Quais são os 10 nichos mais lucrativos para 2022

Quais são os 10 nichos mais lucrativos para 2022

Está curioso para saber quais serão os nichos mais lucrativos para o ano de 2022? Para isso, é necessário analisar o comportamento do mercado durante o período atual da pandemia do Covid-19, que transformou os hábitos dos consumidores. 

Desse modo, conhecer os rumos que o comércio está tomando pode facilitar no seu planejamento para 2022 e fazer você se preparar da melhor maneira e movimentar suas vendas.

Conheça quais são os nichos mais lucrativos para o ano que está chegando e abra espaço para atrair novos clientes, fidelizá-los e alcançar o sucesso com seu negócio!

Conheça quais os nichos mais lucrativos para o ano que vem

Os nichos mais lucrativos costumam ser aqueles que dizem respeito às demandas dos consumidores em relação ao momento em que estão vivendo, como por exemplo a pandemia do Covid-19, que tem movimentado o setor de cuidados pessoais.

Desse modo, é importante estar atento como os clientes têm se relacionado com as compras pela internet e o que cada um deles tem mais procurado para resolver demandas pessoais.

Vale destacar ainda que, oferecer os produtos e serviços que mais se relacionam com as reais necessidades do seu público tem tudo para transformar seu negócio em uma empresa confiável e lucrativa.

Portanto, é chegado o momento de conhecer quais serão os nichos mais lucrativos em 2022 que podem facilitar você a abrir sua loja virtual de modo mais certeiro, aproveite!

  1. Mercado financeiro

Investir no mercado financeiro tem sido cada vez mais possível para os brasileiros. Isso porque, com a internet é fácil encontrar vídeos e conteúdos que explicam como realizar essa prática. 

Nesse sentido, existem alguns caminhos para realizar o investimento no nicho de mercado financeiro, que promete ser ainda mais movimentado em 2022. São eles: 

  • Criptomoedas
  • Ações
  • Renda extra
  • Investimentos a longo prazo

2. Saúde física

A pandemia aumentou significativamente a procura por cuidados pessoais, relacionados à saúde física e mental. 

Com o isolamento social, produtos e serviços para a saúde têm sido aliados na qualidade de vida da população. Para investir, aproveita para pensar em ideias que envolvem:

  • Aulas de yoga
  • Receitas sem glúten, lactose e carboidratos
  • Exercícios em casa
  • Alimentos veganos e vegetarianos
  • Auto cuidado para pele e cabelos

3. Pets

O mercado para pets cresceu significativamente em 2020 e 2021, isso por que os bichanos foram e são ótimas companhias durante o período do isolamento social, e vão continuar sendo após a pandemia.  

Além disso, o fato de que as pessoas estão mais tempo em casa, tem aumentado o número de adoções e o interesse dos consumidores em tratarem bem seus animais. 

Existem ótimas opções para investimento nessa área, como:

  • Adestramento 
  • Banho e tosa para pets
  • Acessórios para cachorros e gatos
  • Alimentação natural para os bichanos

4. Relacionamentos

Os relacionamentos desde o começo da pandemia foram abalados no presencial, mas no virtual eles só aumentaram. Seja através das redes sociais ou aplicativos para o público adulto, esse nicho tem ganhado destaque quando o assunto é crescimento na procura. 

Se você está pensando em investir na área, isso pode ser feito através de:

  • Produtos para a aumentar a autoestima
  • Presentes para namorados e namoradas
  • Ítens para apimentar a relação
  • Espaços para trocas de mensagens 
  • Namoro online
  • Cursos para melhorar o relacionamento entre as pessoas

5. Lazer

A procura pelo lazer tem sido constante e isso pode se intensificar no ano de 2022. Uma vez que dentro dos nichos mais lucrativos, a diversão e entretenimento sempre tem um lugar reservado no cotidiano dos consumidores.

