Confira algumas siglas que você precisa conhecer se quiser ter um site

Confira algumas siglas que você precisa conhecer se quiser ter um site

Fique por dentro de alguns termos técnicos

Se você está criando um site pela primeira vez, já deve ter reparado que esse universo é cheio de “letrinhas”. São siglas para tudo quanto é lado, e a maioria remete a alguns termos em inglês, o que pode deixá-lo ainda mais confuso.

Mas, calma, com o tempo você se habitua a todas elas e se torna um “dicionário ambulante” de tecnologia e hospedagem. Para começar devagar, separamos, abaixo, algumas siglas recorrentes e seus significados. Confira:

O que é FTP e FTPS e suas diferenças?

File Transfer Protocol, ou FTP, é um protocolo que tem a função de receber e enviar arquivos para a web. Você pode usar um cliente FTP para enviar conteúdo para o seu site por meio do provedor de hospedagem.

FTPS é a abreviação de FTP/SSL, e a sigla indica que a transferência de dados acontece de forma criptografada. Basicamente é um FTP com uma camada extra de segurança.

O que é HTML e suas versões?

HTML (Hypertext Markup Language) é uma linguagem de marcação, e não de programação, como é comum pensar. O HTML é usado para criar documentos que podem ser abertos em um navegador pela internet, como sites, por exemplo.

O HTML, atualmente, está na versão 5, e tem muitos recursos de manipulação gráfica que as versões anteriores não tinham. Entretanto, isso não quer dizer que o HTML original tenha sido descartado. As versões que vão surgindo servem apenas para atualizar e agregar novos recursos à linguagem.

 Leia também: HTML x CMS: qual é a melhor maneira de criar um site?

O que é CSS e suas versões?

O CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem de folhas de estilos que geralmente é usada junto com o HTML para criar layouts de sites.

Enquanto o HTML cria a formatação dentro do documento de edição, o CSS cria um link para uma página de estilos, o que garante que todas as páginas de um site tenham o mesmo padrão e uma alteração de cor, tamanho de letra, banners etc. possa ser feita em todo o site de uma só vez.

 A versão mais atual é o CSS3, que, além de novos recursos, traz conceitos mais atualizados de webdesign, como a abolição do uso de imagens de fundo.

O que é URL?

É a sigla para Uniform Resource Locator e o caminho para algo que esteja hospedado na internet, seja uma loja virtual, site, blog, portal etc.

O que é a W3C e o que ela faz?

É uma organização que determina alguns padrões a ser seguidos na internet. Como existem muitos navegadores diferentes, e cada um foi desenvolvido por uma empresa, e ainda mais desenvolvedores de sites, a W3C (Word Wide Web Consortium) estabelece alguns padrões de como criar e interpretar conteúdos.

O que é HTTP e HTTPS e suas diferenças?

Tanto o HTTP quanto o HTTPS são protocolos que fazem com que um computador troque informações com o servidor que hospeda um site. A diferença é que o HTTP é tido com um protocolo relativamente fraco em segurança, o que permite que pessoas mal-intencionadas possam interceptar os dados durante a troca.

 Leia também: Uso de HTTPS poderá contar pontos para SEO

O HTTPS tem um reforço na segurança da comunicação porque as informações são criptografadas. Um site não precisa, necessariamente, ter HTTPS, mas é recomendável, sobretudo, naqueles em que há troca de dados bancários e pessoais.

O que é um IP e para que serve?                     

IP é a sigla para Internet Protocol, e é um número que serve para identificar um computador ou qualquer dispositivo que se conecte com a internet. É como se fosse um nome para o aparelho conectado à rede. Vale lembrar que, dependendo da operadora de internet, seu IP pode mudar toda vez que você se conecta com a internet.

O que é DNS e os seus tipos?

DNS significa Domain Name System e é o sistema que relaciona o domínio com o endereço real do site, constituído pelo número de IP. Os tipos são AAAA, A, CNAME, NS, TXT, PTR, SOA, SRV e SPF.

É preciso prestar atenção nos DNS, porque é só depois de apontá-los corretamente e esperar o tempo de propagação que seu site entrará no ar.

O que é CMS?

CMS é sigla para Content Management System ou, em português, Gerenciadores de Conteúdo para sites.

O que é e para que serve um RSS?

O RSS (Rich Site Sumary ou Really Simple Syndication) é um recurso que funciona como um agregador de conteúdo. Quando você assina o RSS de um site ou blog, toda vez que uma nova atualização for feita você será notificado por meio do leitor RSS.

Está procurando a hospedagem certa para o seu projeto? Consulte as opções da Hospedagem UOL HOST!