Vender pela internet tornou-se uma das maiores ferramentas de trabalho da atualidade. É fácil se conectar com alguém do outro lado do mundo, ao mesmo tempo em que respondemos uma mensagem no celular!
Quando uma empresa é bem vista na internet, ela se torna uma autoridade no ramo, permitindo que outras pessoas tenham acesso a tudo o que ela pode oferecer aos consumidores.
E você, já pensou em vender pela internet? Continue acompanhando e confira as vantagens e um checklist exclusivo para abrir sua loja virtual agora mesmo!
Afinal, o que é vender pela internet?
Trata-se de comercializar produtos ou serviços em um ambiente digital, seja em uma loja virtual ou site próprio. A ideia de vender pela internet está relacionada a atingir o seu público-alvo onde ele estiver. E sabemos que grande parte dele está no digital. Por exemplo, se você vende produtos físicos, tais como: peças de roupa, doces, bolos ou salgados, pode (e deve) investir em um negócio online que gere muitas visualizações, vendas, engajamento e presença da marca entre os seus clientes. Dessa forma, é possível que sua empresa cresça ainda mais e ganhe visibilidade. Caso você seja alguém do ramo de serviços, como por exemplo: escritor, designer, advocacia e outras profissões que não comercializem produtos físicos diretamente, também têm espaço para criar um site totalmente personalizado com a sua marca, portfólio e que aumente a sua carteira de clientes.
Quais são as vantagens de migrar para o digital?
Ao entender qual é o produto ou serviço que você vende, fica muito mais fácil saber onde a sua empresa pode chegar na internet, pois se a visualização do seu negócio cresce, todos ganham, tanto os fornecedores quanto parceiros e os clientes!
Algumas das vantagens mais significativas são:
- Os clientes podem comprar seus produtos ou contratar seu serviços 24 horas, sem a necessidade de você ter um estabelecimento físico
- Sua loja ganha muito mais chance de conquistar clientes em diversas redes na internet
- Aumento das vendas dos seus produtos ou serviços
- Estar presente no meio digital, fortalecendo o relacionamento da sua marca com o público
Viu como vender pela internet não é algo de outro mundo? Apesar de exigir dedicação e um pouco mais de conhecimento técnico, com o uso de ferramentas certas você consegue colocar a sua empresa no meio digital com sucesso.
Existe um momento certo para passar a vender pela internet?
Depois de saber o que é vender pela internet e entender o que oferecer para os seus clientes, fica mais fácil criar a sua loja virtual ou site (falaremos mais sobre isso abaixo), não é mesmo? O momento certo de migrar para o digital está diretamente ligado à procura dos seus serviços na internet. Ou seja, quanto mais você divulgar e mostrar que a sua empresa resolve o problema do cliente, mais rápido ela ganhará força em qualquer meio de comunicação. Além disso, outros pontos importantes que necessitam de atenção são:
- Destinar uma parte dos recursos da empresa para investir em uma loja virtual ou site
- Estar presente na vida dos clientes, ou seja, alimentar as redes sociais e atualizar sua loja online
- Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo para o seu negócio
Conheça a diferença entre criar uma loja virtual e um site
Quando você quer vender produtos e serviços, tanto criar uma loja virtual quanto um site podem ser boas opções para o seu negócio.
A diferença é que a loja virtual é um ambiente onde são comercializados diversos produtos (físicos ou digitais), onde os clientes podem fazer compras e realizar pagamentos online sem precisar de ajuda de um atendente o tempo todo.
Já o site, pode ser definido como um lugar onde estão as informações da empresa e também um canal onde as pessoas realizam solicitações, preenchem formulários e cadastros, acessam os catálogos de produtos e obtêm informações sobre um determinado negócio.
O que uma loja virtual deve ter para ser atraente aos clientes?
A loja virtual deve ser criada com um objetivo, planejamento e estratégias. Além disso, ela precisa ser atraente ao público, passando a imagem da empresa. Algumas dicas essenciais são:
- Pense em um nome chamativo para a sua loja virtual, mas que remeta ao seu produto/serviço
- Tenha em mente quais serão os produtos/serviços oferecidos aos clientes;
- Disponibilize um catálogo virtual
- Apresente um espaço para falar sobre a sua empresa, sua história, como ela surgiu e etc.
- Deixe claro que a sua loja online é segura para comprar. Na loja virtual do UOL, por exemplo, você já cria um ambiente digital configurado com diversos meios de pagamento, sendo um deles o PagSeguro
O que o meu site deve ter para ser atraente?
O visual do site também é importante para passar a mensagem certa ao seu cliente. Por isso, é preciso pensar em conjunto, em como o seu site irá te ajudar a vender pela internet a longo prazo. Para isso, pense em pontos como: a harmonia nas cores, uma logomarca forte e coerente com as atividades da sua empresa, as imagens certas ao longo do site, etc. Lembre-se ainda de que o site deve ser fácil de navegar, com menus visíveis e organizados.
Checklist para iniciar hoje mesmo
Parabéns por chegar até aqui! Isso significa que você deseja oferecer o melhor para seus clientes no âmbito virtual, bem como para se destacar da concorrência.
Confira agora, um checklist poderoso para começar a vender pela internet hoje mesmo:
- Invista em qualidade na loja virtual ou no site — isso inclui o domínio e a hospedagem, para que o ambiente virtual seja seu de fato
- Lembre sempre para quem você está vendendo seus produtos e serviços
- Pense em como divulgar melhor o seu site/loja virtual
- Estude a sua concorrência
- Traga um diferencial para a sua empresa
- Faça um balanço das suas despesas e como obter mais lucro
- Transpareça a essência da sua marca e dedicação e amor em tudo o que você fizer.
- Conte com o UOL Meu Negócio para criar esse ambiente virtual para você se manter no mercado sempre e alcançar o sucesso!
Não deixe para amanhã a oportunidade de brilhar na internet! Imagine quantas vendas é possível aumentar ao migrar o seu negócio para o mundo virtual? Onde você quer que a sua empresa chegue? Então, garanta o sucesso dela clicando aqui para criar a sua loja virtual ou um site no UOL Meu Negócio!