Impostos e leisPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Como adequar minha loja às novas regras do e-commerce?

2 Mins read

Se adeque e saia na frente dos seus concorrentes?

Em maio de 2013 passaram a vigorar as novas normas do e-commerce no Brasil. A mudança deixou muitos empreendedores preocupados, já que a punição para quem não se enquadra às regras inclui multas e até o fechamento da loja virtual.

Mas não há razão para desespero. Não importa o tamanho da sua loja, é possível se adequar facilmente às normas e fugir das dores de cabeça.

Comece pelo básico. Informe em seu site, em local de fácil acesso, todos os dados sobre sua empresa, incluindo CNPJ e contatos de endereço e telefone.

Está bem preparado para atender seu cliente? Se não está, é hora de tomar todas as providências necessárias para mudar essa situação.

A regra determina que o atendimento ao cliente deve ser ágil e eficaz. Isso significa ficar atento ao e-mail de contato e responder prontamente todas as solicitações que chegarem à sua caixa de entrada.

Se possível, informe também um telefone de contato. Isso faz com que o consumidor se sinta mais seguro e pode agilizar a resolução de problemas.

descrição detalhada dos produtos é outra exigência – que, aliás, pode ajudar a alavancar as vendas da sua loja.

Mais uma vez, a solução é simples. Você só precisa mostrar para o cliente tudo que sabe sobre aquele produto e alerta-lo sobre potenciais riscos no seu uso. Fotos e vídeos podem ser aliados importantes nesse processo.

Outra regra importante, que pode impactar seu negócio, é que o consumidor tem o direito de devolver a mercadoria caso se arrependa da compra em até sete dias, mesmo que não haja defeito ou mau funcionamento.

Nesse caso, a loja é obrigada a retirar os produtos (ou arcar com os custos da devolução via Correios) e devolver o dinheiro sem ônus ao cliente.

Tudo em dia na sua loja? Então que tal conferir outras dicas que vão ajudá-lo a administrar melhor o seu negócio?

Como conseguir um CNPJ para a minha loja virtual

Que impostos uma loja virtual tem que pagar

15 dúvidas frequentes de quem quer criar uma loja virtual

Glossário da loja virtual

10 dicas para criar uma loja virtual de sucesso

7 estratégias para administrar melhor sua loja virtual


Related posts
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…