UOL Meu Negócio

Posso abrir uma loja virtual só com meu CPF ou preciso do CNPJ?

Quanto mais pessoas resolvem empreender na internet, algumas dúvidas também se tornam mais comuns. Saber se uma loja virtual precisa de CNPJ certamente está entre as principais delas. 

Com tantas plataformas de vendas disponíveis atualmente, a busca por informações sobre o mercado online é crescente. Em meio a questões como logística, marketing, fornecedores, entre outras, a documentação também é um ponto que merece atenção especial. 

Se você chegou até aqui, é porque quer saber mais sobre a exigência e o funcionamento do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no mercado online, não é? Então você veio ao lugar certo! A seguir, vamos abordar:

Acompanhe o artigo e encontre tudo o que você precisa saber sobre como abrir uma empresa de vendas pela internet com total regularidade! 

>> Quer criar o seu e-commerce de um jeito mais prático, por um preço justo e com acesso às melhores ferramentas do mercado? Clique aqui e comece agora mesmo a sua Loja virtUOL

Afinal, para criar uma Loja Virtual precisa de CNPJ? 

Vamos começar pelo básico: a resposta do questionamento “para ter um site precisa ter CNPJ?” é não. Hoje em dia, a legislação permite que você venda online como pessoa física, como se fosse uma “empresa com CPF”.

Entretanto, essa lógica não é tão simples assim. Por mais que não seja obrigatório, o documento é importantíssimo para o seu negócio digital. Inclusive, você pode ter alguns problemas sérios caso não o tenha. 

Abaixo, nós explicamos porque sua loja online precisa de CNPJ, quais benefícios ele garante e tudo o que você precisa para obter o seu. 


Veja também: Além das explicações completas que nós preparamos no artigo, você pode conferir todos os detalhes sobre o assunto no vídeo:

Por que ter CNPJ é melhor do que CPF para abrir sua Loja 

Mesmo que seja possível vender com o seu CPF, uma loja virtual precisa de CNPJ para ter mais credibilidade e segurança em relação aos seus impostos e investimentos.

Por exemplo, se você tem uma pequena empresa e quer fechar negócio com um fornecedor, pode ser que ele não aceite fechar negócio sem um CNPJ. O mesmo vale para os clientes, que acabam perdendo a confiança sem essa regularização.

Inclusive, na hora de pagar seus impostos e de justificar seus lucros, a escolha entre CNPJ ou CPF pode pesar bastante. Sem regularizar-se como pessoa jurídica, é possível sofrer uma tarifação bastante onerosa, que fará sua empresa gastar muito mais do que com o documento. 

Se você está começando uma loja virtual do zero, o mais indicado é fazer seu cadastro. Isso fará a sua marca ser muito mais bem vista e tornará seus negócios mais confiáveis. Entretanto, vale ressaltar que isso conta mais para quem quer, de fato, empreender na web.

Nesse sentido, se você quer apenas complementar sua renda com pequenas vendas nas redes sociais e está se perguntando se “loja no Instagram precisa de CNPJ”, por exemplo, provavelmente não terá problemas se não tiver essa documentação. 

Veja também: Se você quer descobrir como garantir seu CNPJ mais rapidamente e ainda simplificar seus impostos, acesse o conteúdo “Tudo sobre o MEI: guia para o empreendedor

Vantagens da sua loja virtual possuir CNPJ 

Para esclarecer melhor os fatores que explicamos acima, vamos a um breve resumo sobre as vantagens de conseguir um CNPJ para o seu e-commerce

Abaixo, ressaltamos os pontos já mencionados e alguns benefícios adicionais que também são importantes. Confira: 

Neste ponto, já está bem claro que a sua loja virtual precisa de CNPJ, certo? Então é hora de dar o próximo passo para tornar sua empresa digital realidade

O que é preciso para abrir um CNPJ? 

Quando falamos de comércios físicos e virtuais, é preciso obter um CNPJ de lojista. Antes de iniciar o processo para conseguir o seu, é importante ter o apoio de um contador e avaliar bem em qual modelo contábil o seu negócio se enquadra. 

Como você verá no final deste artigo, é possível aderir a diferentes modalidades. Inclusive, tudo fica mais simples e barato se você se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI)

Nesse último caso, o processo de regulamentação é mais simples. Nos demais, ele inclui: 

Esses são os requisitos para conseguir seu registro de pessoa jurídica. Seguindo nossas etapas e tendo a ajuda de um bom contador, você certamente não terá problemas ao longo do processo!

Checklist para criar uma Loja Virtual 

Com tudo pronto para obter a documentação, agora é só ter em mente o que você precisa para criar sua loja virtual

Para você visualizar bem as fases de implementação de uma loja virtual, também criamos uma lista breve para facilitar o entendimento do assunto. Confira: 

Assim como uma loja virtual precisa de CNPJ para ser bem-sucedida, ela também não pode abrir mão de uma boa plataforma. Se você criar sua Loja VirtUOL agora mesmo, pode cumprir todas as etapas do checklist de um jeito prático, completo e por um preço justo!

Como abrir seu CNPJ grátis  

Para ajudar o seu negócio a se regularizar, listamos as etapas básicas para você conseguir o seu CNPJ. É só seguir elas com a ajuda do seu contador e começar a aproveitar as oportunidades do mercado digital: 

Agora que você já sabe que uma loja virtual precisa de CNPJ, saiba que o registro de domínio também é fundamental. 
Afinal, ele é o endereço digital exclusivo do seu negócio e garante credibilidade para atrair mais clientes. Clique aqui e registre o seu domínio agora com o UOL Meu Negócio!