Empreendedorismo

Dicas e ideias para seu negócio de pet shop competir com grandes marcas

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O Brasil é um dos países que lideram o ranking de produtos para Pet Shop, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Só no final de 2020, o país faturou cerca de R$ 40,1 bilhões — quase 14% a mais do que no ano anterior, segundo os dados do Instituto Pet Brasil.

Isso mostra que o mercado de pets é uma área que vale a pena investir, seja para quem está começando agora ou àqueles que já estão na área.

Se você está em busca de informações e referências para ser o dono do próprio negócio nessa área, confira dicas incríveis para começar! 

Ideias para Pet Shop: por onde começar? 

Antes de mais nada, para iniciar é preciso ter um plano de negócios. Não é necessário criar algo complexo, mas deve conter as principais informações de como abrir um Pet Shop. Podemos começar assim: 

  1. Definir as atividades a serem feitas na empresa: geralmente, os serviços incluem banho e tosa, atendimento veterinário, que inclui consultas, exames e procedimentos nos animais, venda de produtos e etc 
  1. Quem é o seu público-alvo: quais animais serão atendidos (porte e a raça deles); quais os serviços oferecidos; será necessário a contratação de profissionais (veterinários); produtos utilizados no manuseio dos animais (de banho, medicamentos e etc); qual a classe econômica que pertencem os tutores dos bichinhos
  1. Investimento e planejamento financeiro: aqui podemos mensurar o valor em dinheiro a ser investido no seu negócio, bem como o planejamento para cada gasto (equipamentos e produtos que precisa comprar)
  1. Licenças, autorizações e impostos obrigatórios: para ter um Pet Shop legalizado é preciso ter as seguintes autorizações:
  • Alvará ou licença de funcionamento junto à Prefeitura de sua cidade
  • Vistoria e normas de segurança do Corpo de Bombeiros
  • Licença do meio ambiente (Órgãos municipais ou Estaduais)
  • Licença da Vigilância Sanitária 
  • Autorização de funcionamento — Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (IMA, se for no Estado de Minas Gerais)
  • Autorização de funcionamento para a venda ou criação de animais silvestres — junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama)

Revisitando seu plano de negócios 

Se você já criou o seu plano de negócios pode aproveitar para revisitá-lo, verificando se há algum item que pode ser acrescentado ou retirado, enriquecendo o seu material. 

Mas, se você ainda não tem um plano de negócios e não sabe como criar o seu, conheça o Método Canvas. Trata-se de um meio seguro, intuitivo e que serve para montar a estrutura do seu negócio.

Com nove quadros a serem preenchidos, você adiciona por exemplo as atividades exercidas pela sua empresa, quem é o seu público, os canais de comunicação onde serão divulgados o seu negócio e etc.

Os nove pontos do método explorados são: 

  • Proposta de valor
  • Segmento de clientes
  • Canais
  • Relacionamento com clientes
  • Atividades-chave
  • Recursos e parcerias principais
  • Fontes de renda 
  • Estrutura de custos 

>> Neste material, você pode se aprofundar mais sobre o método Canvas e criar o seu plano de negócios!

Ouvindo seu cliente 

Depois de cuidar dos bichinhos dos seus clientes e os seus cuidadores buscá-los em seu Pet Shop, que tal aproveitar esse tempo para fazer pesquisas de satisfação dos serviços prestados? Veja alguns exemplos:

  • Formulários físicos, onde os clientes preenchem algumas informações sobre o que gostaram e o que pode ser melhorado em um determinado setor na sua empresa.
  • Podem ser colocadas notas para cada etapa de atendimento (0 a 10, por exemplo).
  • Se você gosta de uma pitada mais moderna, crie pesquisas online para os clientes preencherem no conforto de sua casa, disponibilizando-a em seu site, por exemplo. 

03 dicas para um Pet Shop pequeno competir com grandes marcas

Anotadas as informações que mencionamos até aqui, vamos conferir as três dicas para o seu negócio se destacar dos demais concorrente em sua cidade, mesmo que ainda seja um Pet Shop pequeno: 

  1. Crie experiências que vão além das compras

O atendimento aos pets dos clientes pode ir mais além. Você pode começar a registrar o nome dos bichinhos em seu computador, adicionando várias informações sobre eles. 

Feito isso, você consegue realizar um atendimento mais próximo e humanizado com os pets. Para que isso seja transparente aos clientes, é possível:

  • Enviar mensagens aos seus cuidadores parabenizando os bichinhos pelo aniversário deles
  • Enviar alertas de próximas vacinas ou consultas quando as datas estiverem perto
  • Oferecer promoções e serviços especiais aos clientes — “aproveite a promoção do banho e tosa e ganhe um serviço X” 
  • Adicionar serviços de creche, hospedagem e até mesmo com massagens ou produtos que diminuem o estresse dos bichinhos
  • Após os banhos, seja criativo ao entregar os pets aos donos. Você pode tirar uma foto criativa em algum cenário do seu Pet Shop para avisar que ele já está pronto e limpinho

2. Fique online

Exponha o seu negócio na internet! Faça postagens frequentes nas redes sociais, mas também invista em uma “vitrine virtual” para expor os seus produtos e serviços, como um site, por exemplo, sendo um espaço dedicado à sua empresa.

Com um site organizado e estruturado você pode divulgar melhor o seu negócio, mas ele precisa ter o domínio (endereço virtual com o nome da sua empresa) e a hospedagem (o serviço que você contrata para armazenar os dados do seu negócio na internet).

Com o UOL Meu Negócio você pode criar o seu site e registrar o domínio, tudo em um só lugar, ganhando ainda mais credibilidade e autoridade na internet! 

>> Para dar um passo adiante, crie seu site e garanta o registro de domínio do seu Pet Shop com o UOL!  

3. Torne seu negócio especialista em algum produto ou serviço 

Para ser uma referência em seu ramo de atuação, é preciso oferecer um serviço diferenciado e que você domine. 

Além de oferecer produtos e serviços de banho e tosa, por exemplo, agregue valor com consultorias de comportamento animal. Ou seja, você pode se especializar no atendimento de diferentes bichinhos (e raças) dos seus clientes. Oferecendo uma experiência única aos seus clientes!  

Extra: Cinco ações de marketing para atrair clientes 

Por fim, vamos destacar algumas ações de marketing para você aplicar no seu Pet Shop e ser um sucesso:

  1. Promova feiras de adoção: nada melhor do que o próprio Pet Shop promover a adoção dos bichinhos, não é verdade? Para incentivar ainda mais a ação, ofereça um desconto para quem adotar um pet
  1. Faça parcerias com outros negócios: um exemplo é oferecendo a promoção de que comprando um produto para pet, o cliente ganha uma caminha biodegradável de um parceiro empreendedor da sua cidade que faz
  1. Crie cupons de desconto por indicação: os clientes indicaram o seu pet shop para os amigos? Ofereça o desconto por indicação! Lembre-se de colocar uma data de validade dos cupons de desconto, bem como a informação de que ele não se acumula para o próximo mês e etc. 
  1. Aposte na criatividade em suas promoções: comece oferecendo os seus serviços em datas especiais. Aposte nas fotos de pets que despertam alegria e empatia pelos bichinhos e não se esqueça de colocar a chamada de que a promoção é por tempo limitado
  1. Busque parcerias de influencers voltados para o mundo pet: seja na inauguração da loja ou na promoção de um produto para pets, fazer parcerias com pessoas ou empresas influentes na internet é sempre um bom negócio. Contate-os via redes sociais, WhatsApp ou em seu próprio site 

Com essas dicas exclusivas, o seu Pet Shop será um sucesso! E caso você já tenha a sua empresa aberta na área, pode aproveitar para trazer vários diferenciais ao seu negócio! 

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