DivulgaçãoMarketing DigitalRedes SociaisSem categoriaSEO

O que é ser um afiliado? O UOL Meu Negócio te explica!

5 Mins read

É fato que o mercado online vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e, em decorrência deste sucesso, novas formas de ganhar dinheiro começam a surgir. Entre as atividades que vem ganhando novos adeptos está a função de afiliado.

Mas, o que é ser um afiliado? Para quem já ouviu falar sobre esse termo mas não se aprofundou muito no assunto, o UOL Meu Negócio traz um conteúdo completo, mostrando como o empreendedor pode ingressar nesse modelo de vendas.

Na prática, um afiliado é alguém que divulga produtos e serviços de outras pessoas na internet e, em troca, recebe comissões por cada venda realizada.

Considerando que as vendas pela internet cresceram 27% em 2021, as perspectivas para quem decide tentar essa nova atividade são muito positivas. E mais, o crescimento das vendas online no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi superior a 12%!

Diante de um cenário tão convidativo, que tal entender melhor qual a função do afiliado, o que preciso para ser e qual o ganho de um afiliado?

Essas são perguntas que vamos começar a responder a partir de agora. Boa leitura!

O que é ser um afiliado?

Quem entra no mundo do empreendedorismo costuma estar cercado de oportunidades por todos os lados. Seja para alavancar as vendas ou criar uma comunicação mais assertiva com o público, é importante entender qual o melhor caminho seguir para ter bons resultados e lucratividade.

Entre tantas opções, indicar e promover serviços e produtos de outras pessoas, marcas ou empresas pode ser uma excelente estratégia de vendas. Essa é a função de um afiliado, que além de ter talento para as negociações também precisa ter muito comprometimento e dedicação.

Agora você deve estar se perguntando, por onde começar? Antes de partir para a ação, o lojista deve participar de um programa de afiliados. Dessa forma, toda vez que uma venda for finalizada por conta de alguma recomendação, o afiliado passa a receber comissões e ganhar dinheiro com a proposta.

Acredite, não faltam nichos de mercado para você explorar e promover aos consumidores que estão em busca de produtos digitais e/ou mercadorias físicas!

Como funciona um programa de afiliados?

Nos tópicos anteriores você já pôde entender o que é ser um afiliado e, que para se tornar um, é necessário participar de um programa de afiliados.

Um programa de afiliados é uma estratégia clássica de marketing. Isso porque o afiliado tem a missão de realizar uma boa propaganda — principalmente nas redes sociais —, divulgando um produto ou serviço com o intuito de gerar interesse no consumidor.

Esse programa funciona através de uma plataforma online que reúne anunciantes (pessoas ou empresas que querem aumentar suas vendas) e afiliados (pessoas ou empresas que têm espaços para ceder em blogs, sites e redes sociais e fazem divulgação em troca de comissão).

Ainda não conseguiu visualizar de que forma isso acontece na prática? Calma, vamos apresentar alguns exemplos que ajudarão você a entender melhor o programa de afiliados.

O Magazine Você, por exemplo, é uma plataforma exclusiva da gigante Magalu que permite ao afiliado criar uma loja virtual e disponibilizar produtos e promoções.

O Parceiros Promo é outro programa de afiliados, mas especializado em viagens. Nele, o afiliado utiliza um link específico para oferecer passagens e seguros para o consumidor. A cada venda fechada, uma nova comissão para o afiliado!

Qual é o ganho de um afiliado? 

Agora, que tal ficar por dentro das políticas de remuneração disponíveis? É preciso ter conhecimento dessas práticas de ganho, pois, existem plataformas que pagam todas as comissões em dias fixos (pré-definidos), por outro lado, existem outras que liberam o pagamento conforme as ações são realizadas. 

Conheça as principais:

  • CPA (custo por ação): ao atuar como afiliado, você ganha comissão quando o usuário acessa o seu link e realiza alguma ação, como o preenchimento de um cadastro, por exemplo.
  • CPV (custo por venda): você ganha sua comissão a cada venda realizada, seja ela fixa ou percentual do valor total.
  • CPC (custo por clique): esse é um exemplo de remuneração por ação específica, ou seja, você já ganha sua comissão quando a pessoa clica no seu link de afiliado.
  • CPM (custo por mil impressões): como afiliado, você recebe sua comissão fixa ou percentual para cada visualização que ele gera. Isso pode acontecer quando você cria um banner e ele é exibido “x” vezes em seu blog ou em outra página na internet.

Quais as vantagens de um programa de afiliados?

Quem aceita ser um afiliado fica cercado por diversos benefícios. Um deles é que você mesmo vai definir as estratégias, escolher os produtos, canais de divulgação, e o tempo que dedicará para essa atividade. Seu ganho será diretamente proporcional ao seu esforço!

Quer outras vantagens? Vamos listar alguns bons motivos para você participar de um programa de afiliados:

  • Baixo custo inicial: você só precisa fazer seu registro em um programa desse modelo de negócio e começar a vender por meio de seu link exclusivo.
  • Flexibilidade e praticidade: além de ser o seu próprio chefe, ao se tornar um afiliado você usa a internet a favor do seu negócio, trabalhando de qualquer lugar do mundo e em qualquer horário.
  • Foque apenas na divulgação: você não precisa se preocupar em oferecer suporte ao cliente. Qualquer dúvida que ele tenha no meio do processo será resolvida diretamente com o produtor.

O que é preciso para ser um afiliado?

Para começar a receber comissões, basta pesquisar os anunciantes e começar a divulgação dos produtos e/ou serviços. Mas, antes disso, é necessário preencher alguns requisitos básicos:

  • Ter 18 anos ou mais
  • Possuir um documento de identidade
  • Possuir um endereço de e-mail válido.

Com esses dados já é possível criar a sua conta em alguma plataforma que fornece um programa para afiliados, como o UOL Afiliados!

Como se destacar e ter sucesso nesse meio?

Se você chegou até aqui, já sabe o que é preciso para ser um afiliado. Agora, chegou a hora de saber como ganhar dinheiro com afiliados, ou melhor, como ganhar muito bem se destacando neste meio.

Se você possui um blog ou site, é recomendado alimentar a plataforma com conteúdos relevantes e que tenham ligação com o produto ou serviço divulgado.

Outra estratégia importante tem relação com as técnicas de SEO. Utilize nos seus textos e anúncios palavras-chave que tragam um bom posicionamento para o seu conteúdo. Assim, os resultados por meio das buscas orgânicas aumentarão significativamente!

Neste momento, também invista na criatividade para encantar o consumidor e aumentar as chances de venda. Tente “pensar fora da caixa”, e esteja preparado(a) para usar as datas especiais — como Natal e Black Friday, por exemplo —, além dos temas que viralizam nas redes sociais para as suas estratégias de divulgação.

Como fazer parte do UOL Afiliados

Ao escolher a plataforma do UOL, você garante o recebimento de comissões por cliques, leads ou vendas realizadas. Além disso, você tem a possibilidade de personalizar os anúncios e obter ótimas oportunidades de aprimoramento com cursos especializados.

Ganhe dinheiro anunciando os produtos UOL HOST no seu site. Seja mais um parceiro do UOL Afiliados!

Related posts
Marketing DigitalSem categoria

Por que sua Loja Virtual não vende? Veja as possíveis causas

5 Mins read
Você montou o seu ambiente virtual, categorizou os seus produtos e na hora de disponibilizá-los ao público percebeu que a sua loja…
Marketing Digital

Saiba como funciona o Google Shopping e destacar seus produtos

5 Mins read
Quando o consumidor deseja muito um determinado produto, espera encontrar o melhor valor para então finalizar a compra, correto? Mas, dependendo da…
Marketing DigitalMateriais

Persona vs Público-Alvo: Conheça as diferenças entre eles

1 Mins read
Você decidiu empreender disponibilizando os seus produtos aos clientes, mas aí percebeu que as vendas não estão acontecendo como era esperado. Você…