A internet funciona por meio de dois universos paralelos: aquele que todos os usuários enxergam e um outro repleto de códigos que só os programadores conseguem decifrar.
Entre esses “dois mundos” está o DNS, sigla para Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios). Trata-se de um protocolo que relaciona o “endereço nominal” de um site com o seu endereço real nos bancos de dados da internet.
Por exemplo:
- Endereço nominal = https://www.google.com.br
- Endereço real = 142.250.73.227 (Número de IP, Internet Protocol)
Agora que você já sabe o conceito principal, nós temos uma pergunta a fazer: você já ouviu falar sobre DNS reverso?
Como o próprio nome já diz, é uma consulta DNS inversa. Ou seja, é utilizado o endereço real para encontrar o nome de domínio associado ao endereço de IP.
Neste conteúdo, o UOL Meu Negócio vai se aprofundar ainda mais neste tema.
Assim, você não terá mais nenhuma dúvida quando se deparar com esse termo. Para começar, antes de exemplificar o que é DNS reverso, vamos entender o que é DNS?
O que é DNS?
O DNS (Sistema de Nomes de Domínio), mais conhecido pela nomenclatura “Domain Name System”, é um sistema hierárquico de gestão de nomes para computadores, serviços ou qualquer máquina conectada à Internet.
Achou complicado? Fique tranquilo, vamos facilitar essa explicação:
O sistema DNS pode ser entendido como uma lista telefônica de toda a internet, já que funciona como uma agenda de telefone ao gerenciar o mapeamento entre nomes e números.
Na prática, o DNS traduz uma sequência numérica (endereços IP) em um endereço de fácil compreensão ao usuário comum (nomes de domínio). Ou seja, ele controla qual servidor o usuário alcançará quando digitar um endereço de site no navegador da web.
O que é DNS reverso?
Antes de descobrir o que é DNS reverso, vale relembrar como funciona o acesso a todas as páginas da web.
Na internet, todos os dispositivos se comunicam a partir dos endereços de IP. Porém, é inviável decorar a extensa sequência numérica de cada site. Nesse sentido, o DNS foi criado para facilitar o acesso pelos nomes ao invés dos números.
Por exemplo, para acessar o Google, é mais fácil usar o domínio “www.google.com.br” do que digitar o seu endereço de IP.
Agora, falando em DNS reverso, é importante entender que ele nada mais é do que um recurso usado para descobrir o nome de domínio associado a um IP específico.
Por exemplo: Através do IP “142.250.73.227” é possível descobrir que o nome de domínio associado é o “https://www.google.com.br”.
Na prática, se faz o oposto da pesquisa de DNS de encaminhamento comum, em que se consulta o sistema de DNS para que este retorne um endereço de IP.
Ficou mais fácil de entender?
Para que é usado o DNS reverso?
Daí você pode estar se perguntando: por que existem diferentes tipos de DNS? E mais, em quais situações esse método de pesquisa é utilizado?
Para responder a essa e outras dúvidas, o UOL Meu Negócio mostra agora qual a principal funcionalidade do DNS reverso (rDNS)!
Normalmente, as pesquisas reversas são usadas pelos servidores de e-mail, já que é preciso verificar se uma mensagem de e-mail foi enviada por um servidor válido antes de colocá-la em sua rede.
Por isso, é comum que certos serviços de e-mail rejeitem mensagens de servidores que não oferecem suporte a pesquisas reversas. Até porque, isso pode ser um indício que essas mensagens têm origem em uma fonte não confiável.
Considerando que os spammers – remetentes que enviam conteúdos em massa – usam endereços de IP de máquinas sequestradas (ou seja, sem registro de rDNS), a configuração do rDNS é importante para gerar mais confiabilidade nos seus disparos de e-mail.
Sem ela, os servidores de e-mail não conseguem identificar a origem do remetente. O resultado é que as mensagens são classificadas com “baixa reputação”, descartando o conteúdo na temida caixa de spam!
Como fazer a pesquisa de DNS reverso?
Resumidamente, quando o usuário deseja fazer uma pesquisa de DNS reverso, é como se ele estivesse perguntando: “Quem reside no endereço tal?”.
Considerando que a internet é formada por incontáveis endereços, é sempre bom saber quem está por trás das mensagens que você recebe, concorda?
Existem algumas formas de se realizar essa consulta, uma delas é pelo site MxToolBox.
Basta acessar a página, inserir no campo de texto o IP que você quer consultar e, em seguida, clicar em “Reverse Lookup”.
Pronto! O site fará a consulta e dirá se o IP possui um apontamento reverso ou não, se possuir ele indicará qual é. Como você pode observar no exemplo abaixo:
Tenha um servidor personalizado com o UOL Meu Negócio!
E então, gostou de conhecer mais um serviço super útil para quem trabalha com a internet?
Com o UOL Meu Negócio é assim: se algum termo gera dúvidas no empreendedor, nós fazemos questão de correr atrás de todas as respostas!
Por isso, queremos te fazer um convite:
Acesse agora mesmo o nosso site e conheça todas as soluções que deixamos à sua disposição.
Encontre tudo o que é necessário para marcar a sua presença no online, gerenciar o seu negócio virtual e divulgar a sua marca nos quatros cantos do mundo.
Quer mais?
Fique por dentro dos benefícios do UOL Cloud Server, com soluções personalizadas para você montar um servidor da maneira que a sua empresa merece!
Que tal começar hoje mesmo?