Notícias e MercadoTecnologia

Confira algumas siglas que você precisa conhecer se quiser ter um site

3 Mins read

Fique por dentro de alguns termos técnicos

Se você está criando um site pela primeira vez, já deve ter reparado que esse universo é cheio de “letrinhas”. São siglas para tudo quanto é lado, e a maioria remete a alguns termos em inglês, o que pode deixá-lo ainda mais confuso.

Mas, calma, com o tempo você se habitua a todas elas e se torna um “dicionário ambulante” de tecnologia e hospedagem. Para começar devagar, separamos, abaixo, algumas siglas recorrentes e seus significados. Confira:

O que é FTP e FTPS e suas diferenças?

File Transfer Protocol, ou FTP, é um protocolo que tem a função de receber e enviar arquivos para a web. Você pode usar um cliente FTP para enviar conteúdo para o seu site por meio do provedor de hospedagem.

FTPS é a abreviação de FTP/SSL, e a sigla indica que a transferência de dados acontece de forma criptografada. Basicamente é um FTP com uma camada extra de segurança.

O que é HTML e suas versões?

HTML (Hypertext Markup Language) é uma linguagem de marcação, e não de programação, como é comum pensar. O HTML é usado para criar documentos que podem ser abertos em um navegador pela internet, como sites, por exemplo.

O HTML, atualmente, está na versão 5, e tem muitos recursos de manipulação gráfica que as versões anteriores não tinham. Entretanto, isso não quer dizer que o HTML original tenha sido descartado. As versões que vão surgindo servem apenas para atualizar e agregar novos recursos à linguagem.

⇒ Leia também: HTML x CMS: qual é a melhor maneira de criar um site?

O que é CSS e suas versões?

O CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem de folhas de estilos que geralmente é usada junto com o HTML para criar layouts de sites.

Enquanto o HTML cria a formatação dentro do documento de edição, o CSS cria um link para uma página de estilos, o que garante que todas as páginas de um site tenham o mesmo padrão e uma alteração de cor, tamanho de letra, banners etc. possa ser feita em todo o site de uma só vez.

 A versão mais atual é o CSS3, que, além de novos recursos, traz conceitos mais atualizados de webdesign, como a abolição do uso de imagens de fundo.

O que é URL?

É a sigla para Uniform Resource Locator e o caminho para algo que esteja hospedado na internet, seja uma loja virtual, site, blog, portal etc.

O que é a W3C e o que ela faz?

É uma organização que determina alguns padrões a ser seguidos na internet. Como existem muitos navegadores diferentes, e cada um foi desenvolvido por uma empresa, e ainda mais desenvolvedores de sites, a W3C (Word Wide Web Consortium) estabelece alguns padrões de como criar e interpretar conteúdos.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

O que é HTTP e HTTPS e suas diferenças?

Tanto o HTTP quanto o HTTPS são protocolos que fazem com que um computador troque informações com o servidor que hospeda um site. A diferença é que o HTTP é tido com um protocolo relativamente fraco em segurança, o que permite que pessoas mal-intencionadas possam interceptar os dados durante a troca.

⇒ Leia também: Uso de HTTPS poderá contar pontos para SEO

O HTTPS tem um reforço na segurança da comunicação porque as informações são criptografadas. Um site não precisa, necessariamente, ter HTTPS, mas é recomendável, sobretudo, naqueles em que há troca de dados bancários e pessoais.

O que é um IP e para que serve?                     

IP é a sigla para Internet Protocol, e é um número que serve para identificar um computador ou qualquer dispositivo que se conecte com a internet. É como se fosse um nome para o aparelho conectado à rede. Vale lembrar que, dependendo da operadora de internet, seu IP pode mudar toda vez que você se conecta com a internet.

O que é DNS e os seus tipos?

DNS significa Domain Name System e é o sistema que relaciona o domínio com o endereço real do site, constituído pelo número de IP. Os tipos são AAAA, A, CNAME, NS, TXT, PTR, SOA, SRV e SPF.

É preciso prestar atenção nos DNS, porque é só depois de apontá-los corretamente e esperar o tempo de propagação que seu site entrará no ar.

O que é CMS?

CMS é sigla para Content Management System ou, em português, Gerenciadores de Conteúdo para sites.

O que é e para que serve um RSS?

O RSS (Rich Site Sumary ou Really Simple Syndication) é um recurso que funciona como um agregador de conteúdo. Quando você assina o RSS de um site ou blog, toda vez que uma nova atualização for feita você será notificado por meio do leitor RSS.

Está procurando a hospedagem certa para o seu projeto? Consulte as opções da Hospedagem UOL HOST!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…