O mercado pet brasileiro não para de crescer! Um dos principais motivos que fazem o setor se manter sempre aquecido é a procura por produtos inovadores, que além de facilitar a vida dos tutores, ainda proporcionam mais qualidade de vida para os pets.
Nos últimos anos, o consumo por produtos destinados aos animais domésticos registrou um salto significativo, e ao longo deste conteúdo você vai notar essa notável diferença nos números. Diante disso, você já pensou em vender na internet com um petshop online?
Se você ama pets, que tal considerar a ideia de entrar neste nicho de mercado para trabalhar com o que você gosta?
Neste conteúdo você vai ter um panorama completo de como está o mercado de petshop online no Brasil e os produtos mais procurados pelos donos de pets, com algumas excelentes inspirações para você tirar o seu projeto do papel!
Como está o mercado de petshop online no Brasil?
No início do texto falamos que o mercado pet brasileiro não para de crescer, e essa afirmação faz todo o sentido quando analisamos os principais números do setor. Além de ser o sexto maior do planeta em termos de faturamento, o setor registrou uma incrível alta de 42,5% durante a pandemia, saltando de R$ 35,3 bi em 2019 para R$ 51,7 bi em 2021.
Se você está pensando em abrir um petshop online, saiba que o cenário nunca esteve tão promissor. Com o isolamento social provocado pela pandemia, as pessoas apostaram na adoção de pets para ter uma companhia em casa. Os novos hábitos adotados nos últimos dois anos permanecem até hoje e são responsáveis por aquecer esse mercado!
Segundo a pesquisa Radar Pet 2021, o percentual de tutores que enxergam os animais como filhos ou membros da família aumentou, o que explica a procura cada vez maior por produtos que além de divertir, também proporcionem um bem-estar maior aos pets.
Daí você pode estar se perguntando: será que essa tendência de alta segue firme para os próximos meses ou até anos? Segundo estimativa do IPB (Instituto Pet Brasil), o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação deve crescer 14% em 2022, com faturamento de R$ 58,9 bilhões.
O que você precisa saber antes de montar um pet shop online
Depois de mostrarmos que o mercado de pets vive um dos seus melhores cenários, queremos deixar algumas ótimas dicas para você que pensa em empreender e montar o seu petshop online.
Conheça seus potenciais clientes
O primeiro passo para qualquer negócio começar a andar é a realização de uma pesquisa de mercado. O que muda, no caso de um petshop online, é o público ideal para os produtos e serviços que você irá comercializar. É justamente isso que a pesquisa mostrará!
O mercado pet oferece inúmeras opções de segmentações, que vão desde alimentação até itens de higiene e beleza. Dependendo de qual nicho você decidir empreender, será mais interessante mirar em um público específico.
Entenda o que falta no mercado para pets
Como já citamos, o mercado pet oferece diversos nichos e especialidades possíveis. A dica de ouro para se destacar nesse universo em plena ascensão é descobrir qual mercado você quer conquistar.
Mas não para por aí, pois é de extrema importância fazer uma análise da concorrência para saber quais tipos de negócios já existem. Dessa forma, você consegue mapear os serviços e produtos que os consumidores já têm acesso, e o que falta no mercado para atender esse público.
A partir daí, você conseguirá planejar melhor como e o que vender no seu petshop online!
O que mais vende no nicho pet?
De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), os produtos que lideram a lista dos mais vendidos estão no setor canino, enquanto no segundo lugar aparecem os itens para aves de estimação. Por fim, aparecem os produtos feitos para peixes e gatos.
Além disso, o mais recente levantamento da Abinpet revela que 75% do faturamento desse mercado é representado pelos itens Pet Food, ou seja, os produtos relacionados à alimentação, suplementos alimentares e vitaminas. Já os produtos Pet Vet, que representam os tratamentos e medicamentos, ocupam 17% do faturamento do setor.
Já os acessórios, equipamentos e produtos de beleza para os pets, que fazem parte da linha Pet Care, possuem uma fatia de 8% entre os produtos mais vendidos!
Ideias para se inspirar e montar seu próprio negócio!
O UOL Meu Negócio não só apresenta os dados que auxiliam você na escolha do melhor nicho de mercado, como também faz questão de mostrar ótimas ideias para o seu petshop online!
Caixas de produtos por assinatura
Que tal agradar o consumidor que deseja criar um momento de felicidade ao seu pet? As caixas surpresas, famosas como opção de presente para os humanos, também estão fazendo um enorme sucesso no mundo animal.
Vale apostar em um combo de acessórios, petiscos, alimentos e brinquedos que fazem a alegria dos pets. Além de personalizá-las de acordo com o gosto do tutor (e do animalzinho), outra ótima vantagem é o pagamento por assinatura, que garante a entrega de uma caixa diferente por mês!
Comidas para pets
Uma grande tendência para o mercado pet é a nutrição orgânica e balanceada. Portanto, se você deseja se diferenciar com o seu petshop online, uma ótima dica é comercializar petiscos mais naturais e saudáveis.
É possível vender alimentos para animais com restrições alimentares específicas, oferecer opções macias para animais idosos ou até mesmo apostar nos petiscos funcionais, que são aqueles que auxiliam na limpeza dos dentes.
Roupas e confecção própria
As roupas para pets são cada vez mais procuradas. Além de revender produtos de fornecedores, você também pode produzir a sua própria coleção.
Neste caso, vale a pena investir na criatividade, personalizando as estampas de acordo com o seu nicho de atuação, seja com a produção de peças para cachorros ou gatos.
Creches e hotéis para animais domésticos
Mesmo não sendo um negócio online, quem sonha com a ideia de ter uma creche ou um hotel para animais deve entender a importância de uma boa divulgação. É aí que a internet entra em jogo, como uma excelente aliada na conquista de novos clientes.
Aliás, os próximos dois tópicos exploram outros negócios que, mesmo sendo presenciais, podem alcançar um público muito maior tanto com o desenvolvimento de um site quanto com a divulgação nas redes sociais.
Serviços de adestramento
Muitos tutores buscam adestramento para melhorar o comportamento do pet no convívio social. Portanto, que tal se especializar nos mais variados níveis de adestramento? Assim, você poderá faturar ensinando truques simples, como fazer xixi no lugar certo ou parar de morder os móveis, por exemplo.
Nesse caso, os blogs e as redes sociais também são ótimos para a captação dos clientes. Por isso, vale criar conteúdos com dicas de adestramento.
Não esqueça que os donos de pets estão sempre atrás de respostas para entender o comportamento dos seus animais. Então, que tal se tornar uma referência no assunto?
Cemitérios e crematórios para animais
Muitas pessoas consideram seus animais de estimação como um integrante da família. Por isso, nada mais justo que oferecer um destino digno no momento da despedida. É possível proporcionar um serviço diferenciado, com atendimento 24 horas, homenagens para os pets e pequenas lembrancinhas.
Saiba como abrir um Petshop online
Vamos juntos partir para a ação? O UOL Meu Negócio quer auxiliar você na criação do seu petshop online.
Primeiro, você vai precisar ter um site próprio, e quer uma boa notícia? Aqui você consegue criar o seu de maneira fácil e prática com o nosso Criador de Sites!
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Vamos juntos?