Soluções

Por que é importante utilizar o Cloud Computing na sua rotina?

5 Mins read

Você conhece a importância do Cloud Computing para a jornada de uma empresa? Também conhecida como Computação em Nuvem, essa ferramenta pode ser uma ótima aliada para armazenar e acessar arquivos remotamente.

Através de uma simples conexão com a internet, o empreendedor consegue hospedar suas informações em servidores externos. Essa praticidade possibilita que os dados sejam acessados em qualquer dispositivo, de qualquer lugar do planeta!

Agora, imagine contar com essa e outras vantagens do cloud computing na sua rotina?

Se você ainda não havia pensado nessa possibilidade, é hora de ter uma visão mais ampla sobre essa ferramenta.

Até porque, a tendência para os próximos anos é que a tecnologia esteja cada vez mais integrada aos processos das empresas.

Quer começar a entender qual o futuro do cloud computing?

Neste conteúdo, vamos detalhar como o seu negócio pode se beneficiar dia após dia com o uso da nuvem.

Acompanhe!

Por que pensar na importância do Cloud Computing na sua rotina?

Já parou para analisar como o mercado vem se comportando nos últimos anos? Para atender o consumidor que compra sem sair de casa, muitos negócios tiveram que se transformar para atender essa nova demanda.

Ou seja, nos próximos anos, a aposta nas inovações tecnológicas deve ganhar cada vez mais espaço. Fato esse que destaca ainda mais a importância do cloud computing!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner Group, 50% das empresas devem usar plataformas de nuvem para otimizar suas atividades.

O estudo ainda mostra que esse avanço nos números deve ocorrer até 2027, daqui a menos de 5 anos! Percebe como usar o cloud computing pode deixar o seu negócio mais preparado para essas mudanças?

Mas enquanto o cloud computing não se torna um item quase obrigatório a todas as empresas, que tal aproveitar essas vantagens antes da sua concorrência?

5 vantagens de usar o Cloud Computing

É fato que a transformação digital vem otimizando o tempo dos empreendedores. Portanto, se você já vem observando a importância do cloud computing, saiba que o seu negócio já avançou algumas casas na jornada de vendas.

Ainda não entendeu os motivos? Fique tranquilo, o UOL Meu Negócio vai te explicar!

Incluindo o cloud computing na sua rotina, você garante maior ganho de produtividade, consegue planejar suas ações com antecedência e mais: se diferencia no mercado ao prestar um atendimento mais ágil e com foco na boa experiência do consumidor.

A seguir, explicamos como integrar essas e outras vantagens usando o cloud computing:

1. Armazenamento em ambiente seguro

Você trabalha de forma totalmente virtual? Tem um negócio físico mas não tem mais espaço para acomodar os documentos importantes para o seu negócio? Seja qual for a sua situação, o cloud computing auxilia você a não perder um espaço físico valioso!

Isso porque, com o uso dessa ferramenta, seus arquivos estarão alocados na nuvem – e o melhor, com total segurança. Dessa forma, seus documentos mais importantes ficarão protegidos contra ataques cibernéticos, desastres ou erros humanos.

Além disso, com o cloud computing todos os arquivos permanecem acessíveis, mesmo que seus equipamentos falhem ou sejam roubados.

Você sente a necessidade de ter tudo em suas mãos em tempo real? É sobre isso que vamos falar no próximo tópico!

2. Eficiência na operação de marketing e vendas

Manter as estratégias de marketing e vendas alinhadas é fundamental para uma operação eficiente e sem furos, concorda? Usando a ferramenta de cloud computing, dia após dia o seu negócio ganha uma comunicação mais alinhada.

Falando nisso, vamos saber mais sobre a importância do cloud computing na rotina de uma empresa?

Com todos os arquivos e documentos dentro da nuvem, você e sua equipe podem verificar em tempo real como estão as operações do negócio. Não seria ótimo acompanhar o desenvolvimento das campanhas em um só lugar?

Dessa forma, é possível identificar pontos de melhoria e agir rapidamente para alcançar resultados mais positivos para a marca! 

3. Ganho de produtividade

Você é um empreendedor que toca o próprio negócio ou conta com uma equipe? Seja qual for a sua atual situação, o que importa é que o cloud computing contribui para a produtividade de todos!

As plataformas de nuvem possibilitam que todas as atividades sejam executadas de diferentes locais, a partir de qualquer dispositivo. Assim, qualquer pessoa que tenha permissão de acesso aos documentos pode editá-los sempre que necessário.

Ou seja, a longo prazo seus colaboradores (e você mesmo) se tornam mais proativos e produtivos, já que não dependem de um espaço físico para executar as atividades!

4. Mais previsibilidade

Você já notou que o uso das plataformas de nuvem permitem o armazenamento de diversos documentos, certo? Agora, já pensou que usando o cloud computing é possível construir um histórico rico para as suas futuras análises?

Por exemplo, daqui há alguns anos, você poderá acessar seus arquivos guardados na nuvem e realizar um comparativo dos resultados estratégicos.

Dessa forma, ficará mais fácil personalizar previsões, reduzir o tempo das análise e criar estratégias mais assertivas, já que serão baseadas em números.

Além disso, no dia a dia das operações, é possível realizar um acompanhamento mais eficiente do desempenho do negócio. Basta visualizar o histórico de ações e agir antes que os problemas se agravem!

5. Melhoria do atendimento ao cliente

A forma como os clientes se relacionam com as empresas vem mudando. A comunicação, antes restrita ao telefone e ao e-mail, hoje ganha novos caminhos nas redes sociais, chatbots e nos aplicativos de mensagens instantâneas.

Nesse sentido, a tecnologia cloud computing traz mais flexibilidade e eliminação de custos. Por exemplo, ao prestar atendimento ao seu cliente, você pode atender as demandas em diferentes ambientes.

Ou seja, a interação entre a sua empresa e o consumidor se torna multiplataforma: ela pode acontecer via smartphone, tablet ou computador. Respondendo o cliente em tempo real, você se torna mais presente e, consequentemente, será mais lembrado!

Quando começar a utilizar o Cloud Computing?

Um dos principais benefícios do cloud computing é que ele pode ser usado em empresas de diferentes áreas e tamanhos. Isso significa que não existe um período mais adequado para implementar essa tecnologia na rotina de trabalho.

A dica do UOL Meu Negócio é: quando você identificar oportunidades de melhoria nos processos de produção, gestão do negócio ou no atendimento, é a hora certa de apostar nas vantagens do cloud computing!

Se você empreende em uma empresa de pequeno porte e não pode fazer grandes investimentos, também existe uma solução. Identifique qual área necessita de melhorias (lembre-se dos exemplos no parágrafo anterior) e direcione o seu investimento nos pontos mais críticos!

Com o UOL Meu Negócio você tem um Cloud Computing sob medida!

Agora que já apresentamos um panorama geral sobre a importância do cloud computing, chegou a hora de colocar tudo isso em prática!

Sabia que o UOL Meu Negócio oferece essa solução para as empresas?

No site, você conhece todos os benefícios de utilizar o UOL Cloud Server, o serviço de nuvem feito sob medida para o seu negócio.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto?

No nosso blog, você acessa materiais gratuitos que apresentam as tecnologias que facilitam a vida do empreendedor.

Aproveite para ler:

>> Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades

Related posts
Soluções

Shopping UOL: confira tudo sobre o marketplace do UOL HOST

3 Mins read
Na última terça-feira, dia 23/04, o UOL HOST fez o lançamento do Shopping UOL, o seu próprio marketplace, uma nova solução para…
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…