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Matriz SWOT: conheça melhor seu negócio e otimize suas estratégias

Você já ouviu falar sobre a Matriz SWOT e sabe como ela pode ser aliada na tomada de decisão que vai facilitar no sucesso do seu negócio?

Essa sigla SWOT vem do inglês e é a abreviação de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Sobre isso, preparamos um material imperdível.

Desse modo, você vai conhecer o que é Matriz SWOT, suas vantagens para diferentes empreendedores, como ela pode impulsionar seu negócio e o passo a passo para criar a sua análise. 

Aproveite ao máximo essa tática e torne sua empresa mais fortalecida para superar problemas e encontrar soluções para se destacar da concorrência.

O que é Matriz SWOT?

A Matriz SWOT é uma ferramenta que procura auxiliar empreendedores a organizarem seus negócios com maior facilidade, resultando em tomadas de decisões mais assertivas. 

Essa sigla que surge do inglês foi adaptada ao português como Matriz FOFA, sendo a abreviação das palavras Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. 

Com os esses quatro elementos, a Matriz SWOT ou FOFA age para garantir aos empreendedores mapearem problemas e qualidades para transformá-las.

Conheça agora como essa análise é feita levando em consideração o ambiente interno da empresa e o externo que diz respeito ao comportamento do mercado em que o seu negócio está inserido. 

Ambiente Interno: Forças e Fraquezas

Através da Matriz SWOT, na etapa de análise do ambiente interno de sua empresa, que os elementos Forças e Fraquezas serão observados para garantir a tomada de decisão em relação ao seu negócio. 

Com um estudo sobre as Forças da sua empresa você vai conseguir traçar qual o diferencial competitivo que você possui ao analisar seus concorrentes, bem como seus melhores produtos, vantagens e quão satisfeitos seus clientes estão. 

Observando essas ações que se relacionam com as Forças de seu negócio você vai tomar decisões para preservar ou não essas atitudes, valorizando ainda mais sua jornada e expansão. 

Já na análise das Fraquezas, você vai observar quais ações e atitudes seu negócio está tomando e que podem interferir no crescimento da sua empresa. É importante destacar que sinceridade nessa etapa é fundamental para corrigir problemas. 

Por isso é necessário que as Fraquezas sejam cuidadas e analisadas individualmente, permitindo que você contorne situações e transforme elas em Forças para atuar na melhor entrega de seus serviços. 

Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças

Agora, quando a análise SWOT é das forças externas da sua empresa, como mercado, concorrência ou ainda avaliação de seus clientes, é preciso observar as Oportunidades e Ameaças para que elas sejam aliadas no seu sucesso. 

E ao falarmos pontualmente sobre Oportunidades, deve-se levar em conta elementos e ações que quando bem mapeadas e analisadas, podem resultar em transformações importantes.

Isso se relaciona, por exemplo, com um novo método de fabricação de seus produtos que possam agilizar esse processo e garantir o movimento de suas vendas. Vale destacar que essa escolha pode impactar na definição do preço de venda de seus produtos.

Com análise de Oportunidades que a Matriz SWOT ou FOFA oferecem, você vai poder escolher o melhor para seu negócio, sempre procurando oferecer uma experiência diferenciada aos seus consumidores. 

Quando o assunto é garantir a atração de seus clientes, é importante destacar o elemento Ameaças. Elas são ações que podem interferir negativamente ou criar pontos de tensão na sua empresa, afetando a credibilidade ou ainda sua imagem. 

Conheça a seguir as principais vantagens que a Matriz SWOT pode oferecer para expandir seu negócio aliado de bom planejamento

Quais as principais vantagens da análise? 

Através da Matriz SWOT pode oferecer diferentes vantagens através da análise dos pilares  Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

De modo a apresentar com maior clareza e objetividade, separamos abaixo quais são elas e como podem atuar no seu negócio:

Como a Matriz SWOT pode impulsionar o seu negócio?

É através da Matriz SWOOT que você empreendedor vai mapear e analisar de forma objetiva os pontos positivos e negativos do seu negócio em relação à concorrência, aos clientes e ao mercado. 

Ou seja, essa ferramenta pode facilitar no processo de redução de danos ocasionados em sua empresa, garantindo bons resultados, já que a análise será baseada em fatores fundamentais para o seu crescimento. 

Afinal, investir em melhorias e transformações que possam acarretar na entrega de bons produtos e serviços tem tudo para ser aliada no sucesso da sua empresa, aumentando sua credibilidade, facilitando na satisfação da clientela e na expansão do seu negócio

Passo a passo para criar sua Matriz SWOT

Não importa o tamanho da sua empresa, com a Matriz SWOT, ela pode trazer diferentes resultados que vão facilitar na entrega de bons serviços. 

Por isso, sendo o seu negócio administrado apenas por você ou ainda contando com funcionários, vale conhecer bem o mercado em que ela está inserida para impulsionar os resultados. 

Aproveite para baixar agora mesmo a Imagem da Matriz SWOT que vai facilitar na criação do planejamento estratégico. Agora, vamos lá! 

Escolha o objeto de análise

O primeiro passo para criar sua Matriz SWOT é identificar o que será analisado. Por exemplo, se o seu objetivo é ter uma loja virtual para vender mais seus produtos e serviços, essa é uma ótima oportunidade.

Por isso, pergunte “será que devo criar uma loja virtual para o meu negócio?”. 

Realize uma pesquisa sobre o objeto

Na sequência você pode analisar em quais canais seus clientes mais compram e procure detalhar se ter uma loja virtual pode ser interessante para o seu crescimento. 

Busque conhecer as lojas virtuais de seus concorrentes, seus estilos, modelos e se o processo para ter a sua pode ser facilitado. 

Escreva Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades

Nesta etapa, invista seu tempo com dedicação e crie perguntas tentando entender se seus clientes vão realizar compras através da loja virtual,  de modo a tomar a melhor decisão. 

Aproveite para colocar no papel quais são as Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades internas que essa ação pode oferecer ao seu negócio.

Separe as Certezas, Suposições e Dúvidas

Ainda que não seja muito utilizado na etapa de Matriz SWOT, apontar Certezas, Suposições e Dúvidas sobre essa tomada de decisão pode garantir a melhor escolha para seu negócio.

Por isso, aproveite para destacar o que você já sabe sobre loja virtual, as suposições sobre ela e as principais dúvidas e questionamentos que poderiam ser realizados sobre o assunto.

Assim você terá todas as informações necessárias centradas em um único lugar!

Cruze as informações

Já que você terá dados que dizem respeito a gestão interna de sua empresa e ao externo, como informações da concorrência e do mercado, eles podem influenciar umas nas outras através desse cruzamento. 

Assim você vai entender: 

Crie um plano de ação

Agora que você já analisou e mapeou seu objetivo, pontuou os pontos fortes e fracos a serem melhorados para conquistar suas metas, é importante traçar um plano de ação. 

Se você está prestes a tomar essa decisão de ter uma loja virtual, como o exemplo citado no texto, é importante construir os caminhos para que esse objetivo seja facilitado. 

Aí vale traçar metas, planejar conteúdos, realizar as fotos dos produtos, pensar descrições e organizar um cronograma para que sua loja esteja sempre atualizada. 

Isso só será possível se durante a aplicação da Matriz SWOT você tiver identificado o que pode ser melhorado e evitado na sua ação. Como ela vai se destacar da concorrência e atrair ainda mais os clientes? Tudo isso é nessa etapa do plano de ação que você vai planejar.