Para isso, o investimento pode começar através de:

  • Produtos eletrônicos e acessórios 
  • Jogos variados para compartilhar com amigos e familiares
  • Bolas, luvas e raquetes
  • Massagens relaxantes e revitalizantes
  • Viagens 

6. Carreiras

Outro nicho que tem se destacado no mundo digital é o de carreiras. Isso porque, os profissionais durante a quarentena tiveram que adaptar suas rotinas de trabalho para o virtual. 

Com isso, questões como organização e planejamento tornaram-se mais procurados pelos profissionais, que visam se capacitar para tornar seus currículos mais ricos e preparados para os empregos.

Por isso, investir nos pontos a seguir pode ser certeiro:

  • Cursos e workshops de organização e planejamento
  • Gestão de profissionais
  • Materiais para home office
  • Planilhas especiais 

7. Desenvolvimento pessoal

Cada vez mais é possível perceber que o desenvolvimento pessoal tem sido aliado na melhor qualidade de vida dos consumidores e isso tem movimentado o mercado.

As opções para quem pretende investir nessa área são múltiplas, tais como: 

  • Livros e e-books especializados em desenvolvimento pessoal
  • Cursos livres na área
  • Atuação de psicólogos e terapeutas

8. Idiomas

O nicho de idiomas tem sido perfeito. Uma vez que essa área tem se intensificado por diferentes motivos, como a procura por diferentes profissionais para se capacitarem em uma nova língua e até oportunidades em outros países. 

Investir em idiomas pode ser perfeito para o seu sucesso no próximo ano, através de:

  • Cursos de idiomas
  • Livros e materiais 
  • Aulas particulares
  • Espaços para conversações e atividades em outros idiomas

9. Hobbies

Os hobbies são importantes para relaxar, trazer conforto mas também para aprender uma nova atividade. Por isso, aproveite para investir em:

  • Materiais para pintura e artesanato
  • Instrumentos musicais
  • Utensílios para cozinha
  • Utensílios e materiais para cuidado de jardim e hortas

10. Educação

A educação nunca sai de moda, ela é fundamental para o desenvolvimento das sociedades e esse crescimento pode ser maior em 2022.

Aproveite para investir nos seguintes pontos:

  • Materiais para organizar o estudo, como cadernos, agendas e outros
  • Livros, tablets e acessórios
  • Mesas e cadeiras

Qual a importância de identificar qual o nicho do seu negócio hoje?

Separamos três pontos importantes para identificar seu nicho, levando em consideração questões como público, competitividade e parcerias

Aproveite cada um deles da melhor forma possível. 

  1. Conhecer seu público

Saber quem é o seu público vai facilitar na identificação de seu nicho de mercado, já que as estratégias para o alcance será melhor planejada, garantindo bons resultados.

Assim, se você entregar de forma certeira o que seus clientes procuram, as chances da movimentação das suas vendas e da fidelização são ainda maiores. 

Afinal, ao reconhecer seu público, você vai saber quais são as necessidades que ele procura resolver a partir do seu negócio, surpreendendo com maior facilidade. 

  1. Competitividade

Conhecer em qual nicho seu negócio está inserido pode garantir uma análise mais aprofundada das empresas concorrentes, tornando suas estratégias as melhores possíveis.

Desse modo, um nicho bem delimitado pode proporcionar que você reconheça as estratégias de marketing dos concorrentes, para assim entregar o melhor aos seus clientes, e isso pode ser feito com a estratégia de matriz SWOT. 

Logo, com menos empresas no seu caminho, será melhor para estabelecer metas e objetivos de alcance da clientela, conquistando o sucesso de modo mais agilizado.

Lembre-se de colocar em ação seu plano de negócios e assim se destacar, com criatividade de bom planejamento! 

  1. Parcerias

As parcerias são sempre bem-vindas para quem busca alcançar o sucesso no mundo dos negócios e através da identificação de seu nicho de atuação essa tarefa será mais pontual.

Seja pelo boca a boca de seus clientes ou ainda fechando parcerias com influenciadores da sua cidade, saber quem mais se relaciona com sua empresa pode garantir uma jornada mais interessante para o consumidor.

Além disso, é importante destacar que as parcerias precisam ter uma identificação com seu negócio, para que as pessoas que acompanham o trabalho desse influencer, sejam encantadas pela divulgação.  

Como escolher um nicho lucrativo?

Você já viu 10 nichos mais lucrativos para 2022, mas ainda que eles sejam promissores para quem vende online, é importante decidir por aquele que mais se identifica com seus objetivos e necessidades.

Afinal, o trabalho precisa sempre estar relacionado com algo que gostamos de fazer ou ainda temos acesso para realizá-lo de maneira plena e interessante. 

Conheça alguns passos para identificar o nicho perfeito para a sua empresa!

Identifique o mercado que você tem interesse

O primeiro passo para escolher o nicho de mercado mais lucrativo e iniciar sua jornada de empreendedor é organizar seus interesses. Afinal, esse ponto está ligado diretamente com a dedicação e intenção que você vai dar para cada vez mais melhorar seus produtos e serviços. 

Logo, investir em algo que você domina ou tem uma aproximação maior pode facilitar na sua trajetória, transmitindo aos consumidores que você domina e sabe o que está fazendo.

Ou seja, se o seu objetivo é ingressar no mercado de comidas para pets, é necessário saber a fundo sobre isso para evitar problemas e entregar o melhor possível aos consumidores.

Procurar o problema a ser resolvido

Outro ponto necessário a ser observado no momento de escolher o seu nicho lucrativo é entender quais os problemas que serão resolvidos com seu negócio. 

Quando apontamos sobre problemas, está relacionado também com as demandas que possam surgir durante sua experiência no mercado. Logo, procure se perguntar se você tem aptidão e agilidade para contornar situações e entregar bons resultados aos clientes.

Tudo isso será possível se você estiver aberto aos feedbacks de seus consumidores, que podem ser aliados para melhorar seus atendimentos e entregas.

Encontrar um nicho com bom desempenho no mercado

Agora, um dos pontos principais é analisar o movimento do mercado, seu desempenho, procura, necessidades e demandas para assim tomar a decisão de abrir sua loja virtual do zero

Portanto, procure observar a quantidade de empresas que estão nesse mercado, suas atuações e como entregam produtos e serviços para resolver as necessidades dos clientes.

Se nesse caminho encontrar muitas empresas, talvez seja necessário investir em outro nicho, que ofereça muita procura e poucos negócios. 

Tendências do varejo

Cada vez mais os consumidores estão procurando produtos que possam ser reutilizados e que ainda entregam qualidade e usabilidade para as pessoas

Isso tem uma relação direta com as questões de sustentabilidade que estão cada vez mais em debate por ambientalistas e cientistas sociais.

Por serem objetos e produtos de segunda mão, acabam tendo seu valor de mercado mais em contato para o bolso dos clientes, que estão no atual momento passando por crises financeiras diante da pandemia. 

Outro ponto levantado pela especialista, foi diretamente relacionado com o público acima de 50 anos, que está mais ativo nas redes sociais e comprando pela internet. 

Além da expectativa de vida do brasileiro aumentar constantemente, as pessoas mais velhas encontram certo preconceito social quando o assunto é campanhas e divulgações.

Assim, investir em serviços para esses consumidores pode ser a chave do sucesso do seu negócio.

Vale destacar ainda os produtos e serviços direcionados para crianças, que nunca saem de moda. Além de representarem o núcleo familiar, as crianças são constantemente presenteadas, sendo perfeito para quem deseja movimentar as vendas. 
E, se você quer continuar encantando seus clientes, aproveite agora mesmo para digitalizar sua empresa com o UOL Meu Negócio! Seja através de uma loja virtual que