CRMDivulgaçãoE-mail MarketingMarketing DigitalRedes Sociais

O que é um CRM e como ele pode ajudar meu negócio?

1 Mins read

O sucesso da maioria dos negócios depende muito de quanto os consumidores estão dispostos a voltar a adquirir de seus produtos e serviços. Se eles tiveram uma boa experiência, vão voltar, certo? Nem sempre. De nada adianta ter apenas um monte de clientes cadastrados. Para conquistá-los, você precisa manter um bom relacionamento no longo prazo. Não é preciso quebrar tanto a cabeça para fazer isso. Existe um sistema que ajuda as empresas nesse processo, o CRM. 

A sigla vem de Customer Relationship Management, nome em inglês que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Parece complicado, mas os termos representam um conjunto de ferramentas e processos que ajudam a manter os consumidores fiéis. Como é muito complicado trabalhar com um grande volume de informações e saber lidar com diferentes perfis, a tecnologia tem dado uma forcinha às empresas.

O CRM pode ser usado para aplicar diferentes tipos de estratégia, como ações de marketing. Reunidos todos os dados dos clientes, fica mais fácil identificar grupos com o mesmo perfil e planejar promoções. Mandar e-mails personalizados para aqueles que costumam comprar com frequência é outra maneira de conquistar a simpatia dos internautas. Uma análise dos perfis de consumo permite prever quais produtos vão vender mais e, com isso, organizar melhor o estoque. Tudo isso pode ser gerenciado por meio do CRM.

Desde reclamações feitas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor até comentários nas redes sociais, tudo pode – e deve − ser registrado no sistema. A ideia é ter uma visão global do comportamento dos clientes e, a partir daí, prever o que os internautas vão querer. A ferramenta ajuda, ainda, a descobrir e corrigir falhas que possam afastar compradores. 

E o melhor de tudo é que já existem CRMs online, que podem ser adquiridos por uma assinatura mensal. A vantagem é que você não precisa fazer um grande desembolso para começar a usar a tecnologia e pode desistir quando não tiver mais interesse.


Related posts
Marketing Digital

Marketing de multicanais: Como levar sua marca para diferentes canais

5 Mins read
Atualmente, você sabe quais canais a sua audiência mais frequenta? Com tantos novos modelos de comunicação, está cada vez mais difícil acompanhar…
Marketing DigitalSem categoria

Por que sua Loja Virtual não vende? Veja as possíveis causas

5 Mins read
Você montou o seu ambiente virtual, categorizou os seus produtos e na hora de disponibilizá-los ao público percebeu que a sua loja…
Marketing Digital

Saiba como funciona o Google Shopping e destacar seus produtos

5 Mins read
Quando o consumidor deseja muito um determinado produto, espera encontrar o melhor valor para então finalizar a compra, correto? Mas, dependendo da…