficiente contra falhas, um código de verificação traz uma camada extra de proteção aos seus documentos.

Quando falamos em Office 365, essa vantagem tem uma importância ainda maior. O motivo é claro: é neste ambiente virtual que serão traçadas as estratégias, criados os planejamentos e levantados todos os números do seu negócio.

Além disso, a autenticação de dois fatores impede que criminosos tentem invadir a sua conta. Mesmo que o invasor tenha a senha padrão, ele não terá como validar o acesso à plataforma, já que o código de verificação irá para um dispositivo que ele não tem acesso!

Portanto, se você é um empreendedor que utiliza os recursos virtuais, não ignore os benefícios que o sistema de autenticação de duas etapas pode trazer para a sua rotina!

Saiba como usar o Office 365 a favor da sua empresa!

Sabia que o UOL Meu Negócio tem 3 opções de planos para você trabalhar com o Office 365? Escolhendo qualquer um deles, é possível acessar e editar seus documentos de qualquer lugar, graças à tecnologia da computação em nuvem.

Antes de contratar o serviço, você deseja aprender mais sobre os recursos do Office 365?

Então você está no lugar certo! No blog do UOL Meu Negócio existem vários conteúdos que exploram as ferramentas dessa plataforma super eficiente. Confira alguns deles:

>> Microsoft Word: Dicas para usar melhor esta ferramenta!

>> 6 motivos para trabalhar com o Microsoft Teams

>> Saiba como configurar o E-mail Exchange / Office 365 no Outlook 2016

Aproveite nossos materiais gratuitos e invista no seu conhecimento!

Related posts
Soluções

Shopping UOL: confira tudo sobre o marketplace do UOL HOST

3 Mins read
Na última terça-feira, dia 23/04, o UOL HOST fez o lançamento do Shopping UOL, o seu próprio marketplace, uma nova solução para…
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…