Comece sua lista de fornecedores e saiba como evitar problemas a longo prazo

Comece sua lista de fornecedores e saiba como evitar problemas a longo prazo

Para ter sucesso com seu negócio é necessário encontrar bons fornecedores. Eles podem ser aliados no crescimento da sua empresa, oferecendo prazos adequados de entrega, ótimos preços e sendo parceiros nos momentos que você mais precisar.

Com isso, ter uma lista de fornecedores pode facilitar na expansão do seu negócio e principalmente agradar a clientela, garantindo que vão receber suas compras dentro do prazo estipulado.

Mas então, como encontrar fornecedores certos para o seu negócio e se destacar no mercado? Continue acompanhando e saiba como evitar problemas a longo prazo!

6 perguntas para fazer antes de buscar fornecedores

O primeiro passo para encontrar fornecedores que sejam úteis ao seu negócio é entender o cenário que sua empresa está inserida. Tenha em mente as necessidades que você enquanto empreendedor precisa resolver a partir dos fornecedores com essas perguntas abaixo.

  1. O que você está buscando? 

O fornecedor é aquela pessoa que pode entregar produtos e garantir seu estoque durante a jornada da sua empresa. 

Nesse sentido, é necessário observar quais os fornecedores ideais para seu negócio, levando em consideração:

  • Preço
  • Qualidade
  • Prazo
  • E, principalmente, o setor que sua empresa está inserida.
  1. Qual o volume que você pretende comprar?

Se atentar para a quantidade de compra é algo muito importante. Muitos fornecedores trabalham com volume mínimo de entrega, ou seja, vai demandar investimento para que se tenha esses produtos. 

Por um lado, observar o volume necessário de compra com o fornecedor pode ser aliado ao seu planejamento

  1. Em quanto tempo o produto deve chegar até você?

Com seu planejamento em mãos, procure fornecedores que sejam parceiros na sua organização. 

Quanto melhor o tempo de entrega dos seus produtos, mais facilitada será sua venda e em consequência seus clientes ficarão mais satisfeitos

  1. Qual o valor de investimento para estoque?

Ter um estoque é necessário para a segurança do seu negócio. Se você está começando agora e possui pouco dinheiro, seja realista com você mesmo. O investimento inicial precisa estar de acordo com as possibilidades que você possui. 

Procure conversar com seu fornecedor para chegar no melhor acordo.

  1. Qual o meu espaço físico para estoque?

Observar o espaço físico da sua empresa, seja ela no mundo virtual ou no físico, vai facilitar na procura dos fornecedores. 

O ambiente de trabalho precisa ser organizado e de fácil acesso, afinal isso também será importante para o sucesso do seu negócio. Você possui um espaço para armazenar seu estoque? 

  1. Minha venda será a pronta entrega ou por encomenda?

Organizar as estratégias da sua empresa será fundamental para decidir o fornecedor. 

Se você vende a pronta entrega ou por encomenda, é necessário ter minimamente um estoque e uma lista de fornecedores para que em caso de falta de produtos possam repor com agilidade. 

Como encontrar fornecedores sem sair de casa?

Agora que você já fez algumas perguntas sobre o seu negócio, é hora de encontrar bons fornecedores sem sair de casa! Para isso, você precisa estar atento ao movimento de fornecedores que sua empresa faz parte. 

Você já observou quais são os fornecedores das empresas que estão próximas a você? Ou ainda de seus concorrentes? Com o acesso a internet cada vez mais facilitado, em poucos cliques você pode encontrar o que procura.

Veja algumas possibilidades a seguir!

Pesquisa Online

Você precisa saber o que é melhor para seu negócio e ser assertivo na hora de escolher os fornecedores. Ao procurar na web, é necessário observar com cuidado qual deles se encaixa perfeitamente ao seu negócio.

Então, sair clicando em qualquer site que aparecer e escolher o primeiro fornecedor da lista pode ser uma decisão um pouco precipitada. Muitos fornecedores possuem pouca prática da venda online e seus sites acabam não se destacando, ficando em outras páginas do Google. 

Por isso, fazer uma lista de telefones e e-mails dos fornecedores que você encontrou pode ser o segredo para o melhor negócio. Essa etapa exige dedicação e planejamento. A partir deles, investigue também o que falam na internet sobre os fornecedores encontrados.

Avaliações de quem já comprou

É hora de observar as avaliações dos fornecedores. Existem diferentes métodos para isso, através do Google Meu Negócio que permite ver avaliações e comentários sobre as empresas e também o Reclame Aqui, importante site de avaliações de serviços e produtos. 

Observar se o fornecedor é o parceiro ideal para o sucesso da sua empresa começa aqui. Atente-se para informações sobre a qualidade dos produtos, se ele cumpre os prazos de entrega e se tem agradado outros clientes. 

Diretórios Nacionais

Outro espaço para pesquisar fornecedores confiáveis é através dos Diretórios Nacionais. Eles funcionam como espaço seguro onde reúne diferentes fornecedores do país para facilitar a procura, seja de empresas no seu estado ou em outras regiões.

As vantagens dos Diretórios Nacionais além de garantirem qualidade e normas de trabalho, possuem a comunicação mais facilitada com o fornecedor, bem como garante a qualidade aos seus clientes sobre os produtos que estão comprando.

Assim, ter fornecedores nacionais vai facilitar no prazo de entrega, o que auxilia no seu planejamento e organização, além de ter métodos de pagamento mais facilitados. 

Porém, vale destacar que os custos de produção são mais altos, o que pode encarecer os produtos ou ainda ter menor opção de escolha, já que muitos produtos não são fabricados no país. 

Eles são: 

Diretórios Internacionais

Outra opção é encontrar empresas fora do país, para isso existem diferentes Diretórios Internacionais conhecidos no mercado. 

Eles possuem geralmente um custo de fabricação dos produtos mais baratos, além de oferecerem diferentes itens não encontrados no Brasil. Escolher fornecedores internacionais pode ser uma ótima alternativa para quem está começando, porém vale atentar-se para alguns pontos negativos.

Seus clientes podem perceber a diferença entre os produtos brasileiros e internacionais de cara, devido a qualidade inferior de muitos deles. Geralmente, isso tem haver com a baixa qualidade na fabricação e nas normas trabalhistas dos países.

Outra questão que deve ser levada em consideração são os prazos de entrega. Muitas vezes o fuso horário pode dificultar a chegada de seus produtos, bem como influenciar no pagamento, já que a maioria é em dólar. 

Saiba quais são eles:

Fornecedores locais

Encontrar seus fornecedores, sejam eles nacionais ou internacionais exige profunda pesquisa e atenção. Se você está encontrando dificuldades para encontrar o ideal ao seu negócio, reduzir a pesquisa para os que estão próximos a você pode ser vantajoso.

Um dos pontos positivos em ter fornecedores locais é a facilidade e rapidez na entrega de seus produtos, além da comunicação facilitada e prática. Essa vantagem é primordial para que você tenha segurança na venda e reposição de seu estoque. 

Vale observar a qualidade dos serviços prestados por fornecedores locais, como também o preço de seus produtos e as avaliações recebidas, isso tudo vai garantir a boa parceria entre você e eles. 

Para encontrá-los, além de mapear as empresas no Google Meu Negócio, você pode aproveitar para visitar feiras do seu ramo de mercado. Existem diferentes eventos de negócios que apresentam fornecedores, aproveite para marcar presença.

Além de garantir um contato direto com os fornecedores, as feiras são ótimos espaços para fazer trocas e conversar com outros empreendedores, criar relação e divulgar seu negócio

Análise de preço e formas de pagamento

Algo super importante é analisar o preço e as formas de pagamento antes de fechar com os fornecedores. Garantir diferentes métodos para pagamento pode ser importante ao seu negócio. 

Após fazer sua lista de fornecedores, procure entrar em contato com cada um deles e comparar os preços. Aproveite também para fazer propostas que possam ser favoráveis para fechar a parceria. 

Lembre-se de colocar no papel todos os gastos que você vai ter com os fornecedores, incluindo taxas, valor do frete e impostos que possam surgir, tudo isso vai facilitar na melhor escolha.

Tomar a decisão certeira pode garantir o sucesso do seu negócio, ainda que seja o primeiro passo, escolher um ótimo fornecedor pode evitar prejuízos futuros. 

Pedido mínimo de compra

Ao solicitar seu primeiro orçamento, aproveite para verificar qual o pedido mínimo exigido pelo fornecedor. Isso vai auxiliar na sua organização, tanto do seu espaço físico como do seu investimento. 

Converse com os fornecedores e puxe esse assunto logo no início. Esse pedido mínimo pode mudar dependendo do fornecedor e dos produtos que ele vende. 

Capacidade de fornecimento

Uma questão que precisa ser levantada antes de fechar com os fornecedores é a capacidade de fornecimento, afinal você não quer ter prejuízos com falta de produtos, não é mesmo?!

A honestidade e parceria entre você e os fornecedores precisam ser os pontos principais para fechar com eles. Apresente suas expectativas e demandas que possam surgir do seu negócio, garantindo que possam suprir suas necessidades.

Afinal, bons fornecedores também precisam entregar ótimos produtos, dentro do prazo e garantir que sua empresa não fique sem materiais para vender. 

Envio de amostra ou visitas à fábrica

Procure conhecer a fundo o trabalho de seus fornecedores para garantir a qualidade de seus produtos. Solicite antes de fechar a parceria uma amostra do que você irá comprar. Alguns fornecedores cobram um valor pela amostra, por isso prepare seu caixa caso tenha esse interesse. 

Outros, por exemplo, oferecem amostras com desconto ou ainda não cobram pelo produto enviado ao empreendedor. Sem sombra de dúvidas conhecer o produto que você irá comprar será importante para fechar um bom negócio. 

Você pode optar também por visitas à fábrica. Essa opção é ótima para quem decide por fornecedores locais, já que as empresas ficam na mesma cidade. Caso você opte por fornecedores de outros estados ou até mesmo países, é necessário a organização e planejamento para a viagem.

Formas e condições de pagamento

É importante saber que para sua primeira compra com os fornecedores, eles podem pedir uma garantia para fechar a parceria. Isso significa que você terá que desembolsar parte ou o todo do valor da inicialmente. 

Aproveite para acordar que nas próximas compras você poderá parcelar o pagamento. Se seus fornecedores forem nacionais ou ainda locais, essa comunicação mais íntima pode garantir facilidades no pagamento. 

Extra: como garantir uma resposta do fornecedor desejado? 

Com todas essas estratégias para encontrar os melhores fornecedores, é importante lembrar que diariamente, diferentes empreendedores procuram novos parceiros para seus negócios. 

Com o aumento do comércio online, as empresas estão pesquisando por bons fornecedores que possam suprir as demandas esperadas pelos empreendedores. Por isso, o contato principal para garantir o negócio é feito muitas vezes por e-mail.

Para que você tenha sucesso ao solicitar um orçamento, envie um e-mail claro e objetivo, evitando entrar em detalhes desnecessários para aquele momento. Esse primeiro contato será importante para você analisar se o fornecedor será o ideal para seu negócio

Procure apresentar sua demanda e tentar encontrar a solução junto com o fornecedor. Caso você perceba que o retorno está demorado, é aconselhável ligar avisando que o e-mail foi enviado, isso pode facilitar suas negociações.

Conclusão

Ter bons fornecedores é fundamental para que sua empresa ganhe destaque no mercado, além de fidelizar clientes e garantir boas avaliações. Procure além do preço a agilidade, ótimas condições de pagamento e um aliado ao sucesso do seu negócio.

Todos os pontos abordados aqui visam garantir que sua decisão no momento de fechar uma parceria seja a melhor possível. Por isso, criar sua lista de fornecedores após a pesquisa e dedicar tempo e atenção para essa etapa é necessário.

Se puder, tenha mais que um fornecedor e tenha clareza e honestidade nos momentos de fechar as parcerias, afinal, um bom negócio é construído por pessoas que queiram crescer juntas. 

